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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais
    (2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação e nutrição escolar indígena: uma proposta de sequência didática
    (2021-05-21) ARAÚJO, Talles Vinícius Machado de; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620
    O avanço das tecnologias e o contato com os centros urbanos influenciam no modo de hábitos alimentares das comunidades indígenas afetando a sua qualidade de vida e saúde. Nesse contexto é importante uma abordagem na alimentação escolar indígena para valorização da cultura alimentar e culinária tradicional de forma a resgatar as atividades de pesca, caça e fomentar a agricultura tradicional, parte vital do sistema produtivo. O objetivo geral desse estudo é propor uma sequência didática para os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca da temática alimentação e nutrição escolar indígena para a comunidade Juruna de Vitória do Xingu/Pará. A sequência é constituída por seis etapas, a saber: a) diagnóstico; b) aplicação de conhecimento; c) problematização; d) análise das informações de rótulos; e) elaboração de cardápio e f) produção de mapas conceituais. Dessa forma, o trabalho visa contribuir no desenvolvimento de autonomia e senso crítico na busca de uma melhor qualidade de vida a partir da sugestão de uma sequência didática para discutir e abordar a temática alimentação e nutrição indígena no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio
    (2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire
    (2018-12-28) GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso e visa investigar as contribuições de Piaget, Ausubel e Freire na construção do conhecimento advindo da escola, a partir da valorização dos conhecimentos prévios bem articulados pelos docentes. Discuti como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Serão também apontadas algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino construtivista, analisando alguns contrapontos estabelecidos durante a pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Francisco do Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destaca-se: que os professores precisam articular melhor tais conhecimentos em seus planejamentos para uma aprendizagem significativa dos alunos, apesar de saberem de sua importância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA
    (2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
    (2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065
    Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737
    As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Beliefs as lens to understand teachers' perspectives over english teaching and learning
    (2019) SANTOS, Adriele Pinto dos; LIMA, Suzanny da Silva; http://lattes.cnpq.br/0283277406682074
    Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as crenças dos professores das quatro escolas públicas do Ensino médio de Monte Alegre – PA (Francisco Nobre de Almeida, Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará, Fernando Henrique e Carim Melém) acerca do ensino e aprendizagem de Inglês nestas escolas. Para conceituar a palavra “crença”, utilizou-se como referência as ideias de Almeida Filho (1993), Pajares (1992), Gardner (1998), Barcelos (2004), que contribuíram para esta pesquisa com suas definições acerca das crenças dos professores; Paiva (1997), Félix (1999), Moita Lopes 1996) que também enfatizam o estudo das crenças. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário com 7 questões e uma entrevista oral informal gravada com os quatro professores que atuam nas escolas de Monte Alegre – PA, visando esclarecer as crenças destes participantes da pesquisa, aonde foi constatado que os referidos professores acreditam ser importante que alunos de escolas públicas aprendam Inglês, porém a maioria dos professores acredita não ser possível aprender as quatro habilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bioquímica dos quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia: um material didático para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio
    (2025-02-19) GONÇALVES, Ruanna Caroline Tenório; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O livreto “Bioquímica do Quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia” é um material didático autoral que tem como objetivo ser uma ferramenta para aulas lúdicas de ciências pautado em três vertentes: interdisciplinaridade no ensino, contextualização regional e a promoção de aulas em espaços não-formais. Têm como justificativa as habilidades e competências pautadas na BNCC para o ensino médio, que colocam o meio ambiente como conexão conjunta com as temáticas das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O livreto traz como objeto central no viés conceitual para o ensino, o aprofundamento teórico sobre os quelônios presentes no zoológico privado Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides – Pará. A pretensão didática é apresentar um recurso para a divulgação científica e instrumental docente para suporte pedagógico de suas aulas em ambientes não-formais de ensino e/ou considerando seus elementos constituintes como contextualização os quelônios. No Brasil, os quelônios são abundantes, principalmente no bioma amazônico. Diante disto, através de uma pesquisa de campo realizada no Centro Amazônico de Herpetologia, que exibe vários quelônios, o material denominado livreto pôde ser produzido tendo o foco as características morfológicas destes animais correlacionando com a química de modo interdisciplinar. Contendo seis páginas, o produto educacional busca repassar as temáticas usando estratégias de contextualização do conteúdo e através do seu design pensado para aguçar a curiosidade de alunos do ensino médio. O livreto aborda a química orgânica por dois aspectos destes répteis: a carapaça e os lipídios; fazendo a ligação de moléculas, proteínas e minerais com as funcionalidades no organismo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA
    (2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciência na praça: a divulgação científica e tecnológica na Amazônia
    (2019-12-20) FERREIRA, Igor do Nascimento; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    Este trabalho visa apresentar o projeto Ciência na Praça, seu funcionamento, seus objetivos e os resultados obtidos. Finalidade esta que busca a elaboração e exposição de diversos experimentos, palestras e oficinas, de forma didática e lúdica, em diversas áreas do saber tais como: física, biologia, astronomia, engenharias, medicina e outros. O projeto tem por público alvo as comunidades da capital e do interior do estado do Pará, em especial, aos jovens estudantes do ensino básico das redes públicas de ensino. Em cinco anos de existência, foram visitadas mais de vinte localidades do interior do estado. Notamos, a cada evento, que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, haja vista que o público é crescente a cada edição, além da visibilidade que este vem ganhando junto aos órgãos administrativos e instituições de ensino dos locais visitados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Comparative analysis between BNCC and PCN's on english language teaching
    (2022-12-23) ALVES, Mário Célio da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
    O presente estudo tem como tema uma análise comparativa entre a bncc e os pcn's sobre o ensino de língua inglesa. O problema central dessa pesquisa são para saber o que esses documentos falam acerca das mudanças voltadas ao ensino da Língua Inglesa, buscando compreender em que medida esses documentos se aproximam ou se distanciam em relação ao ensino da língua. A partir desse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre os dois documentos na tentativa de compreender as mudanças, proximidade ou distanciamento dos mesmos em relação ao ensino da língua. Pois é sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são os documentos mais importantes para o funcionamento da Educação Brasileira. Para melhor compreender sobre esses documentos, a BNCC foi um documento elaborado a partir dos PCN, sendo mais específica porque determina com maior clareza, os objetivos de aprendizagem dos educandos, enquanto que os PCN, são normas e procedimentos separadas por disciplinas e preparadas pelo Governo Federal, porém, são normas que não são obrigatórias por lei. Mas a BNCC, é um documento obrigatório em todos os currículos, seja para as escolas públicas ou particulares, trazendo orientações aos objetivos de aprendizagem nas etapas da formação escolar de cada indivíduo. É um documento que não interfere nas metodologias usadas em cada escola, mas que estas, não fujam aos padrões da BNCC. De modo geral, com esta investigação foi possível perceber que há um alinhamento entre os PCN’s e a BNCC no que se refere ao ensino da Língua Inglesa. Para isso, foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, que se baseia em alguns autores como (Picanço, 2003), (Celani 2000), PCN’s (BRASIL 2000) e a BNCC (BRASIL 2017) e outros. Nesta pesquisa será feito uma busca na recente proposta curricular do Governo Federal, consolidada na BNCC em comparação aos PCN, para averiguar as possíveis mudanças ocorridas no ensino da língua inglesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
    (2021-10-06) OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA
    (2019-07-23) SILVA, André Anderson Lima da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar as concepções dos docentes sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância pois a afetividade faz parte da prática pedagógica do professor na Educação Infantil. Dentro deste contexto, a afetividade pode ser compreendida como sentimentos construídos através das trocas de experiências entre o ser humano, onde essas experiências afetivas contribuem para a formação da autoestima, das sensações e das relações entre as pessoas. O trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo sido desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. Para a discussão da realidade investigada o estudo utiliza as contribuições teóricas de autores como: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), entre outros. A pesquisa de campo ressalta a importância que a afetividade tem na Educação Infantil, pois através de observações analisou-se especificamente, a concepção dos professores de uma escola de educação infantil sobre a relação da afetividade com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a discussão dos resultados, a pesquisa constatou que os profissionais da Educação Infantil acreditam e utilizam experiências afetivas na escola, o que, segundo eles, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que oportuniza vivências oriundas de emoções, sentimentos, paixões acompanhadas da impressão do prazer e desprazer, ou seja, através das interações no contexto educacional, verifica-se o depertar de sentimentos como: cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, assim como raiva, frustração, tristeza. Enfim, esta pesquisa mostrou que o professor, para atender as expectativas em sala de aula, deve procurar desenvolver práticas pedagógicas diferencidas e capacitação profissional, afim de possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa na criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba
    (2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
    (2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança
    (2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica
    (2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629
    O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ
    (2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.
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