Navegando por Assunto "Special and inclusive education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação especial e alfabetização: revisão de literatura sobre aprendizagem da leitura e escrita de crianças com Transtorno do Espectro Autista(2025-04-29) LOPES, Ewerton Brendo de Sousa; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105O estudo objetiva analisar a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na leitura e escrita da língua portuguesa. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com cunho bibliográfico e documental. Os dados foram obtidos através de pesquisas em sites, artigos científicos, portal do planalto, entre outros, selecionados a partir do tema alfabetização e autismo. Neste estudo, empregamos autores, como DSM-V (2014), Cunha (2017), Soares (2020), etc. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016). Os resultados apontam que é preciso que o educador possua uma formação qualificada na área e invista em educação permanente. Outro ponto relevante são as metodologias lúdicas, como: recursos visuais, estímulos táteis, musicalização, dentre outros, na alfabetização de estudantes com TEA. Os estudos evidenciam métodos que apoiam a alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre esses métodos, destacam-se: TEACCH – Tratamento e educação para crianças com autismo e com distúrbios correlatos da comunicação; ABA – Análise do comportamento aplicada; PECS – Sistema de comunicação por troca de figuras e AEE – Atendimento educacional especializado, Além disso, o método fônico também é amplamente utilizado. A combinação desses métodos com Tecnologias Assistivas (TA) pode ser uma estratégia eficaz para promover a alfabetização de estudantes com TEA. No entanto, é fundamental considerar as especificidades e a forma única de aprendizagem de cada aluno, adaptando as práticas pedagógicas às suas necessidades individuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores para a educação básica: desafios na escola pública municipal com alunos com deficiência em Gurupá - Pará(2023-01-24) TENÓRIO, Mônica Felipe; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Hoje a sociedade tem uma visão mais igualitária sobre os mais variados temas, não poderia ser diferente diante do tópico “inclusão escolar de pessoas com deficiência”. Muito tempo se passou até que este assunto ganhasse sua real relevância, mas agora com as mudanças de pensamentos e de atitudes com relação a Pessoa com Deficiênci, a sociedade e seus governantes passaram a dar o devido valor a este tema. Assim sendo, o presente estudo surge com o objetivo de analisar as ações para a Formação Continuada de Professores para atuação na Educação Básica no Curso de Licenciatura em Pedagogia diante dos desafios diários enfrentados na Escola Pública Municipal com os alunos com deficiência de Gurupá – Pará. A abordagem metodológica é qualitativa na modalidade de uma pesquisa documental. O estudo discorrerá primariamente uma breve definição sobre a formação dos professores da Educação Básica e enseguida pontuara a “educação especial e educação inclusiva”, na sequência farar-se-á um retrospecto histórico com relação a abordagem deste tema no Brasil, logo em seguida fala-se um pouco sobre os programas voltados a esse gênero de ensino e também o que a lei dispõe acerca da formação dos profissionais da educação desta modalidade de ensino, por conseguinte fala-se da educação especial no âmbito da rede de ensino público do município de Gurupá e ressalta a importância do curso de pedagogia para professores da educação infantil aos anos inicias do ensino fundamental.