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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Arquivo Público do Estado do Pará como difusor sociocultural: as múltiplas percepções da sociedade sobre o arquivo (2011-2018)
    (2018) MORAES, Zilmilene Costa de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0002-7701-7877
    Dentro do escopo das funções arquivística tem-se a difusão como uma das funções que melhor atende a disseminação da informação em arquivos. Esta se apresenta por meio de metodologias voltadas a difusão educacional, editorial e cultural, envolvendo temáticas complementares como mediação e acesso. Diante do avanço tecnológico emergente de um pós-segunda guerra mundial, fator que contribuiu com as mudanças na forma como a sociedade se relaciona com as instituições culturais como: museu, teatro, biblioteca e arquivo, o que acaba impulsionando os profissionais da área a repensarem na renovação das metodologias tradicionais de difusão, com a finalidade de relacionar e aliar as tecnologias e a mediação neste processo. O estudo de usuários e a percepção que estes têm das instituições arquivísticas, nos dão subsídios para o uso de uma mediação voltada ao sociocultural, abrangendo educação e a promoção, divulgação dos serviços e atividades dos arquivos, como também, o desenvolvimento de projetos culturais. Por conseguinte, tem-se como objeto de estudo o Arquivo Público do Estado do Pará e como objetivo geral procura-se demonstrar as múltiplas percepções que a sociedade tem para com esse, derivando-se assim, o objetivo específico que tem por finalidade entender, refletir e analisar a melhor maneira de realizar difusão sociocultural. Entende-se que a difusão em arquivos requer estudos mais aprofundados na temática, visto que, fases como classificação e avaliação são mais abordadas, devido ao fato de muitos arquivos brasileiros estarem voltados ao desenvolvimento de atividades tecnicistas de organização e eliminação de documentos, postergando uma das funções que melhor se enquadram na função social do arquivista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As bruxas da modernidade: os discursos presentes em Malleus Maleficarum e suas influências na luta feminista
    (2019-12-18) FERREIRA, Suzi André; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Esta pesquisa apresenta como tema central a permanência dos discursos veiculados no livro Malleus Maleficarum, e suas influências em discursos modernos. Nessa preceptiva, o presente estudo tem como principal objetivo investigar como as características associadas às mulheres na Idade Média ecoam em discursos da sociedade contemporânea. Assim, buscou-se analisar como discursos reproduzidos entre os séculos V ao XV, socialmente difundidos e perpetuados no imaginário popular, tornaram-se, atualmente, parte da ideologia aceita por uma determinada classe. Para tanto, realizou-se uma análise teórico-metodológica de cunho qualitativo, ancorada na revisão bibliográfica. Os dados foram coletados do livro Malleus Maleficarum, bem como 25 tuítes que apresentam conteúdos com discursos que estão relacionados aos trechos do livro medieval, selecionados da rede social Twitter. Diante de tais análises, fora possível suscitar reflexões acerca dos processos que levam a reconhecer as bruxas da modernidade, configuradas em mulheres que lutam contra os estereótipos e paradigmas societários que insistem em subjazer a figura feminina na sociedade contemporânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento social da personagem Luzia em Luzia homem de Domingos Olímpio
    (2017) PAIXÃO, Maria Orlandina Batista; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O objetivo do artigo é analisar o comportamento social da personagem LUZIA em LUZIA HOMEM de Domingos Olímpio, é apresentar a figura da mulher, utilizando a personagem Luzia da obra Luzia Homem de Domingos Olímpio (1903), como base para ilustrar o comportamento feminino dentro do contexto social nordestino do século XIX. Como revelam as ações contrárias às convenções do período e mostrar como a mulher é tratada e se seu comportamento está de acordo com o que se esperava na época
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitores competentes na Literatura
    (2019-06-26) SARAIVA, Michelle Nascimento; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    Este trabalho tem como objetivo mostrar uma alternativa para que possamos ter alunos competentes na leitura e para que estes compreendam o que lêem. Além de mostrar aos alunos que a leitura pode transformar o modo de ver e viver numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente, demonstrando que a leitura pode nos fazer viajar e conhecer lugares sem sair do lugar. Neste artigo apresentamos uma sequência didática sobre o subgênero mito, que foi executada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental 5º ano, Bairro Industrial do município de Barcarena, mostraremos como levar nossos alunos a entender as características do mito e compreender o que lêem, além de levá-los a produção de um mito de conhecimento deles, para comprovar que ler, não é simplesmente decodificar letras, e sim, que está associado ao conhecimento que os alunos já possuem e as vivências que já tiveram.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Rito e educação: a capoeira como experiência educativa na cidade de Abaetetuba
    (2019-06-12) CUNHA, Daniel Fernando Moraes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    Este estudo teve como objeto de pesquisa as experiências educativas na prática da capoeira em Abaetetuba. Os objetivos da pesquisa são traçar uma análise que busque identificar na capoeira seus aspectos rituais e educativos e sua trajetória histórica no contexto da cultura brasileira, relacionando-a à realidade da capoeira em Abaetetuba. O arcabouço teórico da pesquisa é composto pelos estudos de Brasil (2008), Oliveira e Leal (2009) e Falcão (2004), que são as bases para construir o apanhado histórico da capoeira; Segalen (2002) e McLaren (1991), estes discutem a temática dos rituais e sua classificação, e também os escritos de Brandão (1981) e Pozenato (2003), autores que discutem experiências educativas, além de outros. A Metodologia de pesquisa é descritiva e a abordagem é de cunho qualitativo, pautada parcialmente na etnografia. Os instrumentos de coletas de dados foram entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. Os resultados da pesquisa revelaram que a capoeira possui características rituais nas suas músicas cantadas durante a roda, nos seus instrumentos, toques de berimbau e no seu jogo. Os resultados também mostraram que a capoeira possui diversas experiências educativas ocorrendo nas suas práticas. As letras das músicas, e os movimentos executados durante o jogo são exemplos disso, pois transmitem valores, saberes, vivências e possuem um caráter emancipador e conscientizador, formam cidadãos e exercem um trabalho político para as transformações sociais. Este estudo chegou à conclusão que a capoeira é uma prática multidimensionada, que possui uma grande carga simbólica e valor cultural para a população abaetetubense. Concluiu-se também que as dimensões cultural, ritual e educacional da capoeira estão intimamente ligadas, pois esta prática cultural é formada por ritos e experiências educativas, e as experiências educativas acontecem por meio do rito.
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