Navegando por Assunto "Short films"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A Produção executiva no curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) SILVA, Juliana Sousa da; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho analisa as principais etapas da produção executiva do curta-metragem Sonhos de Rio, abordando desde sua pré-produção até a pós-produção, apresentando um panorama a respeito da função e do profissional que a exercita no audiovisual brasileiro e universitário, contextualizando a captação de recursos do projeto dentro do contexto da economia criativa, utilizando o texto de Edna dos Santos-Duisenberg, intitulado A economia criativa e a indústria cinematográfica na sociedade contemporânea, que destacam a valorização de bens e serviços culturais, enfatizando a importância da produção cultural participativa, conceito introduzido no livro de Henry Jenkins, Cultura da Convergências, e a transversalidade da economia criativa na prática, mostrando como a captação de recursos contribuiu para a realização do filme e o fortalecimento da comunidade envolvida através do engajamento com as redes sociais da obra. Além disso, este texto também apresenta um breve plano de circulação elaborado para dar seguimento ao filme após o término da fase de pós-produção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Belvedere - O Videoclipe(2025-04-03) RIBEIRO, Danilo Carvalho; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Este trabalho de conclusão de curso investiga a direção do videoclipe Belvedere, analisando como suas escolhas visuais e narrativas constroem significados e potencializam a experiência estética da obra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando revisão teórica sobre direção audiovisual, estética e narrativa em videoclipes com uma análise prática detalhada do material. São examinados aspectos como composição de cena, iluminação, paleta de cores e edição, explorando a relação entre som e imagem na construção da identidade do videoclipe. Contextualiza Belvedere - o videoclipe dentro da produção audiovisual contemporânea na Amazônia, destacando sua relevância enquanto expressão artística e cultural. Os resultados apontam para a importância da direção na amplificação da mensagem e na ressignificação da música por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o entendimento do videoclipe como um espaço de experimentação estética e narrativa.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Direção de fotografia no curta-metragem “Fotógrafo de Família”(2023-12-14) CORDEIRO, Eduardo Rodrigues; Daminello, Luiz Adriano; http://lattes.cnpq.br/8880189469692767A imagem é o primeiro contato de qualquer espectador ao assistir ao filme. O cinema tem uma tradição de um cuidado com esse aspecto. É nesse âmbito da imagem que esse projeto se foca, em todos os processos e execução do curta-metragem Fotógrafo de família. Desde a decupagem dos planos até o primeiro dia de gravação em set. Dos momentos de escolha de equipamentos até os testes finais antes da gravação. O desenvolvimento das buscas de referências à filmagem. O curta-metragem, como o cinema, tem sido feito em coletividade e muito diálogo para chegarmos ao melhor entendimento do que seria a versão final dessa obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre a expectativa e a realidade, um cinema de adaptações: Memorial de direção do curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) LIMA, Milene Rose Maués de; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153; https://orcid.org/0000-0003-3737-4084Este memorial busca relatar, refletir e discutir a respeito das etapas de pré-produção, produção e pós-produção do curta-metragem de suspense, drama e fantasia Sonhos de Rio sob a ótica da direção cinematográfica, também apresentando meu processo enquanto a (in)experiência de uma primeira-direção, reflexões sobre a construção de um projeto realizado por uma diretora-roteirista, e sobre o processo de adaptações enfrentadas mediante a realidade fílmica da obra, inserida no contexto de uma produção universitária e independente. A presente dissertação também busca apresentar ao longo de sua construção as referências fílmicas e teóricas utilizadas ao longo da concepção e execução deste projeto, traçando análises e as co-relacionando com o processo de direção experienciado por esta autora.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial de produção executiva no curta-metragem universitário A Morada da Musa(2025-04-02) TAVARES, Geraldo da Silva; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153Este trabalho investiga o papel do produtor executivo na realização de curtas-metragens universitários, tendo como estudo de caso o curta “A Morada da Musa”. A pesquisa explora os fundamentos da produção executiva, abordando desde a concepção do projeto até a sua finalização e distribuição. São analisados aspectos como planejamento, orçamento, logística, coordenação da equipe e estratégias de exibição. O estudo evidencia os desafios enfrentados na produção de um curta-metragem acadêmico, destacando a importância do produtor executivo na gestão dos recursos e na viabilização do filme. Além disso, apresenta sugestões para futuras produções e estudos na área, visando aprimorar os processos e fortalecer o cenário audiovisual universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial sobre a direção de arte no Curta-Metragem Sonhos de Rio(2024-04-03) AMARAL, Laura Silva do; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Neste memorial, relato o processo de construção da direção de arte para o curta-metragem Sonhos de Rio, buscando refletir a respeito de uma visualidade amazônica na caracterização dos espaços e os traços de regionalidade presente na obra. Para isso, busco entender como a memória pessoal atua neste processo de pesquisa, uma vez que as minhas memórias foram essenciais para construir personagens e espaços, principalmente da casa da avó, local onde acontece a maior parte da trama. Reflito também acerca do papel do diretor de arte no cinema, bem como sua contribuição para a direção cinematográfica na composição de visualidades da imagem fílmica. Esta reflexão parte de um olhar de quem não nasceu no Pará e que, portanto, tem outra relação com este espaço e suas culturas. No memorial, também compartilho a diferença entre o planejamento e as adaptações necessárias para a execução do projeto e como as ideias foram se ajustando aos demais departamentos e à realidade financeira. Como referencial teórico, trabalho com Paes Loureiro (2015), Vera Hamburguer (2014), Thales Juraqueira (2017) entre outros.