Navegando por Assunto "Tecnologia educacional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA(2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning(2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de jogo educativo como estratégia de educação alimentar e nutricional(2018) FERREIRA, Cibele da Conceição Oliveira; SILVA, Jackson Thiago de Lima da; GONZAGA, Irland Barroncas; http://lattes.cnpq.br/4404609403033945O presente trabalho teve como objetivo elaborar um jogo educativo de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos educativos como estratégia de educação alimentar nutricional. Para a realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Visando o que os autores apontam com relação à temática sobre hábitos alimentares, gosto e escolha dos alimentos, por que usar jogos em educação e pôr fim chegar à construção do jogo educativo. O presente trabalho se formou em duas etapas de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e na segunda fase da pesquisa houve a construção do jogo, orientado pela planilha de design de jogos em geral, que contém informações estruturantes para a elaboração do jogo. Diante da ampla necessidade de informações concisas sobre a importância da alimentação saudável, fazse necessária a busca de novas estratégias para promoção de Educação Alimentar e Nutricional. Nesse contexto, o uso de tecnologias como estratégia nutricional é de extrema relevância uma vez que a brincadeira e jogos promovem interação social e criatividade em todos os ciclos da vida. E como proposto cumpriu-se o objetivo: a construção do jogo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de tecnologia educacional sobre crenças e tabus alimentares no período gestacional(2022) ARAÚJO, Aléxia Maria Santos; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Durante o período gestacional experimentase diversas alterações, tanto fisiológicas, quanto anatômicas e bioquímicas, bem como dos hábitos alimentares, devido as crenças e tabus as gestantes se privam do consumo de alimentos importantes para a sua nutrição. Elaborar uma tecnologia educacional digital através de evidências científicas sobre as crenças e tabus alimentares para mediar atividades de educação alimentar e nutricional em gestantes. Estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de revisão integrativa da literatura, no período de outubro a novembro de 2022, critérios para seleção: artigos originais publicados em inglês e português, entre 2006 e 2022, disponíveis online e com aderência a temática. Foram encontrados seis artigos nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e ResearchGate. O estudo se sucedeu descrito em duas etapas: a contextualização da tecnologia educacional e o desenvolvimento da cartilha. Observouse de acordo com os artigos selecionados, que as crenças e tabus alimentares estão presentes em alguns períodos, entre eles o gestacional, o que leva a algumas restrições na alimentação, como por exemplo: de proteínas, frutas cítricas/amargas, café, canela, comida pesada e, até mesmo, de comportamentos, como o comer por dois e os desejos da gravidez. Após a estruturação dos resultados foi elaborada a tecnologia educacional do tipo cartilha digital, dividida em introdução, gestação, alimentação saudável na gestação, nutrição, o que é crença e tabu? e crenças e tabus alimentares, com elementos facilitadores da leitura, de fácil compreensão e com recursos visuais atrativos ao leitor. A importância da elaboração da tecnologia educacional acessível às gestantes para desmistificar esses preconceitos em relação às crenças e tabus alimentares, melhorando a assistência do profissional nutricionista na Atenção Primária à Saúde na educação alimentar e nutricional adequada e segura à mãe e ao bebê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência(2018) CARVALHO, Caio Pinheiro de; ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136Tecnologia Educacional é uma área de conhecimento que propõe a utilização de tecnologias como parte do processo pedagógico de construção do conhecimento. Nesse contexto, jogos digitais podem ser integrados no processo educativo, permitindo que crianças experimentem momentos lúdicos como parte do processo de aprendizagem. Porém, crianças com deficiência ou mobilidade reduzida sofrem pois boa parte dos aplicativos educativos disponíveis no mercado apresenta pouca ou nenhuma opção de customização para a inclusão social deste público. Tendo isso em mente, foi desenvolvido o Cuca Fresca, um jogo da memória adaptável, que permite configurações personalizáveis como a criação de temas de cartas, alteração de cores, temporizadores, entre outros parâmetros. Este trabalho descreve o processo de implementação do jogo, assim como as ferramentas utilizadas. Foram realizados testes de usabilidade e coleta de dados com profissionais de saúde especialistas no atendimento de crianças com deficiências. Também foram realizados testes de viabilidade para verificar o comportamento do jogo com um tipo de interação não convencional (rastreamento de cabeça). Os resultados apontam uma boa aceitação da ideia de personalização de formas de interação para crianças que precisam de atendimento especializadoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de uma aplicação web educativa com gamificação : um estudo sobre mobile learning(2018-03-13) MAGALHÃES, Ricardo Arthur Pereira; PINHEIRO, Paulo Sérgio Brito; http://lattes.cnpq.br/9181988169376105; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Os recentes avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito à utilização dos dispositivos móveis, têm facilitado cada vez mais a vida das pessoas nas mais diversas áreas. Tais avanços têm criado novas oportunidades para o aproveitamento destas tecnologias na área da Educação. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação Web educacional, no formato de um jogo educativo com questões de múltipla escolha, que contribua com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação desenvolvida, denominada QuizApp, pode ser acessada por diferentes dispositivos computacionais, incluindo dis-positivos móveis, de modo a identificar as potencialidades e dificuldades sobre a utilização de tais recursos na área da Educação. Neste estudo, foram avaliados os possíveis benefícios que o uso dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino em sala de aula pode trazer para a Educação. Os resultados obtidos indicam que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer benefícios, como aumento da compreensão dos alunos ao conteúdo das aulas. No campo acadêmico, o fato de Mobile Learning ainda ser uma área nova, destaca a importância de pesquisas como descrita neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”(2019-06-13) TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental que atinge o desenvolvimento infantil. O TEA normalmente se manifesta nos dois primeiros anos de vida da criança, e atualmente é classificado em três níveis, indo de leve, moderado a grave. Segundo estudos recentes, a distinção entre os níveis ocorre levando em consideração o grau de prejuízo na comunicação social recíproca e na interação social da criança. É importante que o acompanhamento de crianças diagnosticadas com TEA por profissionais especializados inicie o mais precocemente possível para que ela receba o auxílio necessário, e se desenvolva da melhor forma possível. A tecnologia é considerada por especialistas uma boa aliada no acompanhamento e desenvolvimento de pessoas com TEA. Com o uso da tecnologia é possível criar ambientes interessantes e sem distrações, sendo assim mais simples acompanhar dificuldades e avanços, e deste modo criar as melhores estratégias para o melhor desenvolvimento do indivíduo. Levando isso em consideração, foi desenvolvido o aplicativo e jogo “Autismo – Cartões de Ações e Emoções (CEEA)”, que busca ser uma ferramenta de auxílio para profissionais e responsáveis por crianças com TEA. Após o desenvolvimento, foram realizados testes e avaliações com especialistas para avaliar o aplicativo. 22 participantes participaram das avaliações, dos quais 100% concordam que o aplicativo é uma ferramenta útil no desenvolvimento de crianças com TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de cartilha educativa sobre infecções sexualmente transmissíveis para alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Belém-Pa(2021-06-15) RIBEIRO, Jullyanne Elyne Castilho; COSTA, Greice de Lemos Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2305761244196596A construção de uma tecnologia educacional (TE) do tipo cartilha é uma estratégia inovadora para utilização de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas, em escolas de ensino fundamental e médio, para abordagem de temas relevantes em um formato simplificado e mais próximo da realidade do público infanto-juvenil. Esta cartilha contém informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, levando-se em consideração a vulnerabilidade desse grupo a exposições e situações de riscos acerca das IST’s. Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento dos adolescentes em relação aos seguintes tópicos: o que são as IST’s; quais as principais IST’s; contágio e manifestação das infecções; sinais e sintomas; tratamento; comportamentos de risco e estratégias de prevenção. Essa tecnologia educacional será importante para aproximar o aluno dessa realidade, tornando-o provedor de sua própria saúde e, consequentemente, do próximo e do meio em que vive. Projetos futuros visam a validação e inserção desta TE em escolas de ensino fundamental e médio do município de Belém-PA, juntamente com a promoção de palestras sobre a temática abordada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Legitimando a cartilha da puérpera(2015) PAIVA, Bruna Regina Pinheiro de; SOUZA, Evelyne Teixeira de; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405O puerpério é definido como o período do ciclo gravídico-puerperal em que as modificações no corpo da mulher ocasionadas pela gestação e parto retornam a situação de estado prégravídico. Por isso, existem muitas dúvidas acerca desse período e na tentativa de auxiliar as puérperas criou-se e aplicou-se uma tecnologia leve. Como instrumento de educação em saúde usou-se a Cartilha da Puérpera, pois é uma ferramenta acessível para o processo de ensino e aprendizagem das puérperas, caracterizando-se como importante e viável alternativa para auxiliá-las durante esse período. O objetivo principal é de legitimar a Cartilha da Puérpera. O trabalho foi realizado em três passos: primeiramente cadastrou-se a cartilha para no registro de propriedade intelectual, depois a cartilha foi encaminhada para dois expertises e por fim aplicou-se a cartilha e os questionários ao público alvo com a finalidade de saber das puérperas se a cartilha realmente auxilia em questões de dúvidas que podem surgir no período puerperal. Sendo que o último passo foi realizado na Unidade Municipal de Saúde do Guamá da cidade de Belém – Pará, para 36 puérperas. O estudo apresentado teve uma abordagem quantitativa e foi desenvolvido como proposta de educação em saúde. A educação em saúde é forte aliada no objetivo de despertar mudanças de comportamento. Por intermédio dela, as puérperas puderam adquirir informações, refletir sobre suas práticas, bem como sobre os cuidados no período puerperal. Diante disso dentre as estratégias metodológicas utilizou-se a roda de conversa que é um recurso que possibilita um maior intercâmbio de informações, possibilitando fluidez de discursos e de negociações diversas entre pesquisadores e participantes. A coleta de dados ocorreu no período de maio a julho de 2015. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um aplicado antes de conhecer a cartilha e o outro aplicado após o contato com o instrumento. Os dados levantados tiveram suas variáveis distribuídas em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010. Na análise dos resultados, foi feita a discussão com os achados na literatura confrontando-os com os dados que foram coletados. A maior parte das puérperas entrevistadas tinham idades entre 18 e 22 anos (39%), casadas (45%), possuíam renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (47%) e tinham entre um a dois filhos (69%). De acordo com as pesquisadas, 100% tinham dúvidas sobre questões do período puerperal e após o contato com a cartilha 100% relatam que o instrumento ajudou a tirar as dúvidas pertinentes. Os resultados evidenciaram que a maioria das participantes aprenderam as principais questões que envolvem o período pós-parto, destacando temas como modificações físicas e psíquicas, amamentação, entre outros conhecimentos essenciais à puérpera. A orientação prestada às puérperas tiveram efeitos positivos, auxiliando essas mulheres durante essa fase tão difícil. Então podemos concluir, afirmando que o objetivo foi alcançado, conseguiu-se executar os três passos e agora a cartilha está validada e considera-se que a cartilha da puérpera contribui, facilitando o processo de ensino-aprendizagem entre as puérperas, no que se refere à orientação sobre período puerperal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Maternagem e educação: relatos e reflexões sobre as singularidades educacionais de uma criança autista – família e escola(2018-03-23) COSTA, Suanara Malaquias Nogueira; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594Este trabalho resulta de minhas reflexões enquanto mãe de filho autista, e aluna do curso de Pedagogia, que ao longo das experiências acumuladas e observações do sistema de ensino disponibilizado ao meu filho, pretende contribuir para o melhoramento da oferta e permanência de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) no ambiente escolar, sobretudo crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é o caso do meu filho. O objetivo geral deste trabalho é relatar situações de caráter familiar, que envolvem sobretudo meu filho Víctor e eu, que vão desde a gestação até seus primeiros contatos com a escola e o processo de alfabetização, além de situações escolares e que envolvem seu acompanhamento por profissionais especializados. Permeando estas discussões, metodologicamente, buscaram-se autores que se debruçaram sobre pesquisas referentes aos diferentes TGD e TEA, educação inclusiva e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a superação e adaptação destes indivíduos ao contexto da escola regular. No contexto desta pesquisa, que possui um caráter qualitativo e autobiográfico, pretendo contribuir para o enriquecimento do acervo cientifico e documental que diz respeito a esta temática da educação inclusiva e novas propostas de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Protótipo de jogo interativo com a abordagem do tema "Biossegurança aplicada à saúde do trabalhador"(2020-10-29) CABRAL, Luana Joana Barreto; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Independentemente de se tratar de estudantes ou profissionais de saúde, todos correm riscos derivados de suas ocupações, sejam riscos ergonômicos, físicos, químicos, de acidente ou biológicos. No entanto, legislações e medidas de prevenção existem, hoje em dia, buscando minimizar esses riscos. Contudo, dados estatísticos apontam ainda a atual existência de acidentes envolvendo, principalmente, riscos biológicos, ergonômicos e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Há, ainda, a necessidade de especificar uma vigilância em saúde individualizada para cada ocupação profissional da área da saúde. Dessa forma, visando apresentar a importância de uma educação continuada e necessária na formação do biomédico, a respeito do tema de biossegurança aplicada à saúde do trabalhador e, considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, bem como as necessidades e atuais formas de ensino-aprendizagem na área de educação, foi elaborado este protótipo de jogo multimídia. Ele foi averiguado por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os alunos e é apresentado à comunidade dos professores como uma estratégia pedagógica para estimular o aprendizado em Biossegurança. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto aos objetivos descritivo, com procedimento técnico de levantamento, o qual teve a participação de dezoito estudantes do curso de Biomedicina da UFPA. Foi feito levantamento bibliográfico e o jogo foi elaborado usando-se o game engine RPG Maker MV, além da adoção de um Game Design Document Educativo. As perguntas objetivas foram analisadas por método não probabilístico e as subjetivas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Os aspectos éticos foram obedecidos. A produção do protótipo foi comparada com outros jogos semelhantes e existentes na literatura. Ele pode ser destacado como uma futura ferramenta, nas áreas das ciências Biológicas e Biomédicas, para estimular o interesse pela Biossegurança. A concordância geral, a partir da análise das perguntas objetivas, foi de 84% e o protótipo mostrou-se bem aceito. Os alunos compreenderam a importância do tema bem como colaboraram com sugestões e críticas nas perguntas subjetivas, percebendo-se uma motivação pelo aprendizado. Todavia, ele deverá ainda permanecer na fase de prototipação, sugerindo-se um novo playtest a um público maior de estudantes, incluindo também professores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar na finalização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologia educacional no ensino superior: a construção de um guia prático de identificação de insetos (Arthropoda: Hexapoda: Insecta)(2022-02-17) ALVES, Bruce Hugo da Silveira; VALENTE, Roberta de Melo; http://lattes.cnpq.br/9638288458835324Nesse trabalho desenvolvemos um guia de identificação das ordens de insetos, no formato de aplicativo para dispositivos móveis, como recurso didático digitaldentro do escopo das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para ser utilizado em aulas teóricas e práticas desenvolvidas em disciplinas de campo e de laboratório, em especial no ensino superior. O objetivo do aplicativo é a promoção da aprendizagem ativa e otimização da prática docente, além da popularização da ciência em relação ao conhecimento sobre os insetos. O aplicativo foi denominado GUPII - Guia Prático de Identificação de Insetos e tem seu funcionamento feito sem necessidade do uso de internet ou GPS (Global Positioning System). Para facilitar sua utilização, o aplicativo foi desenvolvido em interfaces simples, traçando um paralelo sobre mecanismos de abordagem científica e proposta pedagógica-investigativa, tanto em sua apresentação quanto na sua criação, através de conteúdos informativos práticos e diretos como, caixas de textos explicativos, desenhos de espécimes e fotografias de modelos didáticos, ambos pertencentes à coleção de Invertebrados do ICB/UFPA. O objetivo das interfaces é o direcionamento à identificação das ordens de insetos, através de nomes populares e características diagnósticas. Também, são fornecidas informações sobre desenvolvimento e relações de parentesco entre as ordens e seus ancestrais. Aqui, na versão apresentada do aplicativo GUPII estão presentes cinco ordens: Odonata, Hemiptera, Phthiraptera, Orthoptera e Coleoptera. O aplicativo GUPII encontra-se disponível na plataforma do Google, Play Store no endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.padilhadeveloper.GUPiinovoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica(2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de tecnologias como ferramenta de ensino da matemática financeira: revisão bibliográfica(2023-12-21) MACEDO, Rubem Gilson Correa de; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este presente trabalho discutir a forma como a tecnologia é utilizada para ensinar matemática financeira a alunos do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo discuti a forma como a compreensão e a aplicação de ideias financeiras pelos alunos podem ser melhoradas através da utilização da tecnologia num ambiente em que a educação financeira é cada vez mais importante. Com base num levantamento de literatura mais recentes publicadas entre os anos de 2020 a 2023, a investigação destaca uma série de abordagens atuais que investigam a integração da tecnologia na educação, incluindo a utilização do Excel, jogos digitais, vídeos e plataformas interativas. Essas tecnologias digitais têm sido destacadas por muitos investigadores que mostram como a tecnologia pode contextualizar as ideias financeiras e torná-las mais compreensíveis e aplicáveis, associando-as a cenários reais. O estudo destaca a utilização destas tecnológicas digitais, bem como a forma como incentivam os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem, criando uma base sólida para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica(2019-07-03) SOUSA, João Gabriel Teles de; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131As práticas educacionais têm revelado a necessidade da (re) construção do ensino, através de recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos relacionados aos temas de interesses e vivências dos estudantes. Uma das formas de se melhorar e atualizar este processo é a utilização de mídias digitais e jogos lúdicos. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar o blogspot de conteúdo de atlas virtual de histologia associado ao jogo lúdico, o caça-palavras, na educação básica. Como metodologia, o público alvo foram alunos da turma de 8ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I. Inicialmente, foram organizadas lâminas histológicas referentes aos tecidos e órgãos de animais com elaboração de textos. Em seguida, foi construído um blog a partir do provedor da Google e inserido as imagens das amostras biológicas previamente identificadas; em paralelo houve a elaboração de um jogo lúdico- caça palavras. Como resultados houve uma aula expositiva-teórica de conteúdo histológico, em seguida foi utilizado o Blog para demonstração das imagens citadas em texto; posteriormente, a turma foi dividida em duplas e realizada uma atividade de perguntas-respostas associado ao caça palavras; foi um momento interativo e satisfatória dos alunos. A partir desses dados, pode-se confirmar que os recursos digitais e/ou lúdicos servem como metodologia alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizado em alunos do ensino público.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais(2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.