Navegando por Assunto "Teaching and learning of the portuguese language"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O trabalho de oralidade nas aulas de língua portuguesa: uma experiência a partir do PIBID(2025-09-03) MOREIRA, Poliana Camilo; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O ensino da oralidade nas aulas de português constitui um dos pilares fundamentais da disciplina, mas sua prática ainda precisa ser urgentemente repensada pelos docentes. A presente pesquisa surgiu a partir das indagações críticas emergidas durante as vivências enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizada nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Esmerina Bou Habib, no município de Abaetetuba-PA. As observações realizadas em sala de aula revelaram uma situação recorrente: a negligência no trabalho com a oralidade que resulta em um bloqueio dos alunos para falar em público, muitas vezes alimentado pelo preconceito linguístico em relação a suas variedades dialetais. A justificativa para essa investigação, fundamenta-se na percepção de que os professores, em sua maioria, não trabalham a oralidade de forma intencional e priorizam quase que exclusivamente a escrita. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo é refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa, e visa também, identificar se as lacunas específicas existentes na prática docente em relação ao ensino da oralidade e não se limita a apontar a problemática, como também propõe estratégias pedagógicas concretas e sistematizadas para superar o modelo tradicional, criticado por Antunes (2007). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e a análise foi feita por meio de dois instrumentos principais: a observação participante das práticas docentes em sala de aula e a aplicação de questionário qualitativo com quatro perguntas, contando com a participação de 19 alunos, em uma turma do 9° ano. Como resultado, a análise crítica das respostas, não apenas confirmou a hipótese da defasagem no ensino da oralidade evidenciando uma falta de preparo docente específico para essa modalidade, mas também, reforçou a necessidade de se oferecer aos professores subsídios para que possam melhorar sua prática.