Navegando por Assunto "Teatro - Memórias"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um Colar Para Nanã: um manuscrito cartográfico para o não esquecimento(2017-04-10) OLIVEIRA, Patrick Garcês de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esse manuscrito é o documento poético do processo criativo do espetáculo Um Colar Para Nanã, onde disponho da criação de um método cartográfico próprio, o qual denomino como Manuscrito Cartográfico, e o utilizo como caminho para o resgate das minhas memórias e vivências, transformando-as em matéria gênese e potência poética na construção deste meu trabalho. Neste meu processo, divido a escrita do meu manuscrito em cinco momentos: pistas, o mapa, primeira pele áquea, segunda pele áquea e terceira pele áquea. Cada um desses momentos designa um fragmento do trabalho que juntos, unificados, servem como apontamento para caminhos que podem ser percorridos dentro do teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre santos e encantados: a poética de duas irmãs-filhas de santo(2017-06-23) MACIEL, Regiane Grinalda; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este Trabalho de Curso tem por objetivo desenvolver uma pesquisa que valorize as memórias de duas irmãs, pautadas em suas histórias de vida, Renata e Regiane Grinalda Maciel. Parte de uma experiência com a vida de minha irmã, que desde seu nascimento traz uma história intercortada por vários “destinos”, e conduzida pelo amor, materializado em dedicação, promessa, fé, ritos. Para a realização desse trabalho, procuramos dialogar com os estudos da memória, da oralidade e do teatro, em seus diálogos e aproximações. A abordagem teórico-metodológica pautou-se nos estudos da memória, a partir de autores como Le Goff (2003), Bezerra (2013), Thompson (1992); e nos estudos da performance, Shechener (2006), Rangel (2009). O curso de Licenciatura em Teatro proporciona espaços para pesquisas como esta, ao possibilitar que nossa história de vida, tão importante quanto outros assuntos, seja estudada. Portanto, abre horizontes para pesquisas que valorizem as memórias individuais e coletivas dos sujeitos inseridos em nossa sociedade em diálogo com alguns campos de investigação na área das artes cênicas, como os estudos da performance, abordado neste trabalho.