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Navegando por Assunto "Stress (Psicologia)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do nível de qualidade de vida e estresse em policiais do 2º batalhão da polícia militar do estado do Pará
    (2018-07-10) SANTOS, Jhuliane Costa; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436
    O estudo objetivou identificar e descrever, o nível de estresse e qualidade de vida em policiais militares no policiamento operacional na cidade de Belém, no 2º batalhão de polícia militar do Pará, indicando possíveis associações entre essas variáveis. Participaram do estudo 14 policiais operacionais. Foram utilizados instrumentos como a anamnese para coleta de informações sociodemográficas, WHOQOL-Bref, sobre a qualidade de vida e o PSQ-Org para identificar o nível de estresse a partir de fatores organizacionais. Os policiais militares apresentaram uma boa qualidade de vida geral e um nível de estresse moderado. Conclui-se que fatores como praticar atividade física e dormir bem podem contribuir com a percepção de qualidade de vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Esporte de rendimento na escola: estresse ou diversão? Uma análise a partir do olhar dos educandos
    (2018-07-17) RODRIGUES, Maria Cleane Sousa; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O estudo buscou verificar se o esporte escolar diverte ou estressa os estudantes/atletas vinculados ao Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará. Os elementos que permeiam a vivência do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), na relação da prática do esporte de rendimento na Educação Física Escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão? E, como objetivo geral: Compreender se, na perspectiva do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), o esporte de rendimento no âmbito escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão. A referente pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada junto a 12 estudantes/atletas que fazem parte dos times de handebol feminino e futsal masculino, com idade entre 10 a 16 anos (media de idade igual a 13) sendo todos do time principal. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e foram analisados considerando a técnica de análise do conteúdo. Este estudo demonstrou através dos relatos dos estudantes/atletas as situações que ocorrem nos treinos e nos jogos. Verificamos então, que as dimensões, estresse e diversão, acontecem frequentemente no que diz respeito ao esporte no âmbito escolar. Porém, apesar dos estudantes/atletas inicialmente destacarem as duas vertentes, os mesmos detalharam com ênfase, os agentes estressores em todos os momentos que envolvem o esporte praticado, sendo perceptível nos resultados a frequência do fator estresse no âmbito escolar pela prática do esporte de rendimento em detrimento a dimensão diversão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência do estresse e da recuperação sobre o desempenho esportivo em atletas jovens escolares
    (2019-06-27) CAXIAS, Márcio José Rosário; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868
    O estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo 50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e voleibol, todos do sexo masculino. Para avaliar as sensações autorreferidas de estresse e recuperação, foi usado o questionário RESTQ-Sport. Os dados foram analisados utilizando o programa Bioestat 5.0. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Para análise de dois grupos independentes foi utilizado o teste de Mann Whitney. Para análise de mais de duas amostras independentes, foi feito o emprego da análise de variância de Kruskall Wallis com post hoc de Student-Newman-Keuls. Como resultado encontramos que, No handebol, nas subescalas estresse social e fadiga a equipe H2 obtive maiores escores em relação a equipe H1, em contrapartida, nas subescalas bem estar geral e aceitação pessoal, a equipe H1 obteve maiores escores em relação a equipe H2. No voleibol, na subescala exaustão emocional, a equipe V1 obteve menores escores em comparação às equipes V2 e V4, na subescala auto-eficácia, a equipe V3 obteve maiores escores em relação às equipes V2 e V4. Desse modo, pode-se inferir que o estresse tem influencia indireta no desempenho esportivo, uma vez que, para obtenção desses resultados positivos precisa-se de um conjunto de fatores, além do fator psicológico como: experiência no esporte, treinamento físico, técnico e tático. No entanto, torna-se imprescindível a obtenção desses dados de estresse e recuperação prévios a competição, a fim de, maximizar o desempenho esportivo de uma equipe em uma competição escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Síndrome de burnout em árbitros de futsal
    (2019-06-27) RIBEIRO, Manoel Victor Botelho; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868
    A pressão psicológica recorrente e as exigências por um desempenho elevado podem influenciar de forma negativa a saúde psicológica do árbitro. Essa sobrecarga de estresse pode torná-lo propenso à síndrome do esgotamento profissional conhecido como Burnout. O presente estudo tem como objetivo verificar e comparar a percepção de burnout em árbitros de futsal em relação ao grau de escolaridade, ao nível de arbitragem e ao tempo de arbitragem. Participaram do estudo 41 árbitros de Futsal com média de idade de 41.85±11.47 anos, pertencentes à Federação de Futsal do Pará (FEFUSPA). Foram utilizados o “Inventário de Burnout para Árbitros”, composto por nove itens que associam as três dimensões da síndrome, e um questionário demográfico. Para a análise de dados foram utilizados a estatística descritiva e o teste U de Mann Whitney (p≤0.05). Não houve diferenças significativas na percepção das dimensões de burnout em relação às variáveis estudadas. Em conclusão, os árbitros se mostraram poucos propensos à manifestação da síndrome de burnout.
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