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Navegando por Assunto "Tabu alimentar"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de tecnologia educacional sobre crenças e tabus alimentares no período gestacional
    (2022) ARAÚJO, Aléxia Maria Santos; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Durante o período gestacional experimenta­se diversas alterações, tanto fisiológicas, quanto anatômicas e bioquímicas, bem como dos hábitos alimentares, devido as crenças e tabus as gestantes se privam do consumo de alimentos importantes para a sua nutrição. Elaborar uma tecnologia educacional digital através de evidências científicas sobre as crenças e tabus alimentares para mediar atividades de educação alimentar e nutricional em gestantes. Estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de revisão integrativa da literatura, no período de outubro a novembro de 2022, critérios para seleção: artigos originais publicados em inglês e português, entre 2006 e 2022, disponíveis online e com aderência a temática. Foram encontrados seis artigos nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e ResearchGate. O estudo se sucedeu descrito em duas etapas: a contextualização da tecnologia educacional e o desenvolvimento da cartilha. Observou­se de acordo com os artigos selecionados, que as crenças e tabus alimentares estão presentes em alguns períodos, entre eles o gestacional, o que leva a algumas restrições na alimentação, como por exemplo: de proteínas, frutas cítricas/amargas, café, canela, comida pesada e, até mesmo, de comportamentos, como o comer por dois e os desejos da gravidez. Após a estruturação dos resultados foi elaborada a tecnologia educacional do tipo cartilha digital, dividida em introdução, gestação, alimentação saudável na gestação, nutrição, o que é crença e tabu? e crenças e tabus alimentares, com elementos facilitadores da leitura, de fácil compreensão e com recursos visuais atrativos ao leitor. A importância da elaboração da tecnologia educacional acessível às gestantes para desmistificar esses preconceitos em relação às crenças e tabus alimentares, melhorando a assistência do profissional nutricionista na Atenção Primária à Saúde na educação alimentar e nutricional adequada e segura à mãe e ao bebê.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tabus alimentares em pessoas com estomia no contexto amazônico
    (2021) AMARAL, Máyra Patrícia do Carmo; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218; https://orcid.org/0000-0003-0102-3960
    Introdução: o incremento de doenças crônicas nos últimos anos trouxe acréscimo da necessidade de colocação das bolsas de estomia. Mudanças ocorrem na vida destes indivíduos, e a alimentação sofre impacto, através de jejuns ou tabu alimentar, as pessoas param de consumir determinados alimentos, por medo e prevenção de situações constrangedoras. Objetivo: o presente trabalho buscou a correlação do tabu alimentar com o estado nutricional. Metodologia: Foram entrevistados indivíduos atendidos na unidade de referência especializada em Belém, Pará, a coleta de dados ocorreu através do questionário sociodemográfico, avaliação antropométrica, e da pergunta se a pessoa possuía ou não tabu alimentar, caso apresenta-­se se perguntavam quais. Resultados: 66 % dos participantes possuíam tabu alimentar, tanto homens quanto mulheres apresentaram para camarão e carne de porco, porém não houve correlação significativa com o estado nutricional ao se avaliar índice de massa muscular (p=0,13), adequação da prega cutânea tricipital (p=0,26) e da circunferência do braço (p=0,59) e circunferência muscular do braço (p=0,74). Conclusão: Indivíduos com estomia fazem exclusões na sua alimentação, apesar de não terem sido encontradas correlações com o estado nutricional, este ato pode trazer prejuízos.
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