Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologia da informação e comunicação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteconomia e inteligência artificial (IA) novas possibilidades para o trabalho nas unidades de informação
    (2022-12-17) MELO, Jéssica Lopes; FERREIRA, Rubens Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    O estudo aborda o tema da Inteligência Artificial (IA) no contexto da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. O objetivo consiste em conhecer aplicações da IA nas unidades de informação e levantar o perfil do bibliotecário para atuar em um novo cenário tecnológico. A pesquisa de natureza teórica está fundamentada nos princípios da pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados mostram que a IA tem potencial de uso nos sistemas de recuperação da informação e no atendimento virtual realizado pelas unidades de informação. Em relação às competências, verifica-se a necessidade de atualização dos currículos para que os futuros profissionais tenham uma formação mais sólida em tecnologia, podendo atuar como bibliotecários de sistemas ou como bibliotecários de dados. Essas especialidades podem oferecer possibilidades para o trabalho no uso da IA. Por fim, conclui-se que IA fará cada vez mais parte da rotina nas unidades de informação, o que sinaliza para a busca por uma formação bibliotecária capaz de acompanhar as tendências tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interação humano-computador : a influência da tecnologia no comportamento humano na UFPA Campus Castanhal
    (2018-02-27) SOARES, Luana Carolina Silva; BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira; http://lattes.cnpq.br/6951473307764949
    Com o avanço tecnológico com o decorrer do tempo fez-se necessário à divulgação da informação para a maior parte das pessoas que possuíssem acesso a ela, fosse ela restrita ou do conhecimento geral da população. Porém, os conceitos relacionados ao termo tecnologia são facilmente confundidos, principalmente, por leigos no assunto, fazendo com que dessa maneira os mesmos sejam empregados erroneamente. Casos nos quais os seres humanos não conseguem lidar com o excesso de informação ou exposição demasiada, não são raros, pois eles estão cada vez mais estampados na mídia de forma que todos saibam o que ocorre em tempo real. A tecnologia possui dois lados que devem ser analisados com cautela, o positivo e o negativo, muitos visam apenas os benefícios trazidos por ela nos tempos atuais, onde praticamente tudo gira em torno dos aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, porém, é necessário que exista uma reflexão sobre os malefícios causados pelo uso desenfreado da mesma, a nomofobia é um exemplo do que pode ocorrer com o excesso de exposição. Apesar da informação está ao alcance das mãos alguns distúrbios possuem pouca ênfase na sua abordagem, mas não se pode permitir o esquecimento deles diante de tanto fluxo de informações que passam de pessoa para pessoa ao longo do dia. Com o campus universitário de Castanhal não é diferente, nele são encontrados pontos positivos e negativos na utilização tecnológica nos diversos cursos que o mesmo detém, eles serão abordados neste com o intuito de gerar uma reflexão por parte dos discentes e fazer com que existam mais informações a respeito de termos como informação, dados, conhecimento, nomofobia, entre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisa sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará
    (2018-01-31) SOUZA, Angélica Maria da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Atualmente as TICS – Tecnologias de Comunicação e Informação estão presentes no cotidiano das pessoas, facilitando atividades das mais diversas. No entanto, para aproveitamento destas facilidades, é necessário o conhecimento e domínio das mesmas. Em especial na educação, os recursos tecnológicos devem possibilitar formas diferenciadas na relação ensino-aprendizagem, proporcionar novas relações de pesquisa, comunicação e conhecimento a contribuir com o desenvolvimento humano. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, tanto pelos discentes quanto pelos docentes, sejam eles de licenciatura ou bacharelado, no campus universitário de Castanhal da UFPA. Visando diagnosticar quais as ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem; bem como o comportamento dos discentes ao utilizar o celular em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa quantitativa através de questionários estruturados de forma online. Os públicos alvos da pesquisa foram os docentes e discentes dos cursos de bacharelados e licenciatura do Campus Universitário de Castanhal. Os resultados obtidos demonstram que o uso do celular é algo crescente e, que somente precisa ser melhor orientado no sentido de como e quando ser utilizado dentro do ambiente universitário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de uma sequência de atividades do Desmos para o ensino de função afim
    (2023-11-28) FARIAS, Ewerton Fanuel da Silva; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521
    O presente trabalho mostra uma sequência de atividades do Desmos para o ensino de função afim, com ênfase em oferecer aos estudantes um conhecimento robusto dos princípios vin culados a esse conteúdo, ao mesmo tempo em que aprimoram suas aptidões para resolver problemas e fortalecer a capacidade de pensar criticamente. São expostos os conceitos gerais de função afim, e em seguida as atividades em ordem crescente de exigências de conhecimento, com a maioria delas interativas, dispondo para, o que achamos ser, aprendizagem mais signi ficativa que de métodos tradicionais; pelo simples fato de agrupar em pouco espaço, tópicos diversos do assunto, e contemplando competências e habilidades contidas na BNCC para o ensino de matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
    (2022-12-22) ÁVILA, Clislana Laís da Silva; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs ganharam espaço no final do século XX e durante as duas décadas do século XXI mostram sua importância no desenvolvimento e progresso da sociedade. Todavia, todo o aparato advindo das TICs expressam por um lado, grandes possibilidades relacionadas aos enfrentamentos de problemas vivenciados pela sociedade contemporânea e, por outro lado, uma evidente exclusão digital como expressão das diferenças sociais, fruto das desigualdades que têm se acentuado. O reconhecimento das TICs como força que opera para inclusão ou exclusão do povo ganhou visibilidade durante a pandemia do Covid-19 ocorrida entre os anos 2020-2021 por meio do ensino remoto. Em razão da pandemia se buscou caminhos alternativos com o auxílio das TICs para manter as atividades de ensino, o que gerou cenários positivos em negativos em razão de múltiplos fatores a serem tratados neste estudo. Com base nessa discussão, por meio de uma pesquisa qualitativa de campo descritiva foi definido o seguinte objetivo: Verificar os antagonismos sócio-profissionais percebidos por professores das séries em relação ao uso das TICs durante o período da Pandemia causada pelo covid-19. Esse estudo aplicou um questionário a 06 professores da rede municipal de Castanhal. A partir dos dados produzidos verificou-se que ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação como artificio em seus métodos de ensino e aprendizagem pode oferecer ao professor e ao aluno diversas possibilidades de exploração pedagógica para ser ter novas experiências de conhecimentos, porem para que isso aconteça e necessário que o professor leve em consideração as posições socioeconômica de seus alunos e que o poder público também garanta aos professores as condições adequadas para o uso das TICs que inclui a aquisição de equipamentos e formação para uso eficiente das mesmas, já que foi verificado que os professores apresentam dificuldades em relação ao não ter o equipamento necessário, tendo que comprar por conta própria ou ter dificuldade de manusear e, por conseguinte de utilizar como ferramenta com fins pedagógico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA