Navegando por Assunto "Teatro - estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincar de teatro: potência criativa em sala de aula(2022-10-13) PIMENTEL, Felipe Fernandes; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O presente trabalho apresenta estudos da memória infantil e a importância dela para o desenvolvimento pessoal, sendo assim apresento algumas das minhas memórias infantis voltadas para algumas brincadeiras feitas nesse período e apresento potências para esse brincar para que sejam inseridas como metodologias para o aprendizado do ensino do teatro em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula(2022-12-02) SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178; https://orcid.org/0000-0002-6918-3605O presente trabalho visa analisar 4 jogos/exercícios de palhaçaria que considero de extrema importância para minha formação artística, assim como suas possíveis utilizações em sala de aula. Compreendendo e catalogando as vivências pessoais que obtive no meu fazer artístico no período de 2014 a 2022, venho abordar os espaços e os formadores que tive a oportunidade de conhecer ao longo deste processo, também suas influências para a minha pesquisa sobre o descobrimento do Palhaço e sua ação dentro da sala de aula. Levando em consideração minha formação acadêmica, assim como, os espaços por onde ocupei meu fazer artístico, sigo com a catalogação dessas vivências. Essa pesquisa tem a intensão de se tornar uma forma possível, em trazer a compreensão para outros artistas, que também tenham passado por uma experiência semelhante de construção de um arcabouço de jogos/exercícios teatrais que possam ser utilizados por outros educadores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como didática para o ensino do teatro(2025-09-01) SANTANA, Adrielle Franco; LIMA, Alana Clemente; http://lattes.cnpq.br/9611668522604132O trabalho “Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como uma prática para o ensino do teatro” tem como pesquisa a brincadeira de rua dentro e fora da sala de aula, trazendo vivências pessoais e relatos com a brincadeira durante a minha vida dentro e fora da universidade, partindo de memórias da infância até onde me encontro atualmente, na universidade, trabalhando as brincadeira de rua da minha infância como uma prática no ensino, trago no texto a relação do brincar com o fazer teatral. Portanto, construí o trabalho como um memorial, resultando em uma reflexão sobre o teatro e o brincar a partir de minhas vivências.