Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
    (2023-10-20) SILVA, Raimundo Laudemiro da; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754
    O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As possibilidades da utilização dos softwares no ensino de conteúdos matemáticos
    (2022-12-15) SILVA, Railane Caroline da; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, impactou e influenciou o processo de ensino e aprendizagem, de modo a transformar o trabalho docente, recomendando, de maneira efetiva, a utilização das tecnologias em sala de aula. O presente trabalho trata de uma pesquisa de cunho básico, que avaliou a utilização e as possibilidades de alguns dos principais softwares presentes no curso de Licenciatura em Matemática na perspectiva do ensino de Matemática a partir de softwares na Educação Básica. Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para catalogar a presença do tema em teses, dissertações e artigos. Ao longo do texto, também se utilizou a técnica da observação como instrumento para interagir os softwares através de seu manuseio e testes na prática que foram capazes de obter resultados. O estudo serviu também para apresentar resultados gerais com as TDIC e os softwares na Educação e na Matemática, além de apresentar proposta de oficina envolvendo um dos softwares matemáticos abordados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
    (2023-12-04) SILVA, Jhonatan Oliveira da; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521
    Este trabalho apresenta estratégias educacionais através de uma sequência didática na ca mada computacional do Desmos voltadas ao ensino e aprendizagem de funções do segundo grau, a fim de tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo e dessa forma refletir de forma positiva nesse processo de aprendizagem. São exploradas atividades interativas já criadas no Desmos, como também outras atividades autorais para exploração dos elementos de funções quadráticas, propriedades gráficas, problemas de máximos e mínimos, e aplicação na física; promovendo, dessa forma um ensino mais diversificado com as demandas contemporâneas da era digital.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA