Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching methodology"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The Importance of supervised internships in the training of english language teachers
    (2025-09-15) OZORIO, Walberth José do Mont Serrat; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    Este artigo discute a importância dos estágios supervisionados. Esta atividade é essencial nos cursos de licenciatura, com o objetivo de desenvolver aspectos relacionados ao ensino em estudantes de graduação, não apenas na teoria, mas também na prática e na experiência em sala de aula. Por sua vez, sua aplicabilidade estimula a reflexão sobre a prática docente, assim como incentiva os professores em sua formação para o ensino e na criação de uma sociedade justa e democrática diante das adversidades. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com alunos e professores da escola pública de ensino fundamental e médio E.E.E.F.M. Prof Yolanda Chaves, localizada na Av. Visconde de Souza Franco, no bairro Aldeia do município de Bragança, PA. O estágio é uma atividade que permite ao estudante aprimorar as ferramentas teóricas e práticas essenciais para o desempenho de suas funções, com o objetivo de promover e incentivar a prática e o desenvolvimento profissional. A prática docente do estagiário é baseada em sua visão como professor em formação. O texto é baseado em autores cujos trabalhos são referenciados neste artigo, como: Pimenta (2012), Kulcsar (1991), Scalabrin e Molinari (2013). Também é apoiado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apresentados aqui nos levam a compreender os desafios enfrentados na formação de futuros professores e a importância da relação estabelecida entre a comunidade escolar e a universidade por meio da realização de estágios supervisionados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de O.V.As no ensino de ciências na escola pública Miguel Bitar no município de Breves-PA
    (2018-02-01) FERREIRA, Amanda de Andrade; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma turma de ensino fundamental de uma escola pública no município de Breves-Pa. Considerando que a tecnologia está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, desenhando novas realidades, incluindo a rotina escolar, se pensou na importância de estudar estratégias metodologicas de ensino que incluem o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, foram formadas parcerias envolvendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bitar (professor e alunos) e o pesquisador, para avaliar se a inserção de O.V.As são recursos eficientes, que geram interesse em aprender de forma mais atraente e divertida. O resultado da pesquisa mostrou que o uso de O.V.As contribui pra os processos de ensino e aprendizagem em ciências aumentanto a motivação (desperta o interesse) e facilitando a aprendizagem ao permitir formas dinâmicas/interativas de representação do conhecimento que contribuem para compreensão de conceitos, processos e fenômenos. Observou-se que a maioria dos alunos acreditam que com o uso de O.V.As podem auxiliá-los, contribuindo positivamente em seus rendimentos nos exames escolares aumentando suas notas. Porém, para que essa condição vire uma prática rotineira, é necessário que haja investimento estrutural e em cursos de capacitação dos professores.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA