Navegando por Assunto "Self-regulation of learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Autorregulação da Aprendizagem na Educação Infantil(2024-03-12) CARDOSO, Letícia Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345Este estudo investigou a construção de mecanismos para promover a autorregulação da aprendizagem em crianças na educação infantil, com ênfase nas atividades mediadas pelo professor. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um levantamento de campo, com coleta de dados por meio de entrevista aberta. A participante foi uma professora com experiência na Educação Infantil, que aplicou algumas estratégias de promoção da autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que as atividades promovidas possibilitaram identificar as fragilidades e potencialidades das crianças em suas capacidades de planejar, executar e avaliar. Foi observada certa evolução na turma em relação às suas capacidades autorregulatórias. As atividades desenvolvidas com um propósito final foram identificadas como capazes de promover a autorregulação da aprendizagem, impactando positivamente o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Este estudo contribui para a compreensão da autorregulação da aprendizagem na educação infantil, destacando sua importância e indicando possíveis direções para futuras pesquisas, como o aprofundamento em diferentes abordagens educacionais e uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor essa habilidade.