Navegando por Assunto "Software - Avaliação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aplicativos móveis sob métricas de interação criança computador(2018-07-13) CASTRO, Casemira Caroline de Jesus; SOUZA, Daniel da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931As novas gerações começam a utilizar cada vez mais cedo a tecnologia em seu cotidiano, crescendo totalmente familiarizadas ao uso de dispositivos como smartphones e tablets. Com isso,é natural que haja uma preocupação cada vez maior em oferecer uma experiência de uso agradável e adequada a esse público através da criação de interfaces apropriadas às crianças, utilizando os conhecimentos de áreas como a Interação Humano Computador (IHC) e, também, da Interação Criança Computador (ICC), que concentra seus esforços não só aos critérios de qualidade de uso, mas também às peculiaridades do comportamento infantil. Neste contexto, o presente trabalho realizou um extenso levantamento na literatura, afim de propor materiais e métricas fundamentais para avaliação de ICC. Desta forma, testes de usabilidade foram adaptados às necessidades infantis e aplicados a um grupo de crianças com idades entre 4 e 6 anos. Foi realizada a avaliação das interfaces de dois aplicativos móveis de vídeos que são largamente utilizados pelas crianças, Netflixe Youtube Kids. Com base nas recomendações e nos critérios básicos de usabilidade definidos, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos nos testes, o que possibilitou ressaltar pontos positivos e negativos de cada interface e discutir sobre as percepções da interação entre as crianças e os aplicativos testados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de qualidade do sistema de atendimento SAGITTA no campus universitário de Castanhal(2018-04-04) FERREIRA, Ana Naiane da Silva; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760; ALMEIDA, Luciana Abdon; http://lattes.cnpq.br/3287436206925867Este trabalho aborda uma avaliação de qualidade de produto de software feita no sistema de atendimento da Universidade Federal do Pará, o SAGITTA, tendo como referência o estudo de padrões internacionais da série ISO/IEC 25000. A questão problema utilizada neste trabalho foi: “O SAGITTA pode ser considerado um sistema de qualidade? Os usuários estão satisfeitos em utilizar esse sistema como um sistema de atendimento?”. Buscando responder estas questões, a metodologia utilizada conta com questionários e cenários de avaliação, ambos baseados nas características da norma ISO/IEC 25010, tendo como público alvo os servidores técnicos administrativos e professores do Campus Universitário de Castanhal que utilizam o sistema, juntamente com os gerentes do sistema na Divisão de TI, caracterizando um estudo exploratório descritivo de análise qualitativa. A partir da análise dos resultados desta pesquisa, o SAGITTA foi considerado um sistema com qualidade, de acordo com a avaliação realizada. Além da coleta e análise das sugestões dos usuários, que podem ser úteis para a melhoria de alguns aspectos não críticos do sistema.