Navegando por Assunto "Surdez"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e surdez: uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado(2018) SOUSA, Hellen de Paula Santos; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194Esta monografia teve por objetivo perpetrar uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado. Sendo desenvolvida com 6 (seis) adultos surdos na faixa etária de 18 a 29 anos de idade. A metodologia teve caráter qualitativo com base na pesquisa-ação, onde os instrumentos de análise a observação e as cinco dinâmicas aplicadas, que surgiram a partir do projeto A Surdez e o Sapateado: Estudo Neurológico dos Distúrbios das Vias Auditivas e o Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias de Ensino do Sapateado para Surdos. Para um melhor entendimento desta pesquisa, discorre dialogando com autores como: Alpendre (2008) que defende a surdez como sendo uma diferença cultural e não como uma deficiência, Garcia e Hass (2006) referendam à dança como linguagem universal capaz de proporcionar benefícios aos seus praticantes. As conclusões do estudo mostram que a técnica do sapateado para surdo, mostrou que conhecer o corpo e seus limites são fatores importantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível(2023-12-22) MARQUES, Richr da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental(2019-12-05) LOPES NETO, Alexandre Alfaia; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As expressões prosódicas das emoções na estrutura do discurso por crianças surdas(2018-05-21) SOUSA, Erica Aquino de; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Investigamos as expressões prosódicas na estrutura do discurso de crianças surdas. Adotamos como aporte teórico, Quadros (1997) e Pacheco (2011). Para Quadros; Pizzio; Resende (2009), as expressões não manuais (ENM) constituem-se por movimentos elaborados na articulação da cabeça (lateralização direita/esquerda, inclinação frente/trás), da face (sobrancelhas, olhos, bochechas, língua, lábios, nariz) ou do tronco (inclinação frente/trás, balanceamento dos ombros). Para Pacheco (2011), a relação entre movimentos faciais e variações prosódicas contribui para a percepção de aspectos prosódicos da fala, especialmente da ênfase (aumento do tom) e da atenuação (abaixamento do tom). Participaram deste estudo, 2 (dois) surdos (S1 e S2), sendo estes, usuários da Língua Brasileira de Sinais e 2 (dois) ouvintes (O1 e O2), todos cursando Ensino Fundamental da cidade de Moju, com idade de 10 a 15 anos. O material foi composto por 4 (quatro) narrativas, sendo 3 fábulas:“Chapeuzinho vermelho”, “Os três porquinhos” e “Frozen” e uma narrativa sobre experiências de vida para verificar as expressões prosódicas faciais de emoções alegria, medo, surpresa e desprezo. Solicitamos aos participantes surdos e ouvintes que contassem uma história de sua preferência, com o tema que achassem melhor e que tivesse cenas importantes que despertasse sentimentos. As participantes ouvintes e a participante surda (S1) escolheram as histórias de contos de fadas, enquanto que a participante surda (S2) optou por contar um aprendizado em Libras. Com base nos resultados, percebemos que das 4 emoções analisadas entre surdos e ouvintes, 2 são semelhantes, a saber, alegria e medo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA(2019-06-18) PESSOA, Alesandro dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho intitulado “O processo de inclusão de alunos surdos no 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itaituba – Pará” tem como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos na série em foco. Buscamos compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino regular e pelo professor especializado que acompanhou os alunos surdos na sala comum (cuidador); identificar as metodologias aplicadas pelos professores; investigar as formas que contemplam a instrução bilíngue na sala comum/regular, mesmo que os professores não tenham formação específica para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelos mesmos. A metodologia do trabalho envolveu uma pesquisa de cunho qualitativo com uma base descritiva. Os instrumentos de coleta de dados envolveram questionários que foram aplicados aos professores: uma professora da sala comum, um professor de educação física e uma professora cuidadora. O trabalho envolveu levantamento bibliográfico e pesquisa de campo para confronto da teoria e prática. A análise da legislação vigente sobre inclusão foi de fundamental importância e envolveu vários autores da área: Bisbo (2016), Brasil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima (2006), Liberato (2010), além de outros autores que contribuíram diretamente com o tema em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interface prosódia / pragmática nas expressões faciais das emoções dos surdos(2018-06-29) CARDOSO, Edinalva Cardoso e; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo principal compreender as expressões faciais das emoções básicas dos surdos, ponderando a interface prosódia/pragmática. Particularmente, identificamos a prosódia visual das seis (6) emoções básicas (alegria, medo, nojo, espanto, raiva e tristeza). Além disso, verificamos o aspecto prosódico da expressividade da emoção na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pressupomos que os indivíduos surdos encontrariam barreiras para expressarem as emoções básicas, devido estarem imersos em ambiente ouvinte. Tomamos como base a prosódia das expressões faciais das emoções nos contextos comunicativos tratados por Correia (2014); Queiroz (2011); Bodolay (2009) e a Teoria dos Atos de Fala de Austin e Searle (1981). Participaram deste estudo 03 (três) surdos bilíngues em Libras/Português, estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino do município de Abaetetuba/PA, com idade entre 18 a 24 anos. Durante quatro semanas, os participantes produziram em Libras 4 tarefas na seguinte ordem: a) produção textual em Libras de fábulas; b) produção em português e exposição em Libras de frases espontâneas; c) leitura e apresentação em Libras dos contos “Se um gato for” (Cipis, 2009); “Com certeza muitas dúvidas” (Silva et al, 2004); “O menino monossilábico” (Goltcher, 2006); d) produção em português e exposição em Libras de carta. Com objetivo de que verificássemos a realização das expressões prosódicas faciais (raiva, alegria, tristeza, medo, nojo e surpresa). Gravamos e descrevemos as expressões prosódicas faciais dos participantes surdos produzidas durante as tarefas mencionadas acima, para isso utilizamos o sistema FACS (Facial Affect Coding System), desenvolvido por Ekman, Friesen, e José C. Hager em 2002. Os surdos realizaram cinco (5) expressões faciais básicas da emoção: alegria, tristeza, raiva, medo e espanto, numa proporção de R- 5, T-2 e M- 2, de acordo com os contextos de interação, em que na exposição das tarefas haviam situações emocionais condizentes às expressões prosódicas. Adicionalmente, não produziram a prosódia da expressividade da emoção nojo. Notamos que a junção do contexto (pragmática) e prosódia (expressões faciais) são essenciais para o bom desenvolvimento dos enunciados comunicativos e que contribuem para compreender fenômenos linguísticos nas Línguas de sinais, no caso em Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção prosódica gráfica na leitura silenciosa de sentenças subordinadas ambíguas temporárias por surdos bilíngues LIBRAS/Português(2019-12-18) SANTOS, Hercules Rodrigues dos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Nesta pesquisa, investigamos a percepção da marcação da prosódica gráfica por meio do sinal de pontuação da vírgula do Português Brasileiro em sentenças subordinadas com ambiguidade estrutural temporária por surdos congênitos bilíngues e ouvintes monolíngues. Partimos do pressuposto de que os surdos acionariam as informações sintático-semânticas na desambiguação das sentenças-alvo, apropriando-se da prosódia implícita da LIBRAS, projetada por eles mentalmente, dentro das propostas que afirmam que a vírgula é um marcador prosódico visual no texto escrito (Cagliari, 1989; Pacheco, 2006) e da Hipótese da Prosódia Implícita de Fodor (1998, 2002, 2005). Além disso, testamos a interação da vírgula com outras informações gramaticais para a desambiguação e compreensão das sentenças dentro da interface prosódia-sintaxe-semântica por meio das estratégias Late Closure e Weak Semantic Principle de Frazier (1979) e a predominância de reanálise do input linguístico por meio da Hipótese Good-Enough de Christianson et al. (2001). Para tanto, aplicamos o experimento para seis indivíduos, sendo três surdos bilíngues LIBRAS/Português e três ouvintes monolíngues da Língua Portuguesa, cidadãos brasileiros da região do Baixo Tocantins (Igarapé-Miri e Abaetetuba) do Pará. Optamos por um recorte que abrangia o ensino médio (EM), graduandos do ensino superior (ES) e professores em atuação (PR), para prover diferentes níveis de letramento dos sujeitos à amostra. Assim, empregamos um experimento de leitura auto monitorada com materiais replicados de Ribeiro (2004), Fonseca (2012) e Carvalho (2016) nas condições Late Closure e Semantic Control com e sem vírgula. Os resultados apontaram que os surdos perceberam a vírgula na leitura silenciosa de sentenças subordinadas ambíguas temporárias. Adicionalmente, identificamos interação entre componentes sintático-prosódico-semântico pelos surdos bilíngues na resolução de sentenças sintaticamente ambíguas. Nesse sentido, o tempo de leitura silenciosa das sentenças das versões Semantic Control foi maior tanto para surdos quanto ouvintes, enquanto nas versões Late Closure e Com Vírgula foram menores para ambos os grupos, sugerindo que os surdos se orientam pelos princípios sintáticos gerais. Contudo, na compreensão global das sentenças, os surdos apresentaram mais dificuldades de compreensão em sentenças Late Closure sem vírgula que os ouvintes, indicando inconsistência durante o processamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri(2020-11-21) RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A representação da surdez no contexto das histórias em quadrinhos: análise do personagem Humberto da Turma da Mônica(2017-03-23) PAIXÃO, Priscila Silva da; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207Este trabalho traz como problemática: Como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? A partir desta problemática temos as seguintes questões norteadoras: O que é Representação? Qual o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica? Como a surdez é representada dentro do contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? De que forma ocorreram as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica? Para responder a estas questões traçamos como objetivo geral analisar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir de uma análise do personagem Humberto da Turma da Mônica. De forma específica visamos abordar teoricamente o conceito de Representação e descrever o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica; investigar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica; analisar as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica. Os autores que embasaram teoricamente nosso estudo foram: Pesavento (2005); Skliar (1998; 2003; 2010; 2011), Sperber (2001); Vergueiro (2004), e entre outros. Os procedimentos metodológicos de nosso estudo referem-se a uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizado como um estudo bibliográfico com característica de uma análise documental, na qual, utilizamos cinco revistas em quadrinhos para descrever como a surdez é representada no contexto das HQs da Turma da Mônica e como o personagem Humberto é rotulado e representado nas histórias em quadrinhos. Este trabalho tem como tema a educação especial e surgiu em função das nossas percepções acerca das representações sobre a surdez produzidas nas Histórias em Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, em que apresentam discursos ouvintistas sobre o personagem Humberto (surdo). Por meio de uma cultura oral, são inseridos discursos nas HQs que, muitas vezes tradicionais, marcam o ser surdo, ao longo do tempo, como um sujeito incapaz de se pronunciar ou de expressar seu pensamento. No presente estudo, apresentamos as representações sobre o personagem Humberto, e relacionamos tais representações às mudanças provocadas pelos pressupostos da Lei 10.436/2002.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Síndrome de Waardenburg: relato de um caso clínico(2009) FERREIRA, Juliano Rocha; AIRES, Lincoln Antonio; MAZIVIERO, Silvana Nobre de Assis; http://lattes.cnpq.br/3338392997071424; https://orcid.org/0000-0003-1773-5700; SOARES, Cláudio Galeno de Miranda; http://lattes.cnpq.br/4256635240351794Síndrome de Waardenburg é uma nosologia hereditária de herança autossômica dominante, na maioria dos casos com expressividade e penetrância variável, que se caracteriza por surdez congênita, distopia canthorum, alterações pigmentares da íris e dos cabelos. É causada por mutações genéticas localizados nos cromossomos 2 e 3. Os achados mais importantes são: alterações na pigmentação da pele e anexos, e surdez congênita neurosensorial que acaba por trazer alterações no desenvolvimento lingüístico do portador. No contexto social, sua importância está ligada a inserção do indivíduo como um todo, sobretudo quando problemas sensoriais estão presentes. O diagnóstico da doença é feito através da observação dos sinais fenotípicos clássicos da doença, além de avaliação audiológica, análise do ácido desoxirribonucléico (DNA), além de análise histopatológica das lesões hipocrômicas e da orelha interna. Trata-se de um estudo individual, observacional, predominantemente descritivo, tipo relato de caso, que objetivou relatar um portador de Síndrome de Waardenburg atendido em um hospital universitário. O atendimento foi realizado a nível ambulatorial, através de consultas seriadas. Identificou-se encanecimento precoce, hipoisocromia iridiana bilateral, ausência de distopia canthorum, surdez neurosensorial bilateral congêntia, alterações pigmentares em pé esquerdo, hipoplasia nasal e alterações displásicas em face média; o índice W foi de 1,4951. As alterações emocionais demonstraram comportamento por vezes agressivo com cuidadora, fato agravado pela deficiência auditiva do paciente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The teaching methodological and pedagogic practice analysis for teaching english as FL/L3 for deaf students(2022) CARDOSO, Kimberly Marjórie dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007O presente estudo trata da análise da prática metodológica e pedagógica de uma professora da rede pública de ensino a qual possui dois alunos surdos frequentes em sua classe. Assim, foram delineados os seguintes objetivos para esta pesquisa: Observar a existência ou não de material específico de ensino de língua inglesa para surdos oferecido pela instituição de ensino ou pelo professor; Verificar a participação e a interação dos alunos surdos durante as aulas de inglês; Investigar se há adaptações inclusivas didáticas das aulas de inglês pelo professor. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo, sustentado pela pesquisa bibliográfica. Entre os instrumentos para coleta de dados, utilizaram-se: observação não participante de um recorte de aulas de inglês e entrevista semiestruturada com a professora selecionada como participante do estudo. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública, ou seja, escola regular na cidade de Altamira-Pará, no norte do Brasil. Os resultados mostraram que tanto o professor quanto a instituição estão cientes da responsabilidade em oferecer um ensino inclusivo e significativo para alunos surdos matriculados na escola pesquisada. É necessário, no entanto, aprimorar as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem do inglês como L3 / LE para alunos surdos, por meio de uma formação continuada.