Navegando por Assunto "Spectacularity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e espetacularidade: processo artístico-religioso do grupo botões da rosa na festividade de Santa Rosa de Lima, Abaetetuba - PA(2022-12-12) SERRÃO, Letícia Maria Pinheiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de meu envolvimento como professora-catequista do grupo de Dança Botões da Rosa, da paróquia Santa Rosa de Lima, em Abaetetuba/PA. A pesquisa teve como objetivo compreender a espetacularidade e o processo coreográfico do grupo Botões da Rosa na Festividade de Santa Rosa de Lima, no período de julho à agosto de 2022. Enfatizo que o grupo se apresenta em festas religiosas como festas de santos e, principalmente, destaco que é um grupo católico. Como referencial teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia que estuda as práticas e os comportamentos espetaculares, conforme Pradier (1999), por meio dos estudos de Bião (2009) e Santa Brígida (2014). Para tratar da dança utilizei a autora Kassing (2016), principalmente, por utilizar como inspiração coreográfica os movimentos do ballet clássico e sobre processo de criação, me debrucei nas autoras Lobo e Navas (2003) e (2008). A abordagem se deu de forma qualitativa, com foco na etnocenologia, a fim de discorrer sobre o processo coreográfico. Como estratégia metodológica foram entrevistadas 03 pessoas da paróquia da comunidade, e as crianças e adolescentes que fazem parte desse grupo, não foram entrevistadas diretamente, mais seus corpos serviram como suporte desta pesquisa. Como resultado, apresento os processos que envolvem uma composição coreografia em dança religiosa, caminhos e métodos para chega na composição do espetáculo Flores de Santa Rosa, realizado no Auto da Rosa no dia 23 de agosto, data em que se comemora o dia dessa santa, considerada a primeira santa da América Latina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança em Bhakti Yoga: vivências de uma bhakti yogi artista pesquisadora e professora na perspectiva da etnocenologia(2023-07-11) SILVA, Thelma Verônica Bernardino Mendes da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente Trabalho de Curso teve como objetivo analisar a dança no Bhakti Yoga, por meio de minhas vivências como Bhakti yogi vaisnava artista-pesquisadora e professora de yoga. Como aporte teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia, conforme Pradier (1995) e Bião (1998), a fim de embasar a espetacularidade da dança no Movimento de Bhakti Yoga, sob a visão epistemológica das práticas e dos comportamentos humanos espetaculares. Amparada bibliograficamente por teóricos e pesquisadores como Valera (2015) e Silveira (2000) que são praticantes da dança no contexto espiritual do Bhakti Yoga, do Hari Nama Sankirtana e, da dança no templo vaisnava, os quais contribuem com o entendimento das culturas orientais. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, para isso, trago minhas experiências e observações de Bhakti Yogi. Como resultado, apresento minhas vivências na área da dança, por meio do grupo de pesquisa em Dança Moderna, da Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, apresentando o Tunga Vidya Natya Yoga, ou seja, o meu olhar-perceber-fazer sobre a prática da dança e sua conexão com o Divino e o sagrado. Dessa forma, as vivências relatadas em práticas de dança são como um caminho espiritual e artístico, no que diz respeito tanto a pesquisa e a produção artística, quanto para a preservação de um conhecimento ancestral milenar que é o conhecimento do Bhakti Yoga, em sua essência o prema bhakti, amor puro por Krishna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, espetacularidade e ludicidade no Boi Pavulento de Ouro em Benfica-Benevides/PA(2023-12-18) AMARAL, Talita Gabriele Ribeiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa Nº01/2023- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19. O presente artigo discorre sobre o Boi Pavulento de Ouro, do distrito de Benfica-BE/PA, criado e organizado pela autora-brincante, por meio dos estudos da Etnocenologia, que estuda as práticas e os comportamentos humanos espetaculares, de acordo com Pradier (1999). Dialogando com a Etnocenologia, trago a Ludicidade por meio de Andrade (2013), que se debruça sobre o estudo do lúdico. A pesquisa de cunho qualitativo, se delineia pela autoetnografia, apresentando o principal objetivo do trabalho, que trata da análise e escrita de uma experiência pessoal, no caso a vivência da brincadeira do Boi Pavulento de Ouro - pratica familiar, que se tornou mais consistente ao longo do Curso de Dança. Intitulei esse boi de boizinho-dançante, apresentando as principais características das danças populares: improviso e repetição, conforme Oliveira (2019), que estuda as danças populares paraenses. Trazendo como colaboradores da realização deste trabalho, minha mãe Luciane Ribeiro dos Santos e meu pai Eduardo Amaral Neto. No qual, concluo que na brincadeira do Boi Pavulento Ouro, me possibilitou estudar os mais variados comportamentos dos brincantes de forma espetacular, deixando o primeiro registro dessa tradição de um cunho familiar, em Benfica-BE/PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saídi: um estudo sobre a espetacularidade, história e memória da dança tradicional do Egito(2022-12-07) SILVA, Anicèe do Carmo e; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa No01/2022- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração e de apresentação, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19, de acordo com o Art. 4o, que no parágrafo I se refere à elaboração de texto científico na forma de resumo expandido; II - apresentação de trabalho em evento técnico-científico, com certificação e IX - relatório de projetos especiais. Nesse sentido, apresento o relatório do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Produção Artística – PIBIPA/ICA/UFPA do ano de 2020/2021, no qual fui bolsista, pelo Projeto de Pesquisa Dança e Etnocenologia, da Faculdade de Dança da UFPA, com a pesquisa intitulada Saídi: Um estudo sobre a Espetacularidade, História e Memória da Dança Tradicional do Egito, que teve como resultado, a criação de um vídeo documentário. A pesquisa se desdobrou em um Resumo Expandido denominado Raks al Assaya: a espetacularidade do corpo feminino na dança Saídi na contemporaneidade, comunicado no XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança da UFPA. Para isso, utilizei como referencial teórico-metodológico os estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Pradier (1995), Bião (1996) e Amoroso (2009) e sobre as danças árabes Leão (2020) e Mahaila (2016). A pesquisa definiu-se como pesquisa com abordagem qualitativa, pelo viés etnocenológico. Tendo como Objetivo principal estudos, pesquisa bibliográfica sobre a cultura, a dança e o folclore dos países árabes, sobre Dança do Ventre, Etnocenologia e Orientalismo. Sublinho que como praticante e professora de danças árabes, a pesquisa aumentou meu arcabouço de conhecimentos para ministrar aulas embasadas em conhecimento históricos e não somente prático, mas, principalmente, com referencial teórico-científico, proporcionando assim um melhor entendimento sobre a cultura e tradições do povo árabe.