Navegando por Assunto "Special Education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado(2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência(2021-02-24) LINS, Gesiely Milena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente artigo busca relatar as experiências de monitoria no ensino superior na disciplina Educação Especial Inclusiva, destacando o papel do monitor na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a futura docência. O trabalho se estruturou em duas fases: na primeira foi realizado levantamento bibliográfico, fichamento de materiais, sessões de estudo; além do planejamento das ações em sala de aula. Na segunda fase foram executadas as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula, como por exemplo: auxiliar o professor nas aulas expositivas dialogadas, acompanhar os alunos nos trabalhos, contribuir na elaboração dos recursos didáticos, entres outros. Conclui-se que o Projeto de Monitoria no ensino superior auxilia a formação inicial docente, considerando que permite o preparo para a docência, amplia a construção de conhecimentos e as habilidades do estudante-monitor. Bem como contribuiu para a formação da aluna na construção de sua identidade profissional e a sua futura prática docente.