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Navegando por Assunto "Semântica"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação entre arquivologia e semântica na representação arquivística.
    (2019) LIVRAMENTO, Arlêdo Gonçalves do; GOMES, Gilberto Cândido; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    Este trabalho aborda a temática da ciência da informação e sua relação com outras áreas de conhecimento, especificamente as áreas da linguística e da arquivologia, por meio de uma pesquisa teórica, bibliográfica de abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo. Tem como objetivo geral estabelecer relações entre a arquivologia e a semântica no momento da representação arquivística. Para tanto, usamos de alguns teóricos das três áreas de conhecimento acima citadas, a saber Saracevic (1992), Almeida, Bastos e Bittencour (2007) que discutem a interdisciplinaridade na Ciência da Informação, Araújo (2011) que discorre sobre a relação existente entre a Ciência da Informação e a Arquivologia, Herrera (1991) e Lopez (2002) contribuem nesta pesquisa ao falar sobre os aspectos da gestão documental na arquivologia, com foco na etapa de descrição de documentos de arquivo por meio da Norma Internacional de Descrição Arquivistica- ISAD(G), Chaumier (1971) que disserta sobre uma análise documental de conteúdo e Marchuschi (1998) e Koch (2004) que apresentam uma nova abordagem sobre a elaboração do texto, levando em conta características políticas, históricas e socais. Uma vez discorrido sobre as questões acima, argumentamos através de quadros comparativos de análise, que o processo de representação da informação, por meio da norma ISAD(G), é interdisciplinar e dependerá de quem faz a leitura e análise documental de conteúdo, devendo atentar-se a aspectos semânticos e escolhas lexicais. Espera-se com este trabalho, contribuir com um melhor aporte no campo da arquivologia, no sentido de promover sua interlocução com outros campos científicos distintos, mas que se complementam dentro da área de saber da Ciência da Informação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação arquivística na tradição brasileira: subsídios para elaboração de um modelo ideal de ensino por meio da semântica textual
    (2016) MARTINS, Wanessa Rodrigues; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162
    A representação arquivística faz parte de um desdobramento teórico-conceitual recente no âmbito da disciplina dos arquivos que visa integrar as atividades de classificação e descrição enquanto parte de um processo de representação e acesso aos documentos de arquivo. Visa-se com esta pesquisa contribuir de maneira significativa para a área de organização de arquivos, especialmente no que se relaciona a sistematização de metodologias e estratégias de ensino no âmbito deste processo. Para este fim, tem-se como metodologia de pesquisa a semântica textual, visando a análise profunda de produções textuais técnicas advindas da representação em arquivos. Fixa-se na tradição brasileira visando contribuir para elaboração do “modelo ideal de ensino de representação arquivística”, analisando o Arquivo Público do Pará e o Arquivo Nacional, no que se refere as suas políticas em representação de arquivos, por meio de questionários e análise de catálogos de descrição de ambas as instituições tendo a semântica textual como método de análise. Busca-se contribuir de maneira significativa para o projeto “a representação arquivística: elementos para a construção de um modelo de ensino ideal por meio da semântica textual a partir dos contextos australiano, canadense e brasileiro” e auxiliar na consolidação da representação arquivística enquanto uma abordagem metodológica na tradição brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação arquivística na tradição canadense: subsídios para elaboração de um modelo ideal de ensino por meio da semântica textual
    (2018) MONTEIRO, Glenda da Rocha; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779
    Apresenta a dinâmica contextual baseada no pós-moderno e na relação traçada entre a Linguística e a Arquivologia por meio da semântica e a Representação em Arquivos, especificamente nas atividades de classificação e descrição. Relacionado ao projeto de pesquisa “A Representação Arquivística: elementos para a construção de um modelo de ensino ideal por meio da semântica textual a partir dos contextos australiano, canadense e brasileiro”, justifica-se na contribuição para a construção de um referencial teórico e metodológico a respeito da Representação Arquivística no contexto canadense e para a criação de um modelo de ensino tendo como base metodológica a semântica textual e os critérios de construção textual de sentido e elementos constituintes da coerência e coesão textual. Entre os objetivos estão: a comparação das diferentes abordagens em representação; analisar como os arquivistas das duas instituições trabalham no que se refere a construção dos planos de classificação e instrumentos de pesquisa; analisar instrumentos de pesquisa das duas instituições observando os critérios de análise linguística estabelecidos para esta pesquisa. O método empregado para alcançar tais objetivos, caracteriza-se por ser um estudo exploratório, teórico e documental, tendo a semântica e critérios de construção textual de sentido e elementos constituintes da coerência e coesão textual como metodologia de análise para a compreensão dos caminhos da Representação Arquivística nos instrumentos de pesquisa dos Arquivos canadenses-Library and Archives Canada (LAC) e Provincial Archives of Manitoba. Aborda temáticas de Organização e representação da Informação Arquivística; Linguística e Semântica e apresenta como resultados análise de três instrumentos de pesquisa das referidas instituições canadenses.
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