Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologia da informação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise em padrões de tendência de candles para operações de compra e venda no mercado de bitcoin
    (2018-12-11) SANTOS, Luis Flavio dos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este trabalho tem por objetivo analisar os padrões de velas de alta e baixa, utilizadas para efetuações de ordens de compra e venda de bitcoin numa plataforma digital. A escolha por estudar os padrões é que eles auxiliam na tomada de decisão na hora da efetuação das ordens correspondentes ao que se propõe (venda ou compra), pois com os padrões é possível se ter uma previsão do que possa acontecer com o mercado. A metodologia caracterizou-se como quantitativa e análise de dados. Utilizou-se uma plataforma digital para efetuar as operações de compra e venda da moeda bitcoin com objetivo de obter lucro com tranding, mostrando assim que se utilizando do recurso de análise gráfica os resultados tendem a ser sempre positivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma aplicação web educativa com gamificação : um estudo sobre mobile learning
    (2018-03-13) MAGALHÃES, Ricardo Arthur Pereira; PINHEIRO, Paulo Sérgio Brito; http://lattes.cnpq.br/9181988169376105; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464
    Os recentes avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito à utilização dos dispositivos móveis, têm facilitado cada vez mais a vida das pessoas nas mais diversas áreas. Tais avanços têm criado novas oportunidades para o aproveitamento destas tecnologias na área da Educação. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação Web educacional, no formato de um jogo educativo com questões de múltipla escolha, que contribua com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação desenvolvida, denominada QuizApp, pode ser acessada por diferentes dispositivos computacionais, incluindo dis-positivos móveis, de modo a identificar as potencialidades e dificuldades sobre a utilização de tais recursos na área da Educação. Neste estudo, foram avaliados os possíveis benefícios que o uso dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino em sala de aula pode trazer para a Educação. Os resultados obtidos indicam que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer benefícios, como aumento da compreensão dos alunos ao conteúdo das aulas. No campo acadêmico, o fato de Mobile Learning ainda ser uma área nova, destaca a importância de pesquisas como descrita neste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gerenciador de ocorrência policial - GdOP: a importancia da tecnologia na área da segurança pública
    (2019-07-03) PIMENTEL, Fabio Roger da Silva; VALE, Nágila Natália Torres; http://lattes.cnpq.br/5912317245350458; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este trabalho apresenta uma ferramenta de gerenciamento de ocorrências policiais voltadas ao aprimoramento e padronização do processo de coleta, armazenamento e recuperação de informações. O objetivo é proporcionar a utilização deste recurso tecnológico, aliado as práticas de ações de combate à criminalidade no município de Castanhal - Pará, não somente voltadas ao quantitativo de ocorrências registradas, mas também focando nos demais fatores envolvidos nesse processo como: motivação, perfil do criminoso e da vítima, a hora e o local dos delitos, bem como, para os casos de roubo, latrocínio (roubo seguido de morte) ou furto, um levantamento mais apurado sobre os bens que diariamente são o alvo principal dos criminosos no referido município. Também visa diminuir as dificuldades enfrentadas por policiais militares que exercem suas funções na cidade de Castanhal, devido o NIOP não dispor de um sistema específico de coleta e gerenciamento das ocorrências que diariamente são atendidas, e também evitar que grande parte dessas ocorrências sejam perdidas por não serem registradas no I CAD (Despacho Auxiliado por Computador ), devido à dificuldade de inserção de dados neste sistema, atualmente utilizado pelo NIOP / Castanhal, pois não possui uma interface amigável e funcional. De forma geral, este trabalho objetiva a unificação de informações criminais na PMPA, pois esta, não dispõe de um sistema próprio e unificado, que seja específico de registro e consulta de ocorrências operacionais, que reúna de forma padronizada todos os dados que as muitas Unidades da Instituição produzem diariamente em todo o Estado Paraense. Desta forma, o sistema GdOP busca melhorar o trabalho estatístico dentro da Polícia Militar, padronizando o serviço de coleta, armazenagem e acesso a essa gama de informações, imprescindíveis para subsidiar, o alto comando da Polícia Militar (PM), e demais órgãos atuantes na área da segurança pública, na tomada de decisão acerca dos planos de policiamento e políticas de controle dos altos índices criminais na cidade de Castanhal, e em todo o Estado do Pará.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de las tics para la enseñanza de e/le: un estudio sobre la plataforma duolingo en el 2º año de la enseñanza media de la escuela estadual Esmerina Bou Habib
    (2019-07-11) SOUZA, Paulo Stênio Assunção; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Obsolescência tecnológica em arquivos
    (2018) OLIVEIRA, Bruno Nazaré de; GOMES, Daniel Libonati; http://lattes.cnpq.br/5749518886408102
    O desenvolvimento tecnológico trouxe melhorias para a comunicação e, também, para a produção e utilização de documentos de arquivo, percebidas principalmente na agilidade e produtividade proporcionadas pelos documentos digitais. Porém, houve também problemas quanto ao acesso em longo prazo devido à obsolescência e a degradação física dos suportes, comprometendo as informações contidas neles. Por conta disso, a melhor maneira de combater esse problema foram as técnicas de preservação, como migração, emulação, encapsulamento e preservação da tecnologia. Assim, o presente trabalho propõe uma revisão da literatura sobre a obsolescência tecnológica, problema que pode afetar os documentos digitais, tanto em seus suportes quanto as informações em si, além dos meios pelos quais ela pode ser evitada. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, buscando enfatizar os efeitos da obsolescência nos documentos de arquivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre as tendências para Castanhal/PA
    (2018-12-04) SILVA, Danilo Vieira de Sousa; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162
    O presente trabalho aborda o tema a Educação à Distância, modalidade esta concretizada através do uso de tecnologias de informação e comunicação, em que docentes e discentes estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, esta nova realidade estar em um acentuado crescimento no número de ofertas de vagas nesta modalidade de ensino, por conta do avanço tecnológico, surgimento de software educativos e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Este ambiente é provido por ferramentas computacionais destacando-se o Moodle, SIGAA e e-mail, no entanto é importante verificar se tal ambiente está proporcionando aos alunos e professores um meio eficaz para o processo de ensinoaprendizagem. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a EAD numa Faculdade, no município de Castanhal/PA, a partir de uma revisão bibliográfica e da apresentação de conceitos de EAD com o propósito de conhecermos melhor essa modalidade e suas contribuições para democratização do ensino superior, bem como quais os desafios a serem enfrentados hoje por essa modalidade de ensino. A necessidade de realização dessa pesquisa se deu em virtude de conhecer mais sobre a evolução da Educação à Distância no Brasil e no mundo e de como essa modalidade de ensino contribui para a formação acadêmica. Tal estudo pauta-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva viabilizada por meio da aplicação de um questionário aplicado aos alunos do curso de Educação Física com o intuído de avaliarmos o que pensam os alunos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados demonstram que EAD apresenta-se como uma boa alternativa para as condições atuais da educação, pois vem se expandindo e se solidificando no Brasil e no mundo e apresenta-se como uma oportunidade para atender à demanda atual. Evidencia-se também que mesmo com todo avanço tecnológico ainda existem pessoas que têm muitas dificuldades com essa modalidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
    (2018-11-12) PINTO, Emily de Sousa; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162
    A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Realidade virtual como ferramenta pedagógica no ensino da educação física
    (2018-10-19) MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436
    As tecnologias de informação, comunicação e mídias eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Essas tecnologias alteraram o modo de vida em sociedade, consequentemente, houve mudanças na educação. Hodiernamente, boa parte das escolas utilizam recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem todas as escolas possuem recursos financeiros para tal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem de baixo custo e diagnosticar a concepção de aprendizado dos estudantes por meio da utilização da realidade virtual nas aulas de Educação Física. A proposta metodológica foi desenvolvida através da pesquisa-ação, na qual montamos óculos de realidade virtual durante as aulas, os estudantes vivenciaram a educação imersiva e responderam a um questionário relacionado à experiência. A amostra foi constituída por 57 estudantes, de ambos os sexos (32 meninos e 25 meninas, com idade média de 11,9 anos), devidamente matriculados no 6º e 7º ano em escola particular de Castanhal – Pará. A dinâmica foi realizada em duas turmas seguindo a mesma pragmática. Para começar, houve uma conversa inicial e a divisão da turma em quatro grupos, montamos quatro óculos de realidade virtual com os moldes do “Google Cardboard”, utilizamos o programa “Human Body VR” para apresentar o corpo humano e em seguida os grupos montaram um quebra-cabeça do sistema esquelético. A vivência proposta no estudo suscitou para os sujeitos outra visão da Educação Física, na qual é possível mudar o cotidiano das aulas, tornando mais interativas e diferenciadas. Portanto, de acordo com as análises realizadas, observa-se que a realidade virtual pode ser considerada um instrumento pedagógico interessante e eficaz nas aulas de Educação Física, em se tratando do envolvimento que ela exerce, sendo assim, apresenta-se como uma ferramenta a mais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física e não uma troca de espaços ou metodologias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repositório institucional da UFPA: uma análise do processo de implantação dos atributos da encontrabilidade da informação
    (2019-07-05) ALMEIDA, Hellen Cristina Luz; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Analisa os atributos da Encontrabilidade da Informação - conceito de caráter técnico, proveniente do termo inglês “findability”, que se refere aos meios de acesso à informação e às ações dos profissionais da tecnologia da informação que facilitam ou não esse acesso – presentes no Repositório Institucional da UFPA, considerando os atributos propostos por Custódio e Vechiato (2017), objetivo geral deste trabalho. Ambientes informacionais como os repositórios institucionais, são criados para facilitar o acesso à produção científica e nesse sentido o presente trabalho tem por objetivos específicos: a) aplicar um checklist para avaliar os atributos da Encontrabilidade da Informação no Repositório Institucional da UFPA; b) apresentar a importância da Encontrabilidade da Informação como instrumento de trabalho para os profissionais da informação, bibliotecários e informáticos; c) expor as vantagens da Encontrabilidade da Informação para atender às necessidades de pesquisa dos usuários. A pesquisa é definida com característica bibliográfica e descritiva de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada técnica de observação. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os profissionais e alunos de Biblioteconomia e da área de TI que atuam no setor responsável pelo RIUFPA na Biblioteca Central da UFPA (BC), e também foi aplicado um questionário através do Google Forms a aproximadamente 4% dos alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (FABIB). O questionário de avaliação foi estruturado no Google forms, contendo 23 perguntas objetivas de caráter afirmativo, com alternativas fixas, de modo a facilitar a tabulação e a análise dos dados. Foi utilizada a Escala de Likert como instrumento de avaliação para mensurar as respostas obtidas. Como resultados, inferiu-se que o RIUFPA apresenta todos os atributos da Encontrabilidade da Informação, embora alguns desses atributos ainda funcionem com limitações e erros, como por exemplo os Instrumentos de controle terminológico, as Folksonomias, a Descoberta de informações e a Acessibilidade. Essa pesquisa demonstrou a importância de se garantir o acesso à informação de forma equitativa e também a urgência de se incluir no currículo do curso de biblioteconomia a discussão sobre as vantagens da Encontrabilidade da Informação para os futuros profissionais, tornando-os capazes de aplicar tal conhecimento em seu ambiente de trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistemas de informação integrado a smart meter construído com arduino
    (2018-02-21) CAVALHEIRO, Rafael de Souza; SARAIVA, Filipe de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5883877669437870
    Este trabalho apresenta um estudo das técnicas utilizadas no desenvolvimento de um Sistema de Informação com requisitos característicos da concepção de um Smart Grid (Rede Elétrica Inteligente), integrado a um protótipo de Smart Meter (Medidor Inteligente) construído com Arduino, com o propósito de realizar um experimento com tecnologias que viabilizam um Smart Grid tomando como base uma camada de aplicação, onde diferentes modos de comunicação ocorrem utilizando recursos da Tecnologia da Informação. O sistema consiste em manipular dados de potência (W) coletados de uma rede elétrica residencial, monitorando cada equipamento eletrodoméstico que compõe o consumo dessa rede doméstica. A coleta dos dados é realizada pelo Smart Meter que transfere os dados via rede de computadores e os armazena em um banco de dados. A finalidade do sistema é informar consumo (kWh) e tarifa (R$) de energia em tempo real e apresentar dados que auxiliem o usuário na tomada de decisão sobre o controle do consumo. A pesquisa apresenta o processo de criação de um sistema integrado a um Smart Meter, utilizando técnicas da engenharia de software e fundamentação teórica em Tecnologias da Informação, conduzindo um estudo interdisciplinar em Sistemas de Informação como uma tecnologia viabilizadora de Smart Grid.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Subsídios do Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
    (2024-11-29) SANTOS, Agatha Pereira dos; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    Durante muito tempo os agricultores desempenharam a agricultura sem ferramentas adequadas que possibilitasse um manejo mais eficiente de culturas agrícolas. Assim, caracteriza-se por baixa produtividade, dependente das características físico-naturais do ambiente, inclusive presença ou não de pragas e meios para combatê-las. Por outro lado, o surgimento das técnicas de geoprocessamento permitiu o exercício mais preciso da agricultura, por meio do armazenamento e processamento de dados e informações coletadas através do uso de um sistema tecnológico o qual viabiliza um grau maior de assertividade para o setor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as ferramentas e técnicas de geotecnologia aplicadas na Agricultura de Precisão. Assim, a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica na construção de análise qualitativa da agricultura de precisão mostrando uma abordagem moderna na gestão agrícola que utiliza tecnologias avançadas para otimizar a produção e aumentar a eficiência. Os resultados demonstram que, na agricultura de precisão, o geoprocessamento desempenha um papel crucial ao fornecer subsídios para o gerenciamento eficiente e sustentável das atividades agrícolas. A Agricultura de Precisão utiliza da análise de informações nas etapas inter e intra cultivos, levando em consideração os aspectos atinentes à variabilidade do solo e do clima nas atividades agronômicas. Deste modo, é através de técnicas de geoprocessamento que são averiguadas as informações relativas às áreas georreferenciadas para que se realize o adequado processo de automação agrícola promovendo o sucesso do setor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
    (2018-08-20) ALVES, Keyla Letícia da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA
    (2017) BARBOSA, Ana Paula Lima; BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira
    Atualmente, é evidente o avanço da tecnologia no mundo e sua predominação em ambientes formais de ensino, fazendo-se necessário que a escola seja um espaço de transformação para formar cidadãos nesse contexto atual da sociedade. O trabalho a seguir teve por objetivo geral analisar a realidade de uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal no Estado do Pará-Brasil, tendo como foco à presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas séries inicias e sua utilização como ferramenta de ensino pelos professores. De forma a alcançar este objetivo foram formulados os seguintes objetivos específicos: Analisar a compreensão dos professores sobre as TDICs; verificar a utilização das TDICs pelos professores no processo educacional; conhecer o uso das TDICs na atuação dos professores; verificar a concepção dos professores sobre o uso das TDICs para a aprendizagem dos alunos; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no uso das TDICs. No componente teórico abordou-se sobre as conceituações e definições das TI, TICs e TDICs, além das suas abordagens no contexto educacional. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2017, através de uma entrevista estruturada com cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, com idade média de 44,2 anos, sendo quatro com formação inicial em Pedagogia e uma em Magistério. Diante da seguinte questão “As TDICs são utilizadas pelos professores como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?” concluiu-se que, as participantes compreendem as TDICs, como recurso que oportuniza um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, porém evidenciam a insuficiência na quantidade e qualidade desses recursos disponíveis na escola, desta maneira pouco as exploram como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    TIC: as contribuições do sistema de informação para a educação
    (2023-12-20) COSTA, Jonathan Moreira da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    O objetivo do presente artigo é analisar as principais contribuições do Sistema de Informação da TIC para a educação. A metodologia adotada foi a abordagem teórica qualitativa, centrada na pesquisa bibliográfica, cuja revisão de um conjunto de autores permitiu definir as categorias de estudo. Os resultados revelaram que o Sistema de Informação, proporcionado pela TIC, seja uma ferramenta fundamental para alterar a dinâmica e a qualidade das atividades na educação e que, depois destas informações armazenadas, são convertidas em dados confiáveis para atender fins educativos. Concluímos que o Sistema de Informação da TIC contribui para subsidiar na melhoria de processos nas atividades (pedagógicas e administrativas), como estratégia para melhorar a dinâmica e a qualidade da educação, ainda que para isso seja necessária a atualização dos educadores, capacitando-os para o uso dessa tecnologia, visando a construção de novas possibilidades metodológicas, com foco na maior aprendizagem do aluno. Constatamos também outros desafios que a educação enfrenta para firmar o uso da TIC na educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC): uma análise sobre os limites/possibilidades de sua implementação em uma escola pública de Santa Bárbara – PA
    (2018-12-22) LEAL, Carolina Nazare Nunes; FREITAS, Cláudio Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9547616672006876
    Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira as tecnologias da informática tem se inserido no contexto escolar, em especial os laboratorios de informatica. Busca ainda descrever como os docentes utilizam este instrumento e como estão trabalhando para que suas praticas avancem quanto ao nível de desenvolvimento e acesso na area de informatização. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Este trabalho aplica-se a o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevista-semistruturada individual com a colaboração de dez professores Nela esta enfatizada os benefícios que esta atividade pode proporcionar as diferentes disciplinas. A informática oferece inúmeras oportunidades para que os professores aprimorem suas qualidades humanas. Com base nos resultados obtidos, concluise que os professores são usuarios informais das tecnologias, bem como utilizam para realizar pesquisas relacionadas ao seu trabalho em sala de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA