Navegando por Assunto "Sobrecarga de trabalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho da gestão e coordenação pedagógica em uma escola de educação básica no município de Abaetetuba-PA: desafios e impactos(2025-09-01) MAUÉS, Brizelene Farias; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Este artigo é resultado da minha experiência vivenciada durante o estágio supervisionado realizado na EEEFM Esmerina Bou Habib, buscando evidenciar os desafios e impactos vivenciados pelos profissionais da gestão e coordenação pedagógica em uma escola de educação básica no município de Abaetetuba-Pa. Objetivando analisar os impactos relacionados à sobrecarga de trabalho na gestão e coordenação pedagógica. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualitativa, foi realizada por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com a gestora e o coordenador da referida unidade educacional. O estudo dialoga com os referenciais teóricos de Libâneo (2015), Paro (2016), Fernandes (2016), Placco (2011), Luck (2013), entre outros. Os resultados mostram que a sobrecarga de trabalho é causada pelo excesso de demandas burocráticas, ausências de equipe de apoio e pressão por resultados, resultando em jornadas prolongadas, impactos na saúde mental e comprometimento da qualidade do trabalho pedagógico. Conclui-se que é urgente a criação de políticas públicas que aumentem os quadros funcionais, diminua a burocracia e reforcem as práticas de gestão democrática, garantindo melhores condições de trabalho e uma educação de qualidade.