Navegando por Assunto "Tecnologias"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental(2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia(2021-11-25) GOMES, André Romão; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA(2021-02-26) SILVA, Pietra Carvalho da; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um assunto atual, existem poucas referências que retratam essa temática, é pretensão deste trabalho contribuir com a sociedade, por meio da pesquisa que servira de subsídios de apoio e reflexão para entender o hoje, e posteriormente gerações futuras. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica como mecanismo primordial na construção das ideias, e um caderno de campo, com anotações e relatos, abordados como episódios em diversos contextos não identificando as escolas, e utilizando nomes fictícios para os alunos que acompanhei, os resultados da pesquisa revelam a fragilidade que temos com relação a informações sobre o espectro autista e as contribuições tecnológicas em seu processo de desenvolvimento, e que ainda permeiam muitas lacunas e incertezas que precisam esta como pauta de diálogos e pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A industrialização do brincar: da interação a solidão(2018-08-29) CHAVES, Dayce Kelly Pompeu; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960A presente pesquisa investiga como as tecnologias têm influenciado a perda do repertório lúdico espontâneo e a interação entre as crianças na contemporaneidade e como o brincar industrializado tem conduzidos as crianças para ambientes restritos e solitários. Abordaremos o contexto histórico das modificações em relação à infância. O brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças, os brinquedos e as brincadeiras ao longo do tempo até a contemporaneidade. A pesquisa realizada foi a bibliográfica exploratória com a finalidade de apropriação dos principais conceitos referente a temática e como os teóricos analisaram as modificações em relação ao brincar. Brincar é o maior bem cultural que as crianças possuem e o uso excessivo das tecnologias por parte das crianças, desde a tenra idade tem sido alvo de preocupação de educadores, pais e profissionais da área médica. Percebe-se que as modificações em relação a infância, o brincar, as brincadeiras, modificam-se com os avanços da sociedade, onde se parte de um período em que não havia o conceito de infância até os tempos modernos, onde os equipamentos eletrônicos interferem no brincar espontâneo da infância contemporânea e que gradativamente está perdendo espaço para o brincar industrializado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e interconexões com tecnologias na educação básica brasileira(2022-12-12) AMARAL, Mauro Laureno do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274A presente pesquisa discorrerá sobre o uso da Modelagem Matemática e Tecnologias na Educação Básica Brasileira. Essa temática é de fundamental importância, pois, as pesquisas e discussões acerca das possibilidades que o ensino da Modelagem atrelada as TICs podem trazer se tornam cada vez mais frequente. Justifica-se a importância dessa pesquisa para compreender as estratégias utilizadas por professores que atuam na Educação Básica Brasileira e como eles atrelam a Modelagem Matemática e Tecnologias em suas práticas, uma vez que essa aplicação poderá trazer vários benefícios para os estudantes. O trabalho foi desenvolvido através da seguinte problemática: Como a Modelagem Matemática e Tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, e como essas ferramentas são utilizadas dentro da sala de aula? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso e aplicação da Modelagem Matemática e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. As análises de dados indicaram que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, de acordo com as informações obtidas identificamos que a o uso da Modelagem e Tecnologias pode melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos(2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservação de documentos digitais: um estudo de caso sobre a PIQL(2019-12-09) SOUZA, Adriel Pinto de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Esta pesquisa tem como intuito enfatizar as preocupações que contornam a preservação digital e que podem prejudicar de alguma forma o acesso continuo do conteúdo informacional dos documentos arquivísticos digitais. Logo, este estudo tem como objetivo identificar as políticas e estratégias de preservação, observar os obstáculos que os documentos arquivísticos digitais possuem em acompanhar a evolução contínua da Tecnologia da Informação. Entende-se que a preservação de acordo com a literatura é essencial para que a leitura a longo prazo dos documentos arquivísticos seja possível e mantendo a sua integridade. A pesquisa é desenvolvida a partir de um estudo de caso sobre a empresa PIQL de caráter descritivo, que tem como finalidade cruzar a teoria de nomes da literatura arquivística com o processo de preservação dentro da PIQL. Portanto, a empresa apresenta as políticas necessárias para uma preservação eficiente e eficaz, assim como o modelo OAIS: ISO 14721:2002 e a Lei de Microfilme N° 5.433 e o decreto que N° 1.799, regulamentos que norteiam as políticas de preservação de documentos arquivísticos. A PIQL apresenta uma política que garante o acesso continuo ao longo prazo de forma ágil e eficiente. Quando se refere a estratégias, PIQL traz uma tecnologia que evita riscos que algumas estratégias possuem, como nos intervalos das migrações entre suportes obsoletos para suportes atuais, como entre outras estratégias. A tecnologia de alguma forma se torna uma conservação de hardware e software, em conjunto com o suporte de armazenamento a um longo período. Com isso, a PIQL se torna uma empresa de grande nome no ramo de tecnologias de preservação de documento arquivístico digital, assim contratada por várias empresas importantes na área cinematográfica, como a Warner Bros Pictures e Walt Disney Studios, grandes bancos como o Itaú, entre outros. Além disso, é uma das instituições que está à frente do Arquivo Ártico Mundial, junto com outras instituições de tecnologia. Logo, a partir dos dados obtidos, é perceptível que a tecnologia da PIQL está a frente de outras companhias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recurso pedagógico na escola fundamental: proposta para uso do celular em sala de aula utilizando aplicativo(2018) STANCINI, Franciele Câmara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata de uma proposta de ação sobre o uso pedagógico do celular/smartphone para as séries iniciais do ensino fundamental, a partir do aplicativo Kahoot. O objetivo é refletir criticamente sobre as novas tecnologias digitais e suas implicações para o uso pedagógico do celular como potencializador de interação em sala de aula. Partiu-se de referencial teórico sobre o referido tema e de observações da prática escolar enquanto professora da rede pública municipal. Tal experiência possibilitou criar uma proposta de ação em que se experimente o celular como recurso pedagógico em sala de aula desenvolvendo conteúdo a partir do aplicativo Kahoot. A proposta é interessante porque inova no campo da prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais para elaboração de conteúdo em conjunto com os alunos.