Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Strategies"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alunos com deficiência física em práticas esportivas na escola
    (2024-06-27) PINHEIRO, Danielle dos Prazeres; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este artigo apresenta análises sobre as dificuldades e estratégias, no âmbito escolar, para atender crianças com deficiência física em atividades esportivas; esse trabalho se justifica a partir de uma inquietação pessoal sobre a temática, visto que já me deparei com essa dificuldade no ambiente familiar. Desse modo, utilizei a pesquisa documental, onde foram selecionados cinco textos de um evento chamado Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), com o objetivo geral de analisar o processo de inclusão escolar e as estratégias curriculares com crianças com deficiência física nas práticas esportivas nas escolas, e os específicos: avaliar as estratégias pedagógicas que contemplam no âmbito do planejamento escolar (PPP) para a inclusão de alunos Pcd físico nas práticas esportivas, verificar que estratégias são utilizadas para incluir os Pcd físicos nas ações voltadas às práticas esportivas e refletir que métodos são utilizadas pelo professor de educação física em suas aulas para incluir o aluno com deficiência física nas atividades. Essa pesquisa é de caráter qualitativo então nos apoiamos em algumas contribuições teóricas de Glat e Blanco (2007), Sassaki (1998) entre outros; como resultado observamos que muitas estratégias estão sendo tomadas, como por exemplo a adaptação dos materiais, no entanto, ainda insuficiente, pois a discussão sobre a inclusão dessa temática ainda é discutida apenas em ambientes educacionais, dificultando que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento possibilitando o atraso do aluno PCD físico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
    (2022-07-28) LOBÃO, Maysa Melo; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    O presente trabalho é constituído pela compilação de trabalhos acadêmicos publicados em Anais de eventos, desenvolvidos durante a atuação como bolsista nos programas institucionais de iniciação à docência: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, o capítulo I apresenta o trabalho: “Game of DNA: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de genética básica, no 3ºano do ensino médio”, elaborado durante a disciplina de Genética no curso de Licenciatura em Biologia e, modificado durante a atuação no PIBID, no período de 2018-2020. O capítulo II, apresenta o trabalho: “Ensino remoto emergencial: a realidade da prática por trás do mundo virtual”, desenvolvido durante a atuação no PRP (2020-2022), em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, no período do ensino remoto emergencial, causado pelo vírus da COVID-19. A oportunidade de ter contato com a prática e discuti-la durante a formação do licenciando é fundamental para o perfil profissional que está sendo construído, e neste tocante, os programas PIBID e PRP desenvolvem esse exercício com êxito. Com base nos trabalhos desenvolvidos dentro dos programas, observa-se a troca mútua de conhecimento entre os residentes e os professores preceptores sendo de forma significativa para ambos, e enfatiza-se a necessidade que as políticas públicas precisam investir cada vez mais no aperfeiçoamento da formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2013-09-20) SANTOS, Josineide das Graças Fonseca dos; SOUZA, Liliana Silva de; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922
    O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar se as atividades práticas fazem parte do processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Educação Fundamental da Escola Joaquim Mendes Contente. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Importância da experimentação no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos dois questionários aplicados aos professores e alunos das Turmas de quarto ano “A” e quarto ano “B” e quinto ano “A” e “B” da referida Escola. O questionário aplicado aos Professores encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao ensino de ciências, concepções de formação e estratégias de ensino no intuito de apontar as dificuldades que os docentes alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso da metodologia da Experimentação como estratégia eficiente para que possam desenvolver nos estudantes um raciocínio científico e o estímulo ao espírito investigativo para compreensão das leis e fenômenos das ciências. O outro questionário utilizado nesta Pesquisa foi direcionado aos alunos destas quatro turmas, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da atividade experimental e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades experimentais relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades utilizaram de materiais alternativos e foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura plena em Ciências Naturais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA
    (2019-10-18) ROMERO, Dieckson Miranda; GONÇALVES, Arlete Marinho; http://lattes.cnpq.br/7435727268429237; https://orcid.org/0000-0001-8194-3622
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas de atuação dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Chagas da Silva no município de Curralinho/PA, em uma sala “regular” com aluno autista, pois Autismo é um transtorno que se caracteriza por diferenciações no comportamento do sujeito, principalmente na área de comunicação e das interações sociais desde os primeiro anos de vida. A pesquisa é de cunho qualitativo. Buscou utilizar técnicas aproximadas da etnografia, obtidos nas entrevistas e diários de bordo. A análise dos dados foi feita levando em consideração a análise semântica de Bardin (2011). Com isso, percebeu-se que a forma coma a professora desenvolveu suas atividades em sala de aula com o autista são baseados em aulas expositivas em que os alunos da turma participam de forma constante, no entanto ainda há falta de compreensão em se trabalhar com o aluno autista a partir do conhecimento do aluno e de seus interesses. A relação dos alunos autistas com os colegas de escola ainda é restrita, pela falta de conhecimento das especificidades do aluno TEA, em especial quando o aluno estereotipo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do marketing pelo personal trainer e suas estrategias de mercado
    (2019-03-07) MARQUES, Tiago Machado; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784
    O Personal Trainer, se desdobra para suprir as demandas de sua carreira, tais como: propaganda, fidelização e investimentos. O estudo tem por objetivo compreender a utilização de estratégias de marketing na captação e retenção de clientes por Personal Trainers atuantes em academia de médio porte da cidade de Belém. Bem como: a) definir como se dá a relação Personal Trainer e cliente dentro do contexto das estratégias; b) identificar as ferramentas mais eficientes quanto ao custo-benefício; c) pontuar o atual cenário acerca do esclarecimento sobre marketing. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa dos dados obtidos através do questionário contendo 33 questões pertinentes ao perfil, atendimento, precificação, estratégias e conhecimentos acerca do marketing. Constatou-se que os Personal Trainers se valem de estratégias como: a) diversificação dos espaços na realização do atendimento, embora a maioria atue em academias; b) realizam promoções para alunos antigos ou quando há adição de alunos; c) uso de banco de dados para agregar valor e responsabilidade ao serviço; d) estimula e participa junto ao aluno de eventos esportivos. A divulgação de seu serviço se dá de maneira mais eficiente em redes sociais (Instagram e Facebook), onde apresentam resultados mais satisfatórios em relação ao custo-benefício. Registrou-se que uma boa parcela da amostra diz ter referências sobre marketing, mas esses dados deixam a desejar quanto referentes a boas noções de marketing tidas pelos Personal Trainers. Conclui-se que é preciso ter mais propriedade do uso das estratégias de marketing pelo Personal Trainers para que obtenham resultados mais satisfatórios dentro da complexidade que é a sua atuação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA