Navegando por Assunto "Teacher devaluation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira(2018-11-14) SANTOS, Maria das Graças Moura; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil(2022-07-11) ARNOUD, Amanda Bastos Cerqueira; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988A presente pesquisa tem como tema a formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil, tem como objetivo analisar e refletir sobre a produção teórica lida, relacionando-a com a realidade dos dados coletados, sobre à formação de professores dos anos iniciais e a desvalorização desse profissional no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico, além da realização de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionários com docentes dos anos iniciais. O trabalho aborda o processo da formação docente, e a formação continuada desse profissional e ainda a perceptível desvalorização dos professores na sociedade brasileira. Com a pesquisa observa-se que os docentes ainda sentem falta de prática nos cursos superiores de pedagogia e que ainda algumas instituições não oferecem formação continuada para seus profissionais. E fica evidente ainda, a necessidade da valorização do profissional docente para a melhora do sistema educacional brasileiro.