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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Empoderamento e violência feminina representado no imagético de capas de revistas(2019-02-28) VASCONCELOS, Isabela Esther; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo tem como objetivo principal analisar as capas das revistas SuperInteressante, edição 349, publicada em Julho de 2015 e ELLE Brasil, veiculada em dezembro de 2015. A escolha deste tema se dá pela importância da discussão acerca do empoderamento feminino. Para realização da pesquisa, foram selecionadas as capas das supracitadas revistas, assim como um levantamento bibliográfico, considerando o signo no processo de compreensão da leitura imagética. Para isso, aborda-se-ou estudos desenvolvidos pelos teóricos como PIERCE (2010), BAKHTIN (2009) e PÊCHEUX (1999). No artigo trata-se do aspecto simbólico que faz parte da terceiridade da teoria peirciana em que é discutida questões relevantes por trás das imagens.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário de si e sobre a polícia em letras de rap(2019-12-20) SOUZA, Luiz Renan Costa de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Esta pesquisa com base na teoria da Análise de Discurso de Linha Materialista/Francesa, de Pêcheux, analisou o discurso da cultura do Hip Hop a partir de um corpus constituído por letras de músicas do Rap brasileiro como as dos rappers Mc Cid, Emicida, Djonga, MVBIL. O objetivo é o de percebermos como os Rappers projetam o seu imaginário sobre si e sobre a polícia, considerando que, os rappers selecionados para análise se caracterizam por retratar no seu discurso, materializados em letras de músicas, as condições de existência dos negros e das camadas sociais dentro de contextos suburbanos e periféricos no Brasil, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, fez-se necessário também, abordar outros conceitos dentro dos edifícios teóricos da Análise do discurso para selecionar três sequências discursivas de três letras do Rap contemplando o jogo imaginário de sujeitos de Pêcheux. Assim, concluímos que o rap como gênero de denúncia social retrata um jogo de imaginários de modo dialético e que evidencia injustiças históricas do Estado sobre a população negra.