Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sedimentos de fundo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização sedimentar de fundo do baixo curso do rio araguari, Estado do Amapá, entre o igarapé santana e a área próxima a foz
    (2011-02-09) SOUZA, Jefferson Robson araújo de; SILVEIRA, Odete Fátima Machado da; http://lattes.cnpq.br/9671710605343277
    O estuário do rio Araguari é um sistema dominado por marés que alcançam cerca de 5 metros de altura em sua foz, e que adentram o estuário seguindo por seus segmentos meandrantes, constituindo o mais expressivo sistema de drenagem do estado do Amapá em extensão, largura e volume de água, tendo seu baixo curso limitado a sul pelo rio Amazonas e a norte pela Região dos Lagos do Amapá. Para a caracterização sedimentar de fundo do baixo curso do rio Araguari foram analisadas sub-amostras dos sedimentos coletados durante a segunda expedição realizada pela equipe do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA à Reserva Biológica do Lago Piratuba em novembro de 2005. Nos 17 perfis traçados em linhas transversais ao curso do rio com eqüidistância de 5 Km foram coletadas, através de um amostrador do tipo Petersen, 70 amostras de sedimento com peso aproximado de 1 Kg, que após o trabalho realizado em laboratório pôde-se inferir que a partir da classificação pela média do tamanho dos grãos a área estudada apresenta a sua constituição sedimentar representada basicamente por sedimentos pelíticos e que de acordo com a classificação do sedimento analisado a partir de Folk & Ward, foram obtidas três subclasses texturais que são representadas por silte médio, silte fino e argila grossa. Estes resultados foram essenciais para a confecção da carta de distribuição de sedimentos do rio Araguari, no trecho compreendido entre o Igarapé Santana e a área proximal a Foz.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da distribuição dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) nos sedimentos de fundo da bacia do guajará, porto de Miramar (Belém-Pará)
    (2012) SILVA, Claudia Danielle de Lima da; CORRÊA, José Augusto Martins; http://lattes.cnpq.br/6527800269860568
    Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) são compostos que podem apresentar efeitos tóxicos e cancerígenos para os seres humanos e animais. Quando lançados no meio ambiente, podem causar prejuízos para os ecossistemas. Existem duas origens principais de HPAs para o meio ambiente em áreas contaminadas: combustão e combustíveis fósseis. Na cidade de Belém, estudos prévios sugerem contaminação por HPAs nos sedimentos da baía do Guajará. O objetivo desse trabalho foi, portanto, estudar a qualidade dos sedimentos próximos ao porto de Miramar. Foram coletados sedimentos superficiais e os estratos (16 HPAs) foram analisados por cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE). As concentrações totais variaram de 2,454 a 533 ng.g-1 de sedimento seco. As distribuições resultantes e relações moleculares específicas de compostos aromáticos específicos (acenaftileno, antraceno e naftileno) foram discutidas em termos de localização da amostra, origem da matéria orgânica e conteúdo de argila. Os dados coletados mostram que a área do porto de Miramar está moderadamente contaminada. Boas correlações observadas entre certo número de pares de concentrações dos isômeros de HPAs permitiu identificar 5 índices de origem molecular que foram usados para identificar as fontes de contaminação por HPA nos pontos de amostragem estudados: Fl/(Fl+Py), Fl/Py, BaA/(BaA+Cri), BaA/Cri, Ant/(Ant+Fen). Em geral, a áreas dos pontos de amostragem do porto Miramar foram contaminadas principalmente por HPAs petrogênicos, devido ao transito de descarga de combustíveis em escala individual ao longo da baía do Guajará. Próximo ao canal do Una as amostras foram contaminadas por HPAs de origem pirolítica. Interferências de HPAs petrogênicos e pirolíticos foram notadas no porto de Miramar devido às descargas e emissões de combustão de combustíveis dos navios que atracam no cais. Uma forte influência petrogênica seguida de uma influência menor pirolítica foi registrada, porém a detecção de elevadas quantidades de acenaftileno que é sempre o HPA mais abundante, indica uma predominância de HPAs de origem petrogênica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA