Navegando por Assunto "Tale"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes(2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso(2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto(2023-08-03) SANCHES, Murilo Henrique da Cruz; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ironia machadiana: uma análise do conto “A igreja do diabo”(2022-01-25) RIBEIRO, Renata Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho trata a respeito da ironia machadiana, por meio de uma breve análise do conto “A igreja do Diabo”, que foi publicado em 1884, no livro de contos intitulado “Histórias sem data”. Objetiva-se discutir o uso da ironia no conto machadiano “A Igreja do Diabo”. Os autores que serviram de referencial teórico Montello (1972, Veríssimo (1981) e Coutinho (1959 e 1969), entre outros. O presente trabalho segue as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, o corpus utilizado foi o conto machadiano “A Igreja do Diabo”. O conto de Machado de Assis será analisado visando encontrar em que partes do texto o escritor utiliza do recurso de ironia. Os resultados revelam que o conto machadiano é coberto de ironia, característica muito marcante na escrita de Machado. Conclui-se que o escritor possui uma brilhante visão contemporânea e sua literatura impressionista sobre essa “guerra” de Deus e o Diabo, do bem e o mal, a ironia da inversão de valores, a eterna contradição humana. Assim, constatar a ironia extremamente refinada em sua obra, revelam a capacidade incrível de um escritor, de um estilo elegantíssimo que revela uma aguda percepção da natureza humana e da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O regionalismo no conto O Carro dos Milagres de Benedicto Monteiro(2014) ALVES, Elis Regina Gonçalves; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374O presente trabalho tem por finalidade um estudo sobre o conto O Carro dos Milagres de Benedcito Monteiro tendo como base teórica o regionalismo, partindo-se do princípio que esta tendência literária é vista como uma literatura menor dentro dos círculos mais afamados da literatura brasileira. Para tal, buscou-se um referencial que desse suporte e garantisse a legitimidade do regionalismo como uma forma de expressão ficcional através de uma teorização que procurou conceitos, historização e correntes filosóficas que abordassem o tema. A partir daí, aprofundou-se a análise da temática dentro do conto, buscando paralelos e comparações entre os referenciais teóricos e a ação narrativa arquitetada pelo autor em tela, numa tentativa de relativizar a visão acadêmica e a visão ficcional emanada do conto.