Navegando por Assunto "Supervised Internship"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução(2022-12-15) OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento; SOUSA, Gamaliel Tarsos deO Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental é um componente obrigatório dentro do curso de licenciatura em Pedagogia. Sendo ofertado no 7º semestre do curso. Possibilita ao educando experimentar de forma prática momentos teorizados em sala de aula, ao tempo que constrói novas habilidades e competências, ratificando sua vocação para o magistério. Dessa maneira, esse trabalho de pesquisa busca de forma teórica descrever a partir de experiências concretas, como o Estágio Supervisionado se desenvolve de forma prática. Analisa os diversos elementos necessários para sua condução no campo de aplicação, evidenciando cada uma dessas etapas. O trabalho é uma pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas, observação participante, fotografias, questionários e desenvolvimento de atividades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola no município de Bragança/PA, envolveu alunos e uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importância da organização sistemática e do envolvimento pedagógico entre estagiário, professara e alunos como essencial para o êxito do trabalho e como ferramenta de encaminhamento emancipatório do futuro educador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Infantil e os desafios do trabalho docente durante a pandemia: relato de experiência(2023-06-28) OLIVEIRA, Hellyna Viana; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106Neste trabalho, o propósito foi relatar as vivências dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ano 2019 matutino, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública do município de Altamira-PA, assim nosso objetivo foi analisar o processo de socialização entre a professora, acadêmicos e as crianças da turma do Pre I problematizando a questão: como ocorreu o processo de socialização durante o estágio e quais as dificuldades vivenciada pela professora, acadêmicos e os alunos? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com a subsequência da ferramenta de observação, participação e elaboração de um plano de atividades que auxiliaram na preparação pedagógica de atendimento aos alunos das turmas de Pré I. Paralelo a isso, fizemos uma revisão de literatura sobre as práticas pedagógicas no tempo de pandemia na área da educação infantil e também sobre a importância do estágio na formação do professor. Após a análise dos dados os resultados apontaram que apesar do estágio ser remoto os acadêmicos de pedagogia conseguiram ter essa imersão da realidade de uma sala de aula, pois foram produzidos materiais pedagógicos lúdicos, plano de aula e ornamentação da sala de aula para receber os alunos no retorno às aulas presenciais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) English teacher identity: experiences into the supervised internship(2024-06-03) RODRIGUES, Josymara Gabriele Sousa; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este artigo apresenta percepções acerca dos conceitos de identidade docente e reflexões sobre como o estágio supervisionado constitui um dos principais elementos para essa construção de identidade. Para tanto, conta com o referencial teórico composto por Hall (2006) no que tange à compreensão de construção de identidade em um contexto globalizado. O trabalho também recorre às análises de autores como Flores (2015), Gaignoux (2023), Reis, Van Veen e Gimenez (2011) sobre os elementos fundamentais para a construção da identidade docente. Do mesmo modo, as discussões sobre estágio supervisionado serão norteadas por Pimenta e Lima (2011). Em seguida, com base nos estudos dos autores mencionados, compartilho relatos pessoais sobre minhas experiências e reflexões de como o estágio teve um papel importante para minha construção e reconstrução como educadora. Desta forma, inicialmente, são discutidos conceitos relacionados à construção de identidade docente e seus principais elementos constitutivos, bem como a importância do estágio e sua relevância para a formação dos futuros professores. Por fim, são apresentados meus relatos de experiência nos estágios e de que forma estes contribuíram para a minha construção como docente. Esta é uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e documental. Considerando todos os conceitos e discussões abordadas no presente trabalho, conclui-se que o estágio supervisionado é um dos principais elementos para a formação, construção e reconstrução da identidade docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.(2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado(2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais(2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa(2020-01-06) MORAES, Maria Eliana de Souza; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093Tem-se como objetivo, no presente trabalho, relatar uma experiência realizada no período de estágio supervisionado obrigatório, em que tive a oportunidade de aplicar na prática o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica” como proposta de prática de ensino, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Belém. O texto está organizado da seguinte forma: introdução, caracterização da escola onde foi realizado o projeto, trabalho pedagógico desenvolvido pela professora regente, organização do ambiente físico da sala de aula, materiais pedagógicos disponíveis, observação da prática docente, atividades desenvolvidas durante o estágio e práticas pedagógicas, parte em que será relatada a realização do projeto citado. As conclusões a que se chegou foram as seguintes: que o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica”, de natureza interdisciplinar, teve como objetivo unir à abordagem de temas regionais, próximos a realidade e identidade dos alunos às áreas de conhecimento que a explicam, com a oportunidade do aprofundamento de seus componentes curriculares. A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”. O trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem foi valioso como prática do estágio e para além do esperado, apresentou à Escola a importância de um planejamento integrado, o prazer do trabalho coletivo que diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da referida escola, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação cidadã sustentável, alicerçada na pesquisa científica e no fortalecimento da cultura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência de estágio supervisionado na educação infantil: interações, brincadeiras e organização do trabalho pedagógico(2023-06-30) LINHARES, Ana Paula Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Esta pesquisa ora apresentada do Trabalho de Curso é resultante da experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil, na Creche e Pré-Escola Professora Ana Sousa de Oliveira, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campos Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos centrais caracterizam o contexto educacional da instituição, localizada no município de Bragança-PA; descrever a rotina escolar em turma da pré-escolar I; apresentar a intervenção didático-pedagógica realizada durante o estágio; e refletir sobre a contribuição desta atividade curricular para a formação docente como estagiaria. Esta experiência levou-me como pesquisadora ao externo da universidade, e me fez observar o ambiente que tem o papel de socializar o conhecimento e o dever de atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. E foi a partir dos projetos utilizados na escola que me levaram a conhecer a verdadeira realidade da creche, e como eu poderia aprender e acrescentar na comunidade escolar, durante meu tempo de estágio. Por ser a única instituição do município e ofertar a modalidade de Creche e Pré-Escola, se voltou a atender prioritariamente crianças de família carente, tendo como finalidade cuidar e educar a criança na sua totalidade. Com o passar dos anos a demanda por vaga na escola foi crescendo, os critérios de matriculas foram sofrendo ajustes, os sujeitos da escola foram se redesenhando, agora atendendo crianças de vários bairros da cidade, diferentes condições financeiras e também crianças com deficiência. Trabalhou-se a metodologia de recursos tecnológicos, a qual os alunos já estavam adaptados, a pedido da professora, pois já havia sido feito todo o planejamento das aulas. Estava sendo trabalhado contos de fadas, e os numerais. Tendo em vista que a professora usava vídeos para reforçar o que já havia ensinado. Nessa vivência tive muito o que aprender. Porem consegui observar que para uma creche e pré-escola, se trabalhava muito a alfabetização, percebe-se pouco uso de brincadeiras assistidas, com objetivo de ensinar, e sabemos que na fazes dos anos iniciais a brincadeira tem muito significado, em relação a aprendizagem. Contudo, prática do estágio trouxe significativas contribuições para nosso saber, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois ao nos relacionarmos com pessoas anteriormente desconhecidas foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho. A experiência vivenciada no estágio nos fez refletir sobre a nossa formação e nossa atuação enquanto futuros profissionais da educação. Como podemos melhorar nossa atuação juntamente com as crianças, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil? Essas questões só foram possíveis ser pensadas a partir da rica experiência vinda do estágio supervisionado em educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflections of teacher’s training in the supervised internship of observation in English language: challenges and possibilities in the "postmethod" era(2022-12-16) RAMOS, Evellyn Rayane da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deEste artigo é um relatório de experiência de observação no estágio supervisionado do ensino médio. O estudo baseou-se na necessidade de investigar a prática do ensino numa escola pública. As reflexões feitas durante o estágio foram associadas às perspectivas pós-método do ensino da língua inglesa. Teve como objetivo geral investigar a prática docente em uma escola pública, e como objetivos específicos refletir como as teorias aprendidas na universidade convergem com a prática docente observada no estágio. A metodologia utilizada foi qualitativa e as técnicas foram observações e entrevistas semi-estruturadas. O resultado que notámos ao observar as aulas é que embora o professora tenha um plano para organizar as aulas, existem muitos obstáculos que influenciam a sua prática, tais como o pouco tempo de aulas dado à matéria, a superlotação nas salas de aula, os desafios do ensino de alunos com necessidades especiais, etc. Tudo isto torna difícil para o professor desenvolver aulas mais atrativas, tendo em mente uma perspectiva pós-método. Este estudo mostrou-nos a importância de conhecer na prática os desafios do ensino do inglês na escola pública, e esta experiência é de grande relevância para a educação do aluno-professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino(2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A rotina como categoria pedagógica e as implicações da pandemia do COVID-19 na vida das crianças: experiências no estágio supervisionado na educação infantil.(2023-09-01) GOMES, Hevelin Taiana Aviz; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este relato de experiência é resultado do Estágio Supervisionado na educação Infantil, realizado em uma turma do Jardim II, do ano de 2021, na E.M.E.I Claudia Bethânia Ferreira Cavaleiro de Macedo. Objetiva abordar a importância do estágio na formação acadêmica do futuro educador/a enfatizando o quanto é necessário vivenciar a experiência da docência no processo de formação. Diante deste contexto, o relato apresenta uma metodologia de abordagem qualitativa a partir de um caráter exploratório investigativo. No trabalho de campo utilizou-se a observação sendo registradas no diário de campo. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento teórico-prático importantes sobre a relevância da rotina pedagógica para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e reflete o quanto a pandemia afetou o ambiente escolar apontando para as adaptações implementadas para garantir a segurança das crianças. Assim, ressaltamos a importância do estágio como uma experiência enriquecedora e bidirecional, onde educadores e crianças aprendem mutuamente. Destaca a complexidade da Educação Infantil e a necessidade de adaptar as práticas para atender às necessidades de cada criança, ressaltando o papel crucial dos educadores na construção de um ambiente de aprendizado eficaz e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of methods and approaches in English classes during the internship: an experience report(2022-12-16) ASSIS, Alline Ribeiro; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576O presente estudo busca descrever as atividades e métodos colocados em prática durante o período de estágio supervisionado. Em primeiro lugar, discutindo os métodos e abordagens de acordo com Larsen-Freeman; Anderson (2011) and Harmer (2007), entre outros. Um quadro foi elaborado para elencar as atividades e métodos utilizados nas aulas em ordem cronológica de aplicação. Igualmente, para fazer uma breve reflexão sobre sobre os métodos e abordagens os quais foram escolhidos para as aulas na escola pública, observando as relações desses métodos/abordagens com as crenças da professora estagiária a fim de tentar compreender as perspectivas de práticas metodológicas como professora estagiária e a influência dessas atividades no ensino e aprendizagem dos alunos. A análise e resultados mostraram a maior parte das atividades associadas com apenas um método específico, Audio-Lingual, refletindo a inclinação causada provavelmente pela familiaridade da estagiária com este método.