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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cibercultura na formação docente: memórias, narrativas e experiências em tempos de pandemia.
    (2023-05-12) MOREIRA, Judith Anteles; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    Neste trabalho relato a minha trajetória acadêmica com foco nas atividades curriculares realizadas por meio das Tecnologias Digitais em Rede. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi inspirada na escrevivência para montar a minha narrativa, isto é, as memórias e as vivências iniciais e as descobertas coletivas em todo o percurso da graduação, no período de 2018 a 2023. As experiencias narradas foram extraídas de conversas de grupos de WhatsApp e de atividades postadas na plataforma google classron. Concluo que os conhecimentos e as vivências com o uso dessas tecnologias digitais mesmo que de forma limitada, me permitiram acreditar que além de espaços e lugares plurais, essas redes educativas também contribuem com nossa formação docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
    (2022-06-29) TEIXEIRA, Ana Clara Lira; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    Esta pesquisa tem como o objetivo de realizar uma análise dos processos educacionais-artístico-formativos para a educação inclusiva a partir dos relatos autobiográficos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva em Licenciatura em Dança. Objetiva trazer um olhar, a partir dos relatos de experiência de uma aluna com deficiência auditiva, sobre a realidade da formação educacional, dos processos de inclusão e do papel do professor na instituição de ensino, que muitas vezes não estão preparados para lidar com alunos com deficiência. Consideramos neste trabalho que a formação de um professor é contínua, principalmente quando se trata do conhecimento da deficiência de seu aluno, e que os processos de formação perpassam pelo conhecimento da realidade a partir daqueles que a vivenciam. Assim, pretendo aqui colocar, a partir do meu ponto de vista, a questão da deficiência auditiva e o processo de inclusão da pessoa surda no contexto educacional pela perspectiva de uma aluna-artista-professora em formação com deficiência auditiva. Vejo como necessário na formação de professores todo um estudo de como lidar e criar estratégias metodológicas para trabalhar com pessoas com deficiências, e conhecer a rotina do seu aluno a partir de fora da sala de aula e da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais
    (2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296
    O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores para a diversidade cultural e religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará
    (2020-01-03) COSTA, Rosileide Farias da; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    É notável traços e influências da matriz africana na formação da população brasileira, apesar de haver no espaço escolar uma desigualdade no tratamento da abordagem de temas da cultura negra, principalmente no que tange aos princípios religiosos. Nesse sentido, é necessário existir nos cursos de formação docente qualificação adequada de modo que o profissional esteja apto a lidar com a diversidade presente no meio escolar em que se insere. Isso contempla o que as Leis 10.639 e a 11.645 orientam ao estabelecerem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e indígena no currículo escolar. Frente a isso, temos como objetivo analisar resumos de teses e dissertações que tratam da diversidade cultural religiosa africana na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico cujos procedimentos ocorreram em três momentos: no primeiro houve o levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados das bibliotecas de três universidades do Pará, defendidas de 2004 a 2019. No segundo, a seleção dos trabalhos e no terceiro, a análise dos resumos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam um grande distanciamento entre o que determina as diretrizes regulamentadoras desse ensino para a diversidade e a prática docente. Consideramos necessária uma formação adequada aos professores para a abordagem dessa temática, com bases sólidas para que a cultura e a história afro-brasileira possam ser transmitidas e valorizadas no meio educacional em uma prática curricular livre de medos e preconceitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
    (2018-12-27) TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    O ato inicial da aprendizagem da leitura e escrita é um processo que envolve diversas concepções teóricas e metodológicas, que visam alcançar a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Com a intenção de compreender os processos que envolvem o ato de alfabetizar, o presente trabalho apresenta as possibilidades e limites acerca de uma prática educacional de alfabetização, de uma instituição Municipal de ensino da região metropolitana de Belém, do Pará. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, de observação participante, com ligação direta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual a presente autora foi estagiária durante o período de 1 ano e 6 meses. Desse modo, foi desenvolvido as atividades de alfabetização com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, através do PPA (Projeto de Apoio Pedagógico às Crianças com Dificuldades de Aprendizagens), no qual realiza-se por intermédio da concepção pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA). Ao analisar as atividades em torno das escritas infantis nota-se a potência que envolve esse trabalho, entretanto não deve ser desvincular o limite que ocorre nessa prática, como em qualquer outra prática pedagógica de ensino. Portanto, estudar, compreender, analisar uma visão de ensino é mergulhar em sua teoria e na prática pedagógica, refletir sobre o encontro da prática e teoria e reformular ideias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
    (2021-02-26) BARATINHA, Amanda dos Santos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições/reflexões da educação hacker no processo de formação docente a partir do levantamento prévio sobre o ensino remoto na Universidade Federal do Pará/Campus de Breves. A questão norteadora da pesquisa foi entender qual a contribuição da educação hacker para a formação de professores? Dessa forma, se utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura e a pesquisa documental. Como aporte para a revisão de literatura, utilizou-se os seguintes teóricos: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), e Joye, Moreira e Rocha (2020). Na pesquisa documental, utilizaram-se dois relatórios, elaborados em 2020, sobre os limites e possibilidades do ensino remoto no contexto do Campus do Marajó-Breves. Por fim, conclui-se que a educação hacker pode instigar a formação docente na perspectiva da ética dos hackers, o que é fundamental para uma sociedade de sujeitos criativos, inovadores e proativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ver no mundo dos cegos e ser cego no mundo dos que vêem
    (2019-12-16) SILVA, Italo Rafael Tavares da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Esta pesquisa fez parte de experiências vivenciadas em um eixo temático do curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens, com foco no tema inclusão. Os principais objetivos são: refletir sobre as dificuldades encontradas pela aluna de baixa visão e identificar aspectos pedagógicos na sala de aula que estejam em concordância com informações na literatura pertinentes sobre essa deficiência visual. A pesquisa é um estudo de caso e análise é feita por meio de narrativa. A coleta de dados ocorreu por observação sistemática, conversa com a aluna e acompanhamento na sala de aula. Os resultados indicam que a formação docente ocupa um lugar de destaque sobre o assunto, onde há necessidade de adquirir conhecimentos básicos teórico-práticos de questões como, atenção à diversidade e inclusão, utilizar metodologias que favoreçam o desenvolvimento das pessoas com baixa visão e que atendam, minimamente, as necessidades especiais dentro de uma sala de aula. Consideramos, pois que o trabalho docente deva ser fundamentalmente colaborativo a fim de que as barreiras peculiares da deficiência sejam superadas. Por fim, o trabalho permite refletir sobre o importante papel escolar em garantir condições apropriadas de uma educação baseada no respeito às diferenças.
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