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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins
    (2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Doença de Parkinson, socialização e a dança: o corpo como espelho do outro
    (2022-12-14) CASTRO, Gabriela Fernandes; ALCANTARA, Wallesson Amaral; http://lattes.cnpq.br/9410338253242592; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    Esta pesquisa tem como objetivo, discutir as relações da dança em seu processo integrativo e social, em pessoas que convivem com DP. Analisando as relações entre a doença de Parkinson, a socialização e a dança. Buscou-se, neste estudo, a partir da realidade social da pessoa com Parkinson compreender o impacto da doença sobre suas relações sociais e o efeito da dança no contexto do Projeto Baila Parkinson sobre essas relações. Utilizou-se entrevista semiestruturada com questões acerca da percepção do sujeito sobre seu contexto, com ênfase às questões de socialização, em relação à convivência com a DP e ao ingresso e participação no projeto de terapia em dança. Nos relatos coletados durante a pesquisa e observação dos participantes, conversas informais e atividades de danças direcionadas, percebemos que além da construção de um ambiente extremamente empático a troca de experiências permite que os alunos se sintam acolhidos contribuindo para a melhora da qualidade de vida, bem-estar e interação social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na educação infantil
    (2018) MONTEIRO, Carmem Lúcia dos Santos Sousa; ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva
    A presente pesquisa tem como tema: A importância do lúdico na Educação Infantil e tem como objetivo questionar e pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática: Qual a capacidade que o lúdico tem de desenvolver as habilidades da criança da Educação Infantil? O objetivo do presente trabalho é elaborar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem no processo educacional da criança. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como VYGOTSKY (2003), LUCKESI (2005), KISHIMOTO (1997), SANTOS (1997), NEGRINE (1994), CARDOSO (2008), e outros, segundo realidade escolar. Portanto pretende-se mostrar que a utilização do lúdico aliado às atividades pedagógicas podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação interdisciplinar entre museologia e arqueologia: uma perspectiva de preservação e socialização patrimonial do sítio histórico do engenho Murutucu
    (2014) AZULAI, Luciana Cristina de Oliveira; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816
    A partir de uma abordagem interdisciplinar da relação entre Museologia e Arqueologia, este trabalho objetivou refletir e discutir sobre o patrimônio cultural e a sua preservação e socialização. A pesquisa tomou como objeto de estudo o Sítio Histórico do Engenho Murutucu no qual este é um importante patrimônio cultural que está localizado na cidade de Belém-PA. Apesar deste sítio ser um patrimônio tombado, isso não impede que haja problemas relacionados à gestão e proteção pelos órgãos públicos responsáveis. Por isso, busca-se refletir sobre a importância de preservar este patrimônio através de uma relação com a comunidade que vive no entorno do mesmo. Como metodologia da pesquisa foram aplicadas entrevistas com os visitantes de um grupo de funcionários da CEASA, durante o trabalho de campo realizado na escavação ocorrida no sítio em julho de 2014. Dessa forma, a partir das análises das entrevistas foram elaboradas propostas de ações patrimoniais e educacionais que possam ser instauradas futuramente no sítio, visando a sua preservação e valorização junto à sociedade.
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