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Navegando por Assunto "Teatro do Oprimido"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do teatro do oprimido à teatra da oprimida: um convite à noção da periculosidade
    (2023-11-30) RIBEIRO, Gabs Almeida; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    Este artigo intitulado de “Do Teatro do Oprimido à Teatra da Oprimida: um convite à noção da periculosidade” faz um especial questionamento e traz minhas inquietações das minhas experiências acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde busco uma reflexão, principalmente, a partir de experiências e estudos do campo teórico da Estética do Oprimido (BOAL, 2009), a obra “Teatra Da Oprimida” (LEAL, 2019) e das “Pedagogias das Travestilidades” (PASSOS, 2022), que visam questionar a ausência das transgeneridades como referencial teórico no curso. Finalizo com a proposta de um ato político, que visa provocar uma reflexão sobre o potencial transgressor do campo teórico que discute e aprofunda, e ao mesmo tempo faz resistências e luta de trans/travestis como sujeitas de direitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro do oprimido como instrumento pedagógico para prática de educação libertadora
    (2023-09-18) CHAVES, Marcia Giselle Sousa; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    O presente trabalho intenta demonstrar, a partir da pesquisa bibliográfica como o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, pode se articular como instrumento pedagógico para uma prática de educação libertadora. A metodologia empregada teve como fundamentos a pesquisa com abordagem qualitativa com procedimentos descritivos e análise de dados baseados em levantamento bibliográfico sobre Teatro do Oprimido (TO) articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico- emancipatória através da educação libertadora. Os resultados demonstram que há relações entre o que defendem Augusto Boal e Paulo Freire, sendo possível introduzir o TO como instrumento pedagógico para afinar uma educação libertadora. Maiores consonâncias entre elas, podem acontecer a partir do momento em que ambas logram o fortalecimento de práticas cidadãs questionadoras e de mudanças sociais em prol de uma transformação libertária e crítica. Conclui- se que o estudo oportuniza o fortalecimento de reflexões pedagógicas, que encorajam pontos de conexões com uma prática libertadora, questionando o papel da arte enquanto instrumento transformador do status quo, com indagações de emancipação humana, libertação social e superação da dicotomia entre opressor e oprimido em que se apropriam os sujeitos sociais.
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