Navegando por Assunto "Somatic education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo criativo em cena: um processo de criação em dança contemporânea a partir dos princípios somáticos da técnica Klauss Vianna(2015) FRASÃO, Silmara de Nazaré Gonçalves; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O presente estudo propõe investigar o processo de criação cênica em Dança Contemporânea de sete intérpretes-criadores do Grupo Coreográfico da Universidade Federal do Pará – GCUFPA, partindo dos princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna. A pesquisa é qualitativa de cunho fenomenológico. Os estudos desenvolvidos por Klauss Vianna (1990) e Jussara Miller (2007 e 2012) aliados aos demais autores como Siqueira (2006), Neves (2008), Salles (2011), Mendes (2010), Leal, Gomes e Brito (2012), Bolsanello (2010), Loreiro (2007), Strazzacappa (s/a), dentre outros, contribuem para o desenvolvimento deste diálogo entre o Corpo, a Dança e a Educação Somática. O presente estudo nos revela que partindo de um olhar semiótico proposto pela pesquisa entre a Dança Contemporânea e os princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna é possível gerar novos estímulos e descobertas corporais, ou seja, surge um novo trilhar para a criação coreográfica a partir da Dança Somática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ(2023-12-13) LOPES, Luana do Socorro dos Santos; SILVA, Anicée do Carmo e; http://lattes.cnpq.br/6597413505536593; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O presente estudo aborda a conexão entre Educação Somática, mais especificamente por meio do método GYROKINESISⓇ com a técnica de Dança Moderna de Martha Graham, o objetivo é identificar as contribuições do método Gyrokinesis nas aulas técnicas de Graham para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para a prática pedagógica. Os métodos utilizados para estudo foram, a pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa e a investigação-ação. Os procedemos ocorreram em dois momentos, no primeiro momento tratou-se da pesquisa bibliográfica cujos principais autores tais como Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) e Verdun (2013) colaboraram para o embasamento teórico assim como para a elaboração da pesquisa de campo. No segundo momento tratou-se da execução da pesquisa de campo em formato de oficina, aplicada com os integrantes do projeto Dança Moderna Americana – ETDUFPA. Os resultados coletados durante a oficina, foram analisados pelo método análise de conteúdo por Bardin (2015) na qual identificou-se que, a conexão entre ambas as práticas corporais promove a construção de um método perceptivo cujo qual os professores de dança podem utilizar como recurso didático dentro de sua concepção pedagógica.