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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará(2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente(2019-06-24) SANTANA, Maria Eduarda Pereira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-12-06) VIEGAS, Suzane Moraes; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem matemática numa abordagem psicopedagógica(2020-02-18) BARBOSA, Edilene Machado; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho intitulado Ensino e Aprendizagem Matemática numa abordagem Psicopedagógica apresenta as dificuldades com a disciplina de Matemática expressadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e professores entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual as informações foram elaboradas por intermédio de questionários aplicados dentro de sala de aula com a turma e uma entrevista com os professores a qual realiza um estudo de caso descritivo e explicativo que vem investigar um fenômeno dentro do próprio contexto de realidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa de autores que comentam sobre barreiras no Ensino de Matemática, metodologias ativas e a associação com a Psicopedagogia para o enriquecimento dos estudos. Participaram da pesquisa, seis professores da rede pública de ensino e vinte e sete alunos do sexto ano. Mediante os resultados, foi observado que mesmo com a carência na Formação Continuada de professores, é possível constatar que há uma dedicação e um encanto quando o assunto é ensinar. Também teve relevância os transtornos psicológicos dos alunos que regularmente já possuem uma bagagem referente a Aprendizagem o que acarreta em criar ideias sobre julgadas quanto a disciplina de Matemática. Em vista disso, chegamos à conclusão que a capacidade de aprender é individualizada e construída diante de artifícios Psicopedagógicos que abrem caminho para uma aprendizagem mais significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio na formação de professores: contradições entre a teoria e a prática(2018-10-22) FARIAS, Ruthinere Ribeiro; SILVA, Silvio Domingos M. da; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Neste trabalho de conclusão de curso, procuro responder como questão de pesquisa a seguinte pergunta: Que contradições existentes entre a teoria e a prática e que são passiveis de identificação em uma escola pública do município de Castanhal-PA a partir do estágio? Para tanto, optei como objetivo investigar como as contradições entre a teoria e a prática são identificadas em uma escola pública do município de Castanhal (PA) a partir do estágio obrigatório. Na pesquisa busquei respostas às indagações pessoais a partir do método investigativo da Observação (LÜDKE E ANDRÉ,1986) que serviram como base para interpretação à luz do levantamento teórico. Foram vários atores observados, suas características que as personificam, seus modos de atuar com outras pessoas e etc. Meu local de pesquisa foi em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal (PA). A pesquisa permite afirmar do ponto vista crítico, que não se pode negar a grande contribuição dos profissionais que constroem a educação de nosso país, especialmente do município de Castanhal (PA), tendo em vista os avanços e demais conquistas que permeiam a história da educação no Brasil. Porém, os resultados mostraram que, na escola pesquisada, os professores ainda buscaram a profissão por acreditar que ser professor é dentre as profissões, uma das mais fácil; os professores não colocam em prática a teoria que recebem nas instituições de ensino superior; os professores não são docentes por que gostam, mas porque precisam do recurso financeiro; que alguns professores não gostam do que fazem, mas fazem porque são obrigados, por não ter, profissionalmente, outras opções; a maioria dos professores pesquisada não conseguem ser compreensiva às realidades do educando; e finalmente pude perceber também que existe uma relação de conluio entre professores e auxiliares de classe.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2022-02-25) AMORIM, Samia Laiane dos Reis; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente para alfabetização e letramento: uma análise a partir do currículo oficial do curso de pedagogia da UFPA/Castanhal(2019-06-28) SANTOS, Luana Ketellen Rêgo da Silva; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Saber alfabetizar uma criança das séries iniciais do ensino fundamental é uma das competências a ser construída pelos alunos do curso de pedagogia, na medida em que é deste curso a responsabilidade pela formação do profissional da educação que atuará na docência nos primeiros anos da educação básica. Neste sentido, o trabalho contempla discussões acerca da formação inicial de professores no âmbito do curso de pedagogia, analisando especificamente a formação para a alfabetização e letramento nas séries iniciais. O estudou fundamentou-se no paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizada através de uma pesquisa documental, levando em consideração também a experiência pessoal enquanto graduanda de Pedagogia na UFPA/Castanhal. A fonte de coleta de dados constituiu-se de documentos oficiais que orientam a formação de professores e discutem a alfabetização nas séries iniciais, dentre eles destacam-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal, o qual foi analisado sob a perspectiva da análise de conteúdo a partir das concepções de Bardin (2006), o qual destaca esta ferramenta a partir de 3 (três) etapas: 1) Pré análise, que corresponde ao primeiro contato com o material a ser estudado. É o levantamento e seleção dos materiais a serem utilizados para a compreensão do objeto de estudo. 2) Exploração do material, que é o momento no qual serão sintetizadas as informações dos materiais, separando-os em esquemas para a compreensão. 3) Tratamento dos resultados, no qual serão observados os resultados da pesquisa, inicialmente brutos, transformando-os em dados que façam sentido, à luz dos pensamentos de estudiosos que discutem tal temática. As discussões do objeto de estudo embasaram-se nos contributos de Cagliari (1982; 1998; 2009), Ferreiro (1999), Kleiman (1995), Nóvoa (1995), Soares (2003; 2005; 2008), dentre outros. A partir disto, considera-se que o curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal tem oferecido aos graduandos uma formação adequada, no que tange à formação docente voltada à alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental, atendendo aos princípios e às exigências oficiais. Constatou-se também que o currículo do curso abarca os principais objetivos propostos para o desenvolvimento do graduando a exercer a prática docente nas séries iniciais, discutindo teorias e práticas relacionadas ao objeto de estudo em destaque.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inconformidades pedagógicas do/da professor/a que ensina matemática nos anos iniciais(2021-10-11) MORAIS, Tamires Silva de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Discutir as “Inconformidades pedagógicas do/a professor/a que ensina Matemática nos Anos Iniciais”, nos conduz a várias reflexões sobre o processo de ensinar e aprender, voltando o nosso olhar sobre o papel do/a professor/a que se debruça ao Magistério dos Anos Iniciais com toda sua complexidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi motivado pela indagação: Que elementos são evidenciados pelos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais a respeito das limitações de suas práticas? Objetivou analisar os elementos que interferem no processo de ensino e aprendizagem, causando inconformidades aos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, em uma escola pública do município de Castanhal/PA. E, especificamente buscou: a) observar, identificar e descrever os elementos evidenciados pelos professores em relação às limitações no ensino de Matemática; b) discutir com base teórica as concepções dos professores participantes acerca do ensino de Matemática para a vida. Os resultados apontam a necessidade de reestruturação das normas de formação Matemática oferecidas nos cursos de Pedagogia, priorizando, as discussões e com reflexões sobre o papel do professor de Matemática para os Anos Iniciais, bem como, a mobilização de saberes matemáticos quanto o domínio do objeto de estudo (a própria Matemática) e quanto aos processos de ensino (a Educação Matemática).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intervenção docente no processo de produção textual: uma análise sobre as práticas de professores em formação inicial do curso de Língua Portuguesa(2017-09-29) BARBOSA, Patrícia Negrão; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Há muito tempo, estudantes do ensino básico vem demonstrando dificuldades em utilizar a língua escrita para expressar-se, no entanto, essa dificuldade relacionada à escrita não é só dos alunos, também o professor encontra dificuldades, mas do outro lado do processo textual, isto é, no processo de correção dos textos produzidos em sala de aula. Nesse sentido, para compreender como o professor em formação inicial intervém nos textos dos alunos, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de cunho etnográfico e de natureza aplicada, cujo objetivo geral é “refletir sobre o processo de produção textual a partir das intervenções dos mediadores, professores em formação”; os objetivos específicos são: identificar os tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos; verificar que modificações são realizadas pelos alunos a partir das intervenções; e verificar a linguagem utilizada pelos corretores durante a intervenção. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio, a aplicação de uma Sequência Didática (SD) em formato de Minicurso, em uma escola Estadual da cidade de Castanhal-Pa. No decorrer da aplicação, realizamos observações e anotações acerca das atividades em sala, referentes às atividades da SD, as conversas com alunos e professores, além de selecionarmos os textos para análise. Como referencial teórico, tomamos Bakhtin (2014), Geraldi (2012), Passarelii (2012), Ruiz (2015), Sercundes (2004), Travaglia (1996), Menegassi (2010), entre outros autores. A partir das tipologias de correção apresentadas por Ruiz (2015), observamos, durante a análise de dados, que os professores utilizaram em maior frequência a correção indicativa; quanto à resposta dos alunos às intervenções no processo de reescrita, na maioria dos dados os alunos buscaram seguir as correções, mas demonstraram dificuldades ao reescrever o texto deixando alguns problemas sem correção, cometendo novos erros na reescrita. O que nos levou a refletir que a dificuldade na reescrita está relacionada ao tipo de linguagem utilizada pelos professores no processo da correção, visto que, as informações acrescentadas nos textos estavam voltadas para os termos gramaticais.