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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-22) CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do uso da gamificação digital no processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do neurodesenvolvimento no município de Tucuruí
    (2024-11-25) SILVA, Thales Maurício Gonçalves da; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    A gamificação digital tem sido explorada como uma estratégia inovadora na educação, especialmente relevante para o ensino de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses alunos enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar, e a gamificação, ao integrar elementos de jogos em atividades educacionais, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Motivada pela formação em Engenharia da Computação e pelo interesse em tecnologias inclusivas, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma o uso da gamificação digital pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nas escolas municipais de Tucuruí? Com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e na Unidade Municipal de Ensino Infantil Plácido de Castro, o objetivo central foi analisar a eficácia da gamificação em aspectos como engajamento, motivação e aprendizado desses alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, permitindo observar o impacto de elementos de jogos, como recompensas, desafios e feedbacks imediatos, no ambiente escolar real. Os resultados indicam que a gamificação promove um ambiente inclusivo, reduz o estresse e incentiva a socialização, personalizando a experiência de aprendizado para alunos neurodivergentes. Esta análise culmina em recomendações para a implementação eficaz da gamificação digital, contribuindo para um ensino mais adaptativo e inclusivo na educação pública.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
    (2019-03-14) NASCIMENTO, Vanessa Santos do; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
    (2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
    (2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento
    (2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero publicidade: propostas de intervenção didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2023-07-19) RODRIGUES, Jéssica de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho objetiva discutir sobre a importância do uso dos gêneros textuais, e qual a importância deles na licenciatura, trazendo as vertentes de suas práticas pedagógicas e obrigatórias. Serão desenvolvidas propostas didáticas através do gênero Publicidade, levando em consideração o seu papel no contexto do ensino-aprendizagem para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Correlacionando as experiências dos alunos tanto na sala de aula quanto no seu cotidiano no convívio familiar ou na comunidade onde está inserido, discutindo a relevância de estudo e da produção dos gêneros textuais e, por fim, uma atividade de produção com o gênero publicidade com toda a turma. Assim, espera-se que esta proposta contribua significativamente com as pratica de ensino-aprendizagem dos educandos imersos no contexto da educação básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico
    (2019-07-08) SOUZA, Eliane Azevedo de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
    O presente artigo aborda a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil, pois esta desponta como ferramenta facilitadora da aprendizagem, tendo como objetivo discutir de que forma as ferramentas lúdicas contribuem no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza empírica de abordagem qualitativa, sendo exploratória e descritiva. Analisando o resultado das entrevistas percebe-se que as participantes compreendem a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil, mas ainda encontram dificuldade na utilização dessas ferramentas, principalmente pela pouca disponibilidade de materiais lúdicos. Pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, pois a mesma possibilita o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do gênero fábula no processo de aquisição da leitura, de alunos das séries iniciais do ensino fundamental I
    (2018-03-13) COSTA, Adelita de Jesus; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Esse trabalho tem como objetivo principal, analisar a importância do uso do gênero fábula para aquisição da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, em uma escola do município de Novo Repartimento, Estado do Pará. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, feita em livros, artigo, revista, enfim, em obras de autores renomados que abordaram essa temática, bem como, uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, realizada na EMEF O BOSQUE. Nesse sentido, por meio da revisão bibliográfica e, principalmente, por meio da ação interventora, executada no campo de pesquisa, foi possível perceber o quanto esse gênero contribui tanto para a aquisição da leitura quanto da escrita, pois, os resultados da pesquisa-ação revelaram que o gênero fábula é uma ferramenta pedagógica muito importante para desenvolver o interesse dos alunos pela leitura, compreensão e interpretação de textos, como também, para a produção textual. Portanto, é de suma importância a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas, visando à formação de leitores e escritores competentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
    (2018-03-13) BARROS, Valdinéia Ferreira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, que teve como objetivo geral, analisar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, e como objetivos específicos, 1-verificar se os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil “Irmã Dulce, localizada no município de Novo Repartimento/PA, utilizam ou não atividades lúdicas no decorrer de suas práticas pedagógicas, 2-reafirmar a esses educadores a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e, 3-apresentar a escola-campo algumas sugestões para que essa prática possa fazer parte de suas atividades pedagógicas constantemente, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliografia, fundamentada principalmente nos estudos de Metz e Valle (2011), bem como, através de documentos disponíveis no site do Ministério da Educação, tais como: Brasil (1998), Brasil (1999) e Brasil (2003). Logo em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento de informações na escola pública municipal acima supracitada, que teve como sujeitos de investigação, a diretora da escola-campo e duas professoras, identificadas nesse estudo como professora A e professora B. Para obtenção dos dados qualitativos, aplicou-se um questionário estruturado com cinco questões subjetivas em forma de entrevista aos sujeitos participantes desse estudo de caso. Os resultados foram analisados a luz de teóricos que discutem a temática investigada, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes, pois, compreende-se que o saber do cotidiano sobre a temática investigada pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos conceitos sobre a mesma. Sendo assim, os resultados revelaram que as atividades lúdicas promovem ao ambiente escolar, uma harmonia entre o fazer pedagógico e a aprendizagem infantil, e que a maioria dos professores da escola-campo, na medida do possível utilizam o lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que os conhecimentos adquiridos por meio deste, fossem transformados em instrumentos motivadores e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa, através de dicas e possíveis soluções para a falta de uso de atividades lúdicas no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do nivelamento acadêmico nas disciplinas pré-clínicas no curso de Odontologia
    (2020-05-05) RÊGO, Larissa Freitas; CARVALHO, Pedro Luiz de; http://lattes.cnpq.br/5038567496330588; https://orcid.org/0000-0002-4237-0582
    Os ingressantes das universidades brasileiras tem origem heterogênea, vindos de realidades socioecônomicas e educacionais diversas. Para alguns acadêmicos essas disparidades dificultam a aprendizagem e geram desinteresse, fato esse que predispõe a dependência e evasão nas instituições de ensino. Como forma de criar condições a favorecer a formação integral desses universitários, entre outras medidas no plano de desenvolvimento institucional existe o projeto de curso de nivelamento da aprendizagem que visa atender aos estudantes que se encontram com lacunas de aprendizagem e dificuldades referentes aos conteúdos básicos. Apoiado nisso foi criado o programa de nivelamento pré-clínico, voltado para acadêmicos ingressantes no terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Programa esse que através de aulas expositivas, atividades práticas e avaliativas proporciona aumento qualitativo nos conhecimentos de conteúdos fundamentais para o entendimento das disciplinas do semestre, tais como anatomia, radiologia e estomatologia. O nivelamento pré-clínico foi realizado com turmas dos períodos letivos 2019.4 e 2020.2, o questionário aplicado ao final do curso revelou a boa aceitação dos acadêmicos, pois de forma unanime apontaram que o programa deve continuar. O nivelamento pré-clínico é de grande importância pois busca minimizar as lacunas de conhecimento e favorece a interação dos conhecimentos teóricos e práticos dos acadêmicos promovendo assim formação uma democrática dos futuros cirurgiões dentistas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As lendas do açaí e do Curupira nas aulas de Ciências e de Química: um Relato de Experiências na Classe Hospitalar e na Escola Regular pelo Projeto LudQuí
    (2025-02-19) LEITE, Wanessa Cardoso; RODRIGUES, Franciluce Souto; http://lattes.cnpq.br/4956677086015358; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-1905-4098; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este Trabalho de Curso (TC) está estruturado de acordo com as cláusulas da Instrução Normativa nº 01/2023, emitida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua produção está fundamentada em minhas experiências como bolsista de extensão do LudQuí, autora deste trabalho, tendo como narrativa as ações centrais educacionais produzidas e realizadas no contexto hospitalar, especificamente no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, com foco na educação inclusiva e humanizada para estudantes hospitalizados, e no ensino regular na Escola Estadual Luiz Nunes Direito, localizada em Ananindeua, ambas com docentes da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC). O projeto teve como objetivo principal garantir o direito à educação científica contextualizada e criativa, promovendo práticas pedagógicas adaptadas e inovadoras. Foi executado em parceria com os Estágios Supervisionados da Faculdade de Química do Campus Universitário de Ananindeua, contando com a participação de diversos alunos voluntários que realizaram atividades de ensino e desenvolveram práticas criativas e integradoras em 2022 e 2023. Nesse sentido, as ações foram conduzidas por metodologias que integraram elementos lúdicos, culturais e científicos, buscando alinhar o processo de ensino-aprendizagem às realidades e necessidades específicas dos discentes atendidos nas instituições mencionadas. Nessa direção, como parte integrante das metas do projeto, foi realizada a produção de materiais educacionais autorais e interdisciplinares em formato de livretos. Dentre as produções desenvolvidas, destacam-se sequências didáticas que incorporaram a cultura amazônica, como a Lenda do Açaí e a Lenda do Curupira. Diante disso, este trabalho apresenta uma análise reflexiva sobre as práticas inovadoras adotadas, ressaltando os desafios e aprendizados proporcionados pelo projeto de extensão. Ao longo do projeto, a utilização de recursos visuais e atividades práticas revelou-se um elemento central para fomentar o engajamento dos alunos e a assimilação dos conteúdos, evidenciando a importância de abordagens diferenciadas no ensino de Ciências. A estrutura deste TC relata as principais ações realizadas e evidencia a relevância do projeto no âmbito da formação docente e na promoção de uma educação mais inclusiva e humanizadora. Por fim, a apresentação dos resultados demonstra o impacto positivo das práticas desenvolvidas, oferecendo uma contribuição significativa ao campo da educação escolar e em contextos não convencionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
    (2023-07-19) CUNHA, Deiseane Campos da; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Objetivamos neste estudo propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o gênero resposta, e através de atividades formativas, torná-los leitores e produtores proficientes. As propostas foram divididas em 3 eixos: a) estratégias para o uso da argumentação; b) articuladores textuais e por fim c) trabalhando a coesão e coerência por meio da revisão e reescrita. Estas propostas foram aplicadas em uma escola de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu-PA. A avaliação diagnóstica e formativa foram aplicadas no terceiro eixo e obtiveram resultados que contribuirão com o aprimoramento docente no quesito ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre a importância da inserção de aulas experimentais em Química no município de Curuçá-PA
    (2022-08-31) LIMA, Valéria Leal; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Esta pesquisa que tem como anseio metamorfosear a atual conjuntura educacional do ensino de química do Ensino Médio, na qual, ressoa a proposição de que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza, trata-se de natureza aplicada e com uma abordagem qualitativa realizada em duas Escolas Estaduais do Município de Curuçá-PA com o intuito de demonstrar a importância e eficiência do trabalho com as aulas experimentais em química e abraçando tal questão como uma das alternativas mais plausíveis encontrada como proposta educativa. Diante disso, ratificou-se maior interação dos alunos na aula, questionando as experiencias e especulando resultados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência da monitoria na disciplina Laboratório de Química Orgânica l: a importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem
    (2022-12-06) MEDEIROS, Paulo Breno da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica pelo programa PGRAD-MONITORIA na disciplina laboratório de química orgânica l, ministrada ao curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará UFPA, Campus Ananindeua, no ano de 2022, semestre letivo 2022.3. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de química da UFPA, onde o monitor mediante as dificuldades e desafios encontrados no percurso da disciplina, auxiliou os discentes em práticas laboratoriais de extração de óleos fixos e voláteis, bem como na verificação de metabólitos secundários. Ao final das atividades desenvolvidas pelos discentes foi preparado relatórios onde os discentes apresentaram suas práticas laboratoriais e seus resultados obtidos nos experimentos, o estudo ainda buscou discutir os conceitos obtidos pelos monitorados na disciplina e a importância do monitor como elo entre os discentes e o docente ministrante da disciplina, reafirmando o papel fundamental do programa de monitoria no processo de ensino-aprendizagem adquirido pelo monitor dentro do programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The perception of english language teaching-learning as FL/L3 by ICEPSA-Altamira deaf in non-bilingual schools
    (2022) LANGER, Rosiane dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
    O presente artigo visa investigar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino público regular em Altamira a partir das percepções de alunos surdos associados ao Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA), abordando as principais problemáticas vivenciadas no referido contexto escolar. Para esta pesquisa de origem qualitativa foram escolhidos quatro surdos pré selecionados. Concerne às referências teóricas, os estudos de Spasiani (2018), Roque (2018) e Silva (2019), dentre outros autores que discutem a relação dos aprendizes surdos no ambiente educacional. Os dados coletados foram adquiridos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e os resultados foram descritos em três categorias especificadas no escopo deste trabalho, as quais apontam para a falta de intérpretes de Libras em sala de aula, bem como a falta de material didático adequado aos alunos surdos. Contudo, percebe-se o reconhecimento da importância de aprendizagem do inglês como L3 no cenário individual e global atual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    The use of playfulness as a resource in the teaching-learning process
    (2022) ARAUJO, Luana Valentim; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo
    (2023-01-25) MOURA, Adilson Mateus dos Santos; ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7046508747408574
    O artigo é resultado de pesquisa acerca da educação superior no contexto do programa de incentivo à docência (monitoria), decorrente da compreensão e intervenção por meio de atividades, técnicas e metodologias pensadas a partir da Teoria do Aprendizado Significativo de David Paul Ausubel e Joseph Donald Novak aplicada na turma de Direito das Relações de Consumo II do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da monitoria na relação de ensino-aprendizagem diante da aplicação de atividades e planejamentos orientados pelo modelo de valoração cognitiva com intuito de transpor obstáculos circunstanciais, pontuais ou intrínsecos à atividade educativa. Ao longo do artigo mostra-se que a monitoria possui funções próprias, devendo combater o conhecimento puramente arbitrário, propondo conhecimentos e atividades dotadas de capacidade significativa, tomando por base o conhecimento prévio do aluno para então, intervir e consolidar, ou expandir esse conhecimento preexistente. O método que guiou este trabalho foi a pesquisa-ação por meio da abordagem qualitativa. Ao final e ao longo do processo desta pesquisa obtiveram-se resultados otimistas, pois a metodologia proporcionou a auto reflexão dos alunos, assimilação significativa dos novos conhecimentos e valoração da realidade por meio dos conhecimentos adquiridos. Aduz-se, na conclusão, que é essencial oferecer aos discentes metodologia de ensino sólida, devendo ser pensada com base no aluno, por meio dele e para ele.
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