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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de erros no ensino de matemática: um estudo bibliográfico
    (2025-09-13) GOMES, Breno Sousa; SILVA, Madson Soares; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Curso tem como objetivo analisar como os erros matemáticos vêm sendo discutidos em produções acadêmicas brasileiras, considerando-os não apenas como falhas, mas como recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem. O contexto do estudo parte da ideia de que o erro pode ser ressignificado como oportunidade de reflexão, investigação e reconstrução conceitual. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica. O primeiro trabalho, em formato de artigo científico, consistiu em uma análise de dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2019 e 2023, das quais seis compuseram o corpus final, revelando que os erros estão ligados a lacunas conceituais, práticas docentes e fatores emocionais, apontando estratégias pedagógicas que promovem reflexão e autonomia. O segundo trabalho, apresentado como capítulo de livro, configurou-se como uma Revisão Sistemática da Literatura em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2016 a 2024, reunindo 21 textos organizados em cinco grupos temáticos que discutem desde erros em conteúdos específicos até reflexões teóricas e pedagógicas sobre sua utilização no ensino. Conclui-se que, em ambos os trabalhos, o erro é reconhecido como elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem, funcionando como ponto de partida para práticas investigativas, formação docente e construção de ambientes reflexivos no ensino de Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos percorridos: um memorial de desafios, formação e transformação
    (2025-09-20) SOARES, Jacqueline Costa; SANTOS, Josiclei de Souza; http://lattes.cnpq.br/7588985867886177
    O presente trabalho tem como objetivo relatar minha trajetória educacional até a conclusão de mais essa etapa da minha vida estudantil, agora na formação do curso de Letras Língua Portuguesa. O relato apresentado busca destacar momentos importantes da minha vida estudantil, incluindo desafios superados, aprendizados adquiridos e pessoas que fizeram parte dessa jornada. Cada fase foi marcada por descobertas e crescimento constante, professores e colegas foram essenciais nesse processo, contribuindo com apoio, incentivo e inspiração. Participei de atividades extracurriculares que ampliaram minha visão de mundo e fortaleceram meu compromisso com o estudo e o contato com diferentes realidades foi essencial para minha formação. Este trabalho se apresentou como uma oportunidade única de revisitar minha caminhada desde os primeiros passos no universo da educação até os momentos mais recentes da formação no ensino superior. Não foi um percurso linear, tampouco isento de obstáculos, mas cada vivência contribuiu para a formação de uma profissional mais crítica, sensível e consciente do seu papel no mundo. Ao refletir sobre o processo formativo por meio de um memorial, pude compreender que o conhecimento não é algo que se acumula, mas sim algo que se constrói com base nas experiências, nos encontros e nas rupturas. Esta escrita foi, portanto, um exercício de ressignificação das dores e das conquistas, dos erros e dos acertos e também de fortalecimento da minha voz enquanto educadora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para a educação básica: desafios na escola pública municipal com alunos com deficiência em Gurupá - Pará
    (2023-01-24) TENÓRIO, Mônica Felipe; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Hoje a sociedade tem uma visão mais igualitária sobre os mais variados temas, não poderia ser diferente diante do tópico “inclusão escolar de pessoas com deficiência”. Muito tempo se passou até que este assunto ganhasse sua real relevância, mas agora com as mudanças de pensamentos e de atitudes com relação a Pessoa com Deficiênci, a sociedade e seus governantes passaram a dar o devido valor a este tema. Assim sendo, o presente estudo surge com o objetivo de analisar as ações para a Formação Continuada de Professores para atuação na Educação Básica no Curso de Licenciatura em Pedagogia diante dos desafios diários enfrentados na Escola Pública Municipal com os alunos com deficiência de Gurupá – Pará. A abordagem metodológica é qualitativa na modalidade de uma pesquisa documental. O estudo discorrerá primariamente uma breve definição sobre a formação dos professores da Educação Básica e enseguida pontuara a “educação especial e educação inclusiva”, na sequência farar-se-á um retrospecto histórico com relação a abordagem deste tema no Brasil, logo em seguida fala-se um pouco sobre os programas voltados a esse gênero de ensino e também o que a lei dispõe acerca da formação dos profissionais da educação desta modalidade de ensino, por conseguinte fala-se da educação especial no âmbito da rede de ensino público do município de Gurupá e ressalta a importância do curso de pedagogia para professores da educação infantil aos anos inicias do ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará
    (2015) MATIAS, Maria Helena Ferreira; SANTOS, Pedro Paulo dos; http://lattes.cnpq.br/4654476563553988; https://orcid.org/0000-0002-8793-1822
    O presente trabalho é o resultado de pesquisas na área de formação de professores, na especificidade da formação dos professores das escolas do Campo, intitulada Formação Inicial e Continuada dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola do campo no município de Acará. O objetivo foi Identificar como vem sendo conduzido o processo de formação inicial e continuada dos professores de C.N na escola em questão. A seleção da escola se orientou por ser a maior escola do polo rural do município de Acará, atendendo demanda de alunos dos cinco segmentos Educação Infantil, séries iniciais, séries finais, Sistema Modular de Ensino e etapas da EJA, tornando-se a maior escola a atender o público dessas faixas de ensino. Saber as dificuldades que os professores de Ciências Naturais enfrentam no processo de formação continuada, a minha atuação enquanto coordenadora junto a estes docentes e a diversidade sociocultural dos alunos que compõe a dinâmica educacional da escola. Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de questionários com os professores que atuam na escola no ensino de Ciências e observação em lócus. O eixo de análise tomou como questão norteadora: a formação inicial e continuada contribui para que os professores de C.N colaborem para o processo de ensino aprendizagem e com a valorização dos sujeitos do campo no sentido de construção de conhecimentos e na conquista de direitos? Após a análise dos dados, concluiu-se que nem a formação inicial e continuada possibilita para uma prática diferente em virtude de inúmeros fatores elencados pelos entrevistados, principalmente no que se refere às políticas educacionais de valorização do magistério direcionadas ao ensino de ciências e das escolas do campo. Os resultados bem como as reflexões sobre a formação continuada indicam que a prática pedagógica dos professores investigados é caracterizada pelo predomínio da aula expositiva, uso do livro didático como um dos principais recursos, insuficiência de aulas práticas de laboratório e de horário destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos. Os resultados apontam para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que garantam a formação dos professores de ciências em escolas do campo considerando as questões estruturais presentes nas mesmas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero discursivo e a interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens
    (2018-12-27) CARNEIRO, Maida Ondena Magalhães; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Esta monografia tem por objetivo analisar as relações integradoras de gênero discursivo e interdisciplinaridade na licenciatura para a formação do professor alfabetizador. Propõe responder o seguinte questionamento: “Que resultado de formação docente subsidiada pela Licenciatura Integrada estamos obtendo a partir da perspectiva do gênero discursivo e a interdisciplinaridade para a alfabetização¿‘. O interesse por esta temática da linguagem, gênero discursivo, surgiu como um sanar de inquietudes relativas principalmente à alfabetização e aspirações que a linguagem produz, aliada à atração que gera no sujeito em que percebe a língua como um artefato integrador e constituidor de uma sociedade. Destacamos a formação docente, baseado em princípios inovadores, dos quais cito a interdisciplinaridade. Encontro nesse diálogo uma aspiração de progresso ao qual desejo e me identifico. Apresentamos aqui estudos e implicações a cerca da temática mencionada. Adotamos no presente trabalho a perspectiva de pesquisa qualitativa-quantitativa. A pesquisa realizou-se com 20 alunos concluintes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá em Belém, dos turnos vespertino e noturno, através de questionário semiestruturado, comportando 09 questões abertas e fechadas. Diante do processo ocorrido, compreendemos uma importante articulação do ensino por meio de gênero discursivo para a educação, principalmente para a alfabetização, trazemos a interdisciplinaridade e a formação de professores para educação básica (em que destacamos a Licenciatura Integrada em Ciências, matemática e Linguagens) como uma articulação potente para alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem para o contexto educacional brasileiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Indícios de letramento estatísticos de jovens, adultos e idosos
    (2025-09-13) SOUZA, Adria Caroline Fagundes de; SULZBACH, Annelize Pantoja; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O objetivo geral deste trabalho é investigar os indícios de letramento estatístico entre jovens, adultos e idosos, com base nos níveis de compreensão gráfica proposta por Curcio (1989) e dos níveis de leitura de tabelas segundo Wainer (1995). Partimos da perspectiva de que na atualidade vivemos um mundo conectado onde os recursos visuais e a troca de informações é constante, nesse interim temos também a presença de dados, gráficos e estatísticas, e nesse contexto o letramento estatístico emerge como uma competência essencial para a participação ativa na sociedade. Nesse viés empreendeu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, no qual realizou-se a aplicação de uma pesquisa de campo em uma turma multisseriada de EJA, na Escola Esmerina Bou Habib, composta por 24 questões objetivas divididas em dois blocos temáticos, abordando temas sociais e ambientais com base em fontes confiáveis. A análise dos resultados utilizou elementos da estatística simples, sendo interpretada à luz da abordagem qualitativa, com foco nas dificuldades dos educandos e na compreensão de suas experiências. Como resultados a pesquisa aponta que embora a maioria dos sujeitos consiga realizar leituras literais, como identificar valores e dados explícitos, há uma queda significativa de desempenho nos níveis mais complexos, que exigem maior abstração, comparação e análise crítica. Isso foi observado tanto na leitura de gráficos quanto na interpretação de tabelas, com destaque para os baixos índices de acerto nas questões classificadas como “ler além dos dados” e “leitura no nível avançado”, foi possível também realizar uma análise intergeracional, a qual mostrou que os jovens tendem a apresentar maior desenvoltura nos níveis intermediários, enquanto adultos e idosos concentram-se nos níveis elementares. Como conclusão os achados reforçam a importância de inserir práticas de leitura de dados desde os primeiros anos escolares, além de promover estratégias que visem a educação continuada voltados para adultos e idosos. Assim, conclui-se que o letramento estatístico não é apenas uma competência técnica, mas uma ferramenta de empoderamento intelectual e social a qual deve ser promovida pela sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem e reflexão no ensino fundamental: práticas e desafios no processo de alfabetização em uma turma de 5º ano
    (2025-09-18) BITENCOURT, Antonilda da Silva; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831
    RESUMO (dc.description.resumo) - Fonte: PDF O presente trabalho originou-se das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em uma escola da rede pública municipal da cidade de Abaetetuba-PA, mais precisamente em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Diante das inúmeras indagações acerca do estágio supervisionado, sua contribuição para a construção da identidade docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, o objetivo deste trabalho, é portanto, analisar o estágio supervisionado como espaço de aprendizagem, reflexão e intervenção, destacando suas contribuições para a formação docente e o enfrentamento de desafios pedagógicos no ensino fundamental. Para a análise mencionada utilizou-se de pesquisa em caráter qualitativo, com abordagem descritiva e reflexiva, envolvendo observações sistemáticas, registros de campo e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, fundamentados na análise das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. As reflexões dessa experiência foram embasadas por referenciais teóricos que se destacam na discussão da formação docente e da prática pedagógica, dentre eles, Pimenta (1995); Pimenta e Lima (2012), que propõem uma concepção de estagio supervisionado que ultrapassa à visão tradicional de prática como aplicação de conteúdos; Tardif (2002,2014) que concebe os saberes docentes como sendo múltiplos, dinâmicos e socialmente construídos ao longo da carreira e das interações profissionais e Paulo Freire (1970, 1996) que compreende o estágio como prática investigativa, reflexiva e transformadora. Os resultados desta pesquisa evidenciaram tanto as potencialidades do estágio na consolidação de saberes docentes, na postura investigativa e no fortalecimento da práxis crítica, quanto os desafios impostos pelas condições estruturais da escola, pela vulnerabilidade socioeconômica das famílias e pelas lacunas históricas no processo de alfabetização. Observou-se que alunos do 5° ano ainda não dominavam habilidades básicas de leitura e escrita, revelando o caráter estrutural do insucesso escolar. Nesse contexto, conclui-se que o estágio supervisionado não é apenas requisito curricular, mas um espaço privilegiado de aprendizagem, pesquisa e intervenção, que possibilita ao licenciando compreender as contradições do sistema educacional e construir práticas pedagógicas éticas, inclusivas e transformadoras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Traçando trajetórias: da infância à universidade
    (2018-05-04) NASCIMENTO, Ana Lucia Moares do; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este estudo tem por objetivo narrar a trajetória da minha vida, a começar pela infância, relatando minha jornada escolar, à docência, a prática docente e à formação acadêmica no curso de Pedagogia pelo PARFOR. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, em autores como Teno (2013), Pinto (2013), entre outros, e autobiografia. Ao rememorar a minha vida tive a oportunidade de refletir sobre a trajetória docente, as minhas experiências em sala de aula, como era antes do curso de Pedagogia e como está sendo depois de concluir o curso. Destaco a importância das disciplinas que cursei, as dificuldades e a superação de obstáculos, tanto no curso quanto na minha vida pessoal. Finalizo a narrativa das minhas memórias com a certeza de que a Universidade me possibilitou enfrentar os desafios da docência com mais segurança diante dos conhecimentos adquiridos, a repensar não só nas atividades da sala de aula, mas na escola, no currículo que ela oferece aos educandos.
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