Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teatro - Criação artística"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil
    (2016-04-08) SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178
    O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA