Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Simuladores"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de física com simulador e gamificação: estratégias Inclusivas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    (2025-07-21) RAMOS, Mayra Hellen Silva; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este trabalho apresenta uma proposta metodológica voltada ao ensino de circuitos elétricos para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio. Considerando os desafios enfrentados por esses estudantes no processo de aprendizagem e a importância de práticas pedagógicas inclusivas, o estudo tem como objetivo analisar o potencial de simuladores e atividades experimentais como ferramentas facilitadoras da compreensão de conceitos físicos. A pesquisa é de caráter qualitativo, fundamentada em revisão bibliográfica e na elaboração de uma proposta composta por três etapas práticas: simulação com PhET, construção de circuitos com massinha condutiva e jogo gamificado com Arduino. Cada etapa foi estruturada com base em metodologias ativas, alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estratégias que favorecem a atenção, o engajamento e a aprendizagem significativa de alunos com TDAH. A proposta inclui recursos acessíveis, planejamento detalhado, instrumentos de avaliação formativa e orientações pedagógicas para aplicação em sala de aula. Os resultados indicam que a integração de tecnologia, ludicidade e experimentação contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, ampliando as possibilidades de inclusão e de ensino de Física de forma mais equitativa, contextualizada e motivadora.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA