Navegando por Assunto "Teaching Strategies"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de zoologia em escolas públicas do município de Bragança: o que dizem os professores?(2022-07-07) RIBEIRO, Luan Araújo; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661Este trabalho teve como principal objetivo analisar de que maneira está sendo trabalhado o ensino de Zoologia para os alunos do Ensino Médio em escolas da Rede Pública do município de Bragança, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Considerando a pandemia do novo coronavírus, optamos por utilizar a plataforma Google Forms, para aplicação de questionários a professores que atuavam no Ensino Médio, com perguntas objetivas e subjetivas. Além disso, utilizamos a análise de conteúdo para análise dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa, notou-se que a maior problemática apontada pelos professores participantes foi a falta de infraestrutura e recursos didáticos nas escolas, como por exemplo, de laboratórios com boa qualidade e coleções zoológicas para realização de aulas práticas. Uma parcela dos professores apontou que o recurso didático fornecido pelo governo para os professores utilizarem em suas aulas práticas e teóricas é o livro didático, todavia ele não supre todas as necessidades dos alunos. Consequentemente, levando os docentes à busca de novas estratégias de ensino, por meio de cursos ou pesquisas por conta própria de outras metodologias para complementar suas aulas, na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.