Navegando por Assunto "Stories"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL: História, Memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA(2020-11-30) RIBEIRO, Dejailson Maciel; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias do Centro Apostólico João Bonal, instituição filantrópica de cunho religioso que desenvolve ações socioeducacionais direcionadas a crianças, adolescentes e jovens carentes do município de Anajás, localizado no centro do arquipélago do Marajó. Fundado pela Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana no ano de 2003, esta instituição oferece diversas atividades socioeducativas gratuitas e de qualidade para a comunidade local, exercendo um papel primordial na formação e resgate de sujeitos que se encontram excluídos, as margens da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho busca conhecer e registrar narrativas orais acerca da história e memórias deste Centro, discutindo suas contribuições para a formação social dos sujeitos atendidos. O estudo abordará também outras questões, como: O que as pessoas narram sobre a história do Centro Apostólico João Bonal? O que elas guardam na memória? O que a instituição representa para seus beneficiários? Quais as contribuições sociais, culturais e educacionais dessa instituição para a comunidade local? A presente pesquisa é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. Tendo fonte primeira de dados as narrativas orais de diversos interlocutores que conhecem de perto a instituição. Além de dados e informações de fontes documentais como livros de registros, relatórios, projetos, diários, iconografias e um documentário audiovisual. Tem como categorias de análise a história da educação e das instituições educativas, cultura escolar, práticas pedagógicas. Fundamentadas por bases teóricas e fundamentos de autores de renome como: Saviani (2006), Nosella e Buffa (2013), Libâneo (2007), Nora (1993), Julia (2001), entre outros. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada proporciona experiências de vida diferenciadas para seus frequentadores, através de práticas educativas relevantes que proporcionam aos sujeitos uma chance de transformação social. A pesquisa aponta também a importância da instituição para a comunidade local, pois a mesma desempenha um papel fundamental tanto educacionalmente como socialmente, resgatando e contribuindo na formação de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trajetória de vida educacional e os desafios da atuação profissional da EJA (Educação de Jovens e Adultos)(2018) LIMA, Selma Oliveira; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941Elabora um memorial é construir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil. Sendo assim, ao elabora este memorial levei em conta a critica e autocrítica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo procuro destacar os elementos que marcados por quebras de paradigmas, por coerência e incoerências e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minha trajetória que envolve o pessoal e o profissional. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que passam a dar vida ao memorial de trajetória e as transformações percebidas no decorrer das experiências passadas e atuais. Além de considerar este memorial alto-avaliativo, acredito que ele acaba se tornando um instrumento confessional de meus sonhos.