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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    O processo de aquisição de segunda língua por imigrantes/descendentes japoneses
    (2024-08-07) SOUZA, Aline Nataly Xavier de; PONTES, Larissa Leal; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622
    Este trabalho versa sobre como a exposição à língua e a interação com falantes nativos influenciam no processo de aquisição e aprendizagem de uma Segunda Língua (L2). O objetivo deste estudo é investigar o processo de aquisição de uma L2, focando em compreender como os indivíduos desenvolvem habilidades linguísticas em um contexto não nativo. Além disso, busca-se também evidenciar quais os principais fatores que influenciam no processo de aquisição de uma L2. Ademais, para esta pesquisa foi utilizada a abordagem teórico metodológica qualitativa de cunho etnográfico, em que foram realizadas entrevistas presenciais e online com imigrante japonês e descendentes de japoneses, falantes dos idiomas português e japonês. O presente trabalho se baseia nos estudos de Krashen (1981), Figueiredo (1995) e Lima (2011) sobre o processo de aquisição da linguagem, no entanto, abordaremos especificamente o processo da aquisição de uma L2. Assim sendo, dentre os principais resultados dessa pesquisa, destaca-se a forma como os falantes adquirem a L2, podendo ocorrer de forma natural ou formal. Além do mais, foi possível perceber a influência linguística e cultural dos japoneses no Brasil, particularmente no estado do Pará, o que contribui para a diversidade linguístico-cultural do país.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A pausa como fluência na fala de jovens bilíngues japonês/português do município de Tomé-Açu
    (2018-05-21) SILVA, Joyce Moraes da; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Este estudo tem como objetivo principal investigar o fenômeno prosódico relacionado à fluência no planejamento discursivo de falantes bilíngues. Especificamente, analisar a quantidade e duração da pausa silenciosa no discurso oral dos descendentes de japonês (sanseis) residentes no município de Tomé-Açu, Pará; comparar tempo e número de pausas no discurso oral dos jovens bilíngues Japonês/Português e nativos da Língua Portuguesa. Pressupõe-se que os jovens bilíngues Japonês/Português levariam mais tempo e apresentariam maior quantidade de pausas silenciosas do que os jovens nativos da Língua Portuguesa. Hume (2008 apud SOARES, 2014) diz que quanto mais frequente é o acesso às informações adquiridas da L2, menor será o tempo de pausa para o planejamento discursivo, o que levaria à fala fluente. O material analisado foi composto de entrevistas espontâneas dos participantes que narraram eventos vividos por eles. Assim sendo, participaram deste estudo quatro estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sendo dois bilíngues Japonês/Português e dois nativos da Língua Portuguesa. Os dados apontaram que os participantes bilíngues Japonês/Português apresentaram maior número de pausas extensas do que os nativos da Língua Portuguesa.
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