Navegando por Assunto "Teatro experimental"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC)(2018-12-20) CUNHA, Gabriel Antunes Luz da; SARÉ, Larissa Latif Plácido; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O referido Trabalho de Curso ou como tenho sentido, Transtorno de Cognição em Curso - TCC, aborda o momento em que vivo com a experiência performativa, coletiva do corpo montado, montação em desconstrução permanente, conhecida como Sarita Themonia. Tendo como ponto de partida para o estranhamento ao comportamento hegemônico que fui influenciado a reproduzir, determinando transformações vividas até aqui. Para tanto, compartilho das neuras sobre o conceito de Corpo Território quanto ao desvio do corpo normativo em descolonização do corpo ameríndio, identificando e deixando de reproduzir comportamentos e signos de dominação. A Sarita é a materialização da disputa de território que se expressa no meu corpo com a utilização do lixo como objeto de responsabilidade social, fazendo do corpo um lugar coletivo em desterritorialização, seja pela experiência visual e tátil. Evidenciando o processo de coisificação dos corpos, que nos coloca como objetos descartáveis, com prazo de validade, tal qual o lixo. A montação se torna um dispositivo poético potente que opera a partir da experiência visual para diversas possibilidades de relação coletiva, subjetiva e com o espaço, construindo em Sarita um Corpo sem Órgãos. Sarita Themonia é um corpo montado de comportamento autêntico e livre expressão sensível em busca do inesperado, que atravessa e se fortalece no grupo cultural chamado NoiteSuja e sujando outras noites. O diferente, o incômodo contra-hegemônico, é objeto de análise crítica, reflexiva, artística e pedagógica, por meio de variada produção visual e virtual que conduz esse trabalho.