Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching/learning"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do gênero textual conto à realidade do ensino de língua portuguesa: uma análise sociolinguística, identitária e discursiva do conto “Nóis mudemo” de Fidêncio Bogo
    (2025-09-15) SILVA, Enilvan de Jesus Costa da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    O presente trabalho apresenta uma análise do conto nóis mudemo, de Fidêncio Bogo, embarcado nos conhecimentos sociolinguístico, identitários e discursivos caracterizados em seu contexto. Busca também destacar uma visão renovada de como ensinar língua portuguesa brasileira nas escolas, demonstrando um novo processo de ensino/aprendizagem desta disciplina, com a valorização das características do alunado, os quais trazem consigo tais marcas de registro social e acabam desembocando dentro do espaço escolar. Objetiva-se reconhecer as particularidades do aluno e partindo desse ponto, propor abordagens significativas na aquisição dos conhecimento em língua portuguesa em sala de aula. Usa-se como metodologia neste estudo uma revisão bibliográfica, com abordagem analítico discursiva, traçando uma estratégia de interrelações entre a linguagem, identidade e discurso. Sendo assim, buscou-se discutir com Bagno, Hall e Ramalho & Resende para esta análise. Nesta perspectiva, investiga-se as variações dialectais, as particularidades de fala, a identidade social e a força que o discurso no conto demonstra. Sendo assim, este trabalho irá externar o que não deve ocorrer dentro das aulas de língua portuguesa brasileira e auxiliar o educador na busca de novas metodologias para transformar, de forma positiva, seu alunado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA