Navegando por Assunto "Teatro - Formação do professor"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro(2017-06-21) SILVA, Maurilo Almeida da; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente pesquisa tem por finalidade narrar o processo de construção de um artista professor formado pelo curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Parte das experiências de vida e com as linguagens artísticas, para mostrar um trajeto entrecruzado pelas memórias individuais e coletivas. Para tanto, este trabalho estabeleceu como caminho teórico-metodológico os estudos da memória, a partir dos conceitos apresentados por Le Goff (1990); dos estudos da performance, apresentados por Cohen (2013); e nos estudos do teatro, na perspectiva de Boal (2007), e na construção de processos artísticos, abordado por Rangel (2009). Dessa maneira, as investigações realizadas durante este trabalho tiveram como resultados a abertura de possibilidades de criação em arte/teatro em diálogo com as itinerâncias na vida e na arte, ao criar ou revisitar experiências que valorizem o encontro desses pontos de conhecimento. Portanto, ressaltamos a importância de pesquisas que valorizem e possibilitem essas transversalidades, porque elas caminhos espaços para vozes silenciadas pelo tempo, pelo espaço e pelos diversos processos sociais nos quais estamos inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência(2023-06-13) LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas, voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos, entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre outros.