Navegando por Assunto "Teaching internship"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio de docência: vivências do/no ensino remoto(2022-06-30) ARACATI, Danielle Santana; MONTEIRO, Luís Paulo Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2768643352688246; https://orcid.org/0000-0002-9724-0734; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste texto tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência vivenciada na disciplina Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As aulas do estágio ocorreram de forma síncrona e assíncrona. O primeiro com a utilização do Google Meet e o segundo a partir de orientações e materiais disponibilizados em uma sala de aula virtual no Google Classroom. Essa disciplina ocorreu no período de quinze de março a vinte e três de abril de 2021, durante o Ensino Remoto Emergencial (UFPA/ERE-2020). Assim sendo, relataremos aspectos de nossa participação no estágio, com foco na elaboração de materiais didáticos para disponibilizar no ensino remoto, bem como observações sobre como aconteceram as atividades em uma escola pública estadual de Belém-PA. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995), com reflexão da experiência de registros realizados em diários de bordo. De nossa observação, percebemos que as escolas têm trabalhado com recursos pedagógicos para o ensino híbrido, que no contexto do estágio foi caracterizado pela disponibilização de materiais impressos e em formato digital em grupos de WhatsApp. Para a análise utilizamos uma das atividades elaboradas para a socialização no grupo da escola participante. Da nossa participação no estágio, compreendemos que os saberes profissionais docentes são temporais, plurais, heterogêneos, personalizados e situados e que é necessário atentarmos para o inesperado, para adequar nossa atuação em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência docente com dialogicidade em estágio supervisionado na EJAI do curso de Pedagogia da UFPA/CCAST(2023-09-18) BRITO, Jamile da Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências na docência com dialogicidade de uma acadêmica de pedagogia no estágio supervisionado na Educação de Jovens, Adultose Idosos (EJAI). Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, com uso de observações, diário de campo e conversas informais durante a realização do estágio de observação e regência no primeiro semestre de 2023, em uma turma no turno da noite do 1o seguimento e 2a etapa A, que corresponde ao 4o e 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, composta por 22 alunos matriculados, com uma professora regente, em uma escola municipal de Castanhal. Os resultados da experiência, no estágio de observação, permitiram momentos de vivências humanizadas e aprendizagens dialogadas com superação dos atos de ensino. Percebeu-se a presença do método tradicional de ensino da professora regente. Porém, com diálogos construtivos, considerando as necessidades e anseios dos alunos, constatando-se que para a regência na EJAI, podem ser utilizadas diferentes estratégias de ensino. Conclui-se que a dialogicidade, na sala de aula, é fundamental para entender a realidade, as dificuldades, assim como, criar um ambiente em que os educandos se sintam bem em compartilhar suas dúvidas, tornando o aprendizado significativo e envolvente, pois encontram-se mais motivados para participar das aulas na EJAI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias e reflexões de uma professora em formação(2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.