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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ADOECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor (a) no município de Curralinho-PA(2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal(2022-12-19) SILVA, Monique Elane Barroso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Este estudo analisa a avaliação da aprendizagem nas discursividades de professoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Monteiro Maia em Castanhal-PA. O referencial teórico se baseia em Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, entre outros, para as discussões sobre avaliação da aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizamos o questionário semiestruturado com 03 (três) professoras que atuam no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Mikhail Bakhtin a partir dos conceitos de dialogismo e enunciação. Os resultados do estudo revelam que os discursos das professoras evidenciam uma concepção de avaliação voltada para a perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa, mediadora e emancipatória, desenvolvida por meio dos diferentes instrumentos avaliativos como as provas, textos, fichas de observação, registros, portfólios e outros, com vista ao acompanhamento e a contextualização do processo ensino e da aprendizagem. Concluímos, então que o processo de ensino e de aprendizagem está para além de uma avaliação tradicional em sala de aula, tornando avaliação da aprendizagem como uma ferramenta transformadora, especifica e reflexiva das inúmeras situações e desafios que o professor do ensino básico pode vivenciar em sala de aula. Sendo perceptível que as professoras no trabalho pedagógico e escolar constroem a multiplicidade do conhecimento, por meio do olhar diagnóstico, problematizador e mediador da avaliação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue: educar para prevenir(2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará: algumas reflexões(2019-01-11) SOUSA, Sheila Gomes Carneiro; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175Este trabalho busca refletir sobre a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). Caracteriza-se como de revisão bibliográfica e documental. A partir das leituras é possível identificar as concepções teóricas sobre a formação continuada docente. Apresenta a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia(2021-11-25) GOMES, André Romão; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas(2023-02-13) SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação em tempos da pandemia de COVID-19: dificuldades e desafios enfrentados pelos professores do município de Santa Luzia do Pará, Pará(2024-02-26) CAMPOS, Daiane de Sousa; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661O presente trabalho refere-se a uma análise sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará, estado do Pará, durante o pico da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A pesquisa foi aplicada por meio um questionário semiestruturado com dez perguntas abertas para sete professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará. A análise dos dados se deu por meio da análise interpretativa. Verificamos que os professores enfrentaram dificuldades no planejamento devido a situação inesperada de emergência de saúde pública, principalmente com relação a adaptação às tecnologias, com destaque para o uso de apostilas para alcançar os alunos sem acesso à internet. Observamos também que o aplicativo WhatsApp foi crucial para esclarecer dúvidas e fornecer informações aos estudantes. Os principais impactos emocionais e físicos que atingiram os professores devido a transição abrupta para o trabalho remoto foram: fadiga, irritabilidade e alguns desafios emocionais. Portanto, é imprescindível prestar cuidados à saúde física e mental na preservação do bem-estar psicológico e físico, pois este desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um manual: proposta de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em curso superior de bacharel em nutrição(2023-07-03) SILVA, Amanda Vitória Do Nascimento Da; SANTOS, Matheus Teixeira; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/006849773451186; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima Carvalhal; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471Um dos desafios da atual formação dos profissionais da área da saúde configura-se na mudança do ensino tradicional para um novo método que permita o uso de recursos tecnológicos e estratégicos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma tecnologia instrucional para docentes com propostas de metodologias ativas (MAPs) para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estudo metodológico quanti qualitativo que foi realizado no período de fevereiro a junho de 2023, na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, tendo como foco o desenvolvimento de uma tecnologia instrucional do tipo manual. A execução foi dividida em duas etapas: a) Diagnóstico situacional, com a caracterização do perfil dos docentes através da aplicação de um questionário online contendo questões abertas e fechadas sobre dados sócio demográficos (idade, sexo), formação acadêmica geral e uso das metodologias ativas de aprendizagem; b) Elaboração do Manual, tendo por base os conteúdos das respostas obtidas com os docentes e levantamento bibliográfico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA sob o número 5.872.241. Participaram da pesquisa 11 docentes, dos quais quatro atuavam apenas em estágios obrigatórios, portanto apenas sete atenderam aos requisitos do estudo. A amostra, em sua totalidade era composta pelo sexo feminino com média de idade de 40 ± 7,4 anos. Observou se que, todas as participantes (100,0%) já haviam tido algum contato e experiência na aplicação de MAP em sala de aula, bem como consideraram que a utilização tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos. No entanto, todas sinalizaram possuir algum tipo de dificuldade quanto ao seu uso em sala de aula, sendo as principais relatadas: a falta de tempo para organização pré aula (71,4%) e para a organização durante a aula (57,1%). A tecnologia instrucional elaborada foi intitulada: “Manual de Metodologias Ativas para Professores do Ensino Superior” , foi dividido em onze capítulos, nos quais foram apresentados assuntos relacionados às MAPs em sala de aula, como: aprendizagem baseada em equipes (ABE), aprendizagem baseada em problemas (ABP), avaliação por pares, dramatização, estudo de caso, gameficação, mapa conceitual e mental, podcast, problematização, sala de aula invertida e world café. O estudo possibilitou compreender as dificuldades relativas à aplicação das MAPs, e a necessidade de capacitação para o uso de metodologias. Além disso, espera-se que após o processo de validação, o manual elaborado possa incentivar e auxiliar os docentes à aplicação de MAPs no ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos do ensino fundamental maior da escola municipal “Dr. Anthódio Barbosa” em Tomé Açu/PA(2017) GONZAGA, Marlene de Nazaré da Silva; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955O presente trabalho foi desenvolvido numa escola pública regular de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu/PA, que tem em suas turmas alunos surdos. Pretende analisar o processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos através da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos professores de língua portuguesa e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); bem como explicitar as possibilidades e dificuldades vividas tanto pelos alunos surdos quanto pelos professores no que concerne o ensino da língua portuguesa para alunos surdos observando-se as metodologias para o ensino desta. Como aporte teórico para este trabalho temos: Quadros (1997; 2004; 2006 e 2008), Reily (2007), Goldfeld (1997), Perlin (1998), Silva (2002), publicações do MEC (1979, 1997, 2002), entre outros da área, bem como as vertentes mais correntes atualmente encontradas por meio de leituras de artigos científicos e outras publicações disponíveis que possibilitaram o desenvolvimento do estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA(2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A função do trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Santa Izabel/PA(2019-06-29) BESSA, Leticia Moreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente estudo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo, investigar a função e, por consequência a importância do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Santa Izabel do Pará/PA, buscando conhecer as ações desenvolvidas por este profissional neste espaço, levando em consideração a formação e a atuação pedagógica, o qual, historicamente tem se destacado por ser uma profissão exclusivamente voltado ao ambiente escolar, assumindo cargos comumente como professor, coordenador pedagógico e gestor escolar. Sendo assim, é importante conhecer as possibilidades para além deste ambiente. Deste modo, o estudo assume uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou-se compreender fala da participante e suas ações na instituição. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram, a observação, diário de campo, e a entrevista semiestruturada, com a participação de uma pedagoga que atualmente trabalha como coordenadora no CRAS de Santa Izabel do Pará. Os dados coletados mostram que o trabalho que esta profissional realiza, não ocorre somente dentro da área de sua formação, pois este possui uma equipe de profissionais que trabalham colaborativamente para atender a crianças, jovens, adultos e idosos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, ou que tenham seus direitos violados, sendo introduzidos a ações socioeducativas desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, afim de esclarecer a este público sobre seus direitos e deveres. Ou seja, o perfil do pedagogo, bem como suas competências são bem mais abrangentes que o da docência para a sala de aula, tornando-se uma profissão que pode existir para além dos muros do ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da percepção socioambiental dos professores para a construção de tecnologia social: um estudo de caso no Baixo Tocantins(2023-12-11) PINTO, Rosilene Farias; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446A percepção é uma forma de sensibilizar tanto o que observa quanto no propagar do que foi visto, neste processo, o professor é o principal aliado para compreender o ambiente a transmitir ao aluno, bem como solucionar os problemas, principalmente nas comunidades tradicionais. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção socioambiental dos professores de comunidades ribeirinhas e, a partir dessa visão, fomentar o uso da tecnologia social. A pesquisa ocorreu no distrito de Janua Coeli no mês de abril de 2023, que compreende 23 escolas ribeirinhas e quilombolas no Município de Cametá. Foram aplicados questionários semi estruturados, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. A maioria dos professores considera a área pouco conservada, citando a extinção de alguns animais ao longo do tempo. Destaca-se que a principal problemática ambiental foi a gestão de resíduos sólidos. Todos os professores consideram importante estudos nas ilhas para subsidiar a gestão pública. O estudo aponta a necessidade da reflexão do meio ambiente pelos professores, em razão de que os mesmos são os principais interventores em sala de aula e, dessa forma, promover o uso de tecnologia social, pois o professor e o aluno com o auxílio da tecnologia social podem solucionar problemas socioambientais de sua comunidade ribeirinha.Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) Mulheres-professoras: uma abordagem histórica para se pensar a trajetória e permanência de mulheres na docência na primeira metade do século XX no Estado do Pará(2023-07-11) LIMA, Amanda Ferreira de; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a trajetória das mulheres paraenses no campo da educação na primeira metade do século XX, enfatizando a formação de meninas e seu cotidiano nas instituições nesse período em questão e formação de mulheres professoras, a árdua trajetória e os percalços para o ingresso e continuidade da carreira em um início de século severamente marcado por discriminações e resistências a entrada e permanência da mulher nas instituições de ensino como professoras e os resultados dessas mudanças sociais, que começaram a impulsionar cada vez mais as mulheres a ocuparem espaços públicos, obter renda financeira, autonomia e ocupar cargos socialmente reconhecidos, rompendo com as regras da domesticação feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O clientelismo na contratação de professores temporários pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá - SEMED (2013-2018)(2019-05-20) COSTA, Daihana Maria dos Santos; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554Este trabalho objetiva entender o processo de contratação de professores temporários na rede municipal de ensino de Cametá. O seu recorte cronológico compreende as duas últimas gestões do município: a gestão do Partido dos Trabalhadores (2013 a 2016) e os dois primeiros anos (2017 e 2018) da gestão do partido Democratas. Os resultados indicam que a prática de contratação de professores é pautada em relações de natureza clientelista, envolvendo diversos atores, como: vereadores, professores temporários, diretores de escola, professores concursados, entre outros. E que esta não se altera independente do governo que esteja no poder. Ademais, observa-se que a precarização com relação a atrasos de salário e meses trabalhados sem receber, que acometem grande parcela dos professores temporários, acontecem pela inobservância do que dispõe a Lei nº 1.255/94 sobre os direitos e deveres dos servidores públicos contratados no município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A perspectiva ambiental no ensino de História em São João de Pirabas-Pa(2023-12-18) MAGNO, Gizelle Albuquerque; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho propõe fazer uma análise da Perpectiva Ambiental no Ensino de História de escolas do município de São João de Pirabas/PA, utilizando de questionários para entrevistar professores que atuam na área. Com a produção deste artigo, pretende-se compreender a problemática e os desafios que os professores de História encontram para inserir a Educação Ambiental em suas aulas, porque embora reconheçam a importância de trabalhar o ensino alinhado a esta perspectiva, são muitos os desafios. Este trabalho visa perceber também, quais definições os professores de História têm sobre a natureza e o meio ambiente dentro da prática educacional, se relacionam os conteúdos do currículo programático com o tema ambiental, se problematizam as modificações ambientais relacionando-as com a história local, se há alguma proposta no plano político pedagógico da escola em que atuam e/ou projetos sobre o tema, além de perceber quais disciplinas são envolvidas nessas propostas. Desse modo, é importante conhecer as discussões educacionais sobre a perspectiva ambiental no ensino de História das escolas de Pirabas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Phonetics and phonology as an intervention strategy to improve english learning among brazilian students(2019) ROCHA, Danilo Oliveira; FREITAS, Gizelia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/1844852727200026Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base(2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA(2019-01-11) MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História(2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.