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Navegando por Assunto "Sentidos da escola"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os sentidos da escola para a juventude ribeirinha do rio Quianduba
    (2025-06-30) LOBATO, Sabrina Vitória Corrêa; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este estudo investiga os sentidos da escolarização para a juventude ribeirinha, analisando como a educação escolar impacta suas vidas e comunidades. Com abordagem qualitativa, a pesquisa buscou compreender aspectos subjetivos da educação em Quianduba, adotando o tipo pesquisa de campo e utilizando grupos focais como principal instrumento de coleta de dados, ademais foi conduzida uma análise narrativa que permitiu interpretar as experiências vivenciadas pelos jovens em relação à escola. O referencial teórico inclui Abramo (1997) e Groppo (2010) para definição de juventude; Costa (2017) discute juventude e ensino médio, enquanto Santos (2011) e Weisheimer (2024) abordam políticas públicas. Ademais Freire (1996) destaca o papel da educação na transformação social e Rodrigues (2016) possibilita a discussão com os dados pesquisados na referida comunidade. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os desafios do sistema educacional ribeirinho, um tema relevante para debates e reflexões sobre juventude e educação na região. Os resultados apontam que a escolarização não se limita à aquisição do conhecimento acadêmico, mas fortalece o senso de pertencimento, a participação comunitária e a transformação social. Como conclusão, observa-se que a trajetória educacional dos jovens do Rio Quianduba é marcada por lutas e resistências, tanto coletivas quanto individuais. A entrevista com a professora Marineide, ex-diretora da rede municipal, destaca a construção da educação local baseada na mobilização comunitária e na valorização da escola como espaço de transformação.
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