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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento estatístico: relevâncias e percepções em tempos de pandemia(2021-01-22) LIMA, Rayllon Silva de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A Estatística é uma área do conhecimento matemático de grande relevância e, apesar da pouca compreensão pela maioria das pessoas, que mesmo sem se dar conta, faz uso diário desse conhecimento, especialmente, pela necessidade de estarmos atualizados em relação as informações acerca do COVI-19. Informações estas que são veiculadas diariamente pelos meios de comunicação, em que o conhecimento estatístico é uma das formas utilizadas para a atualização dos dados referentes a pandemia. Considerando a importância deste conhecimento, realizamos uma pesquisa de campo que se configura como sendo de natureza básica, de abordagem qualitativa explicativa, com 20 famílias de um bairro periférico do município de Castanhal, estado do Pará, com o objetivo de analisar a percepção das famílias em relação ao processo de retomada das atividades escolares presenciais e de que forma os efeitos da pandemia podem interferir nesse processo. Para trabalhar a temática, revisitamos teorias e realizamos levantamento das informações por meio de um questionário com questões fechadas e de múltipla escolha, considerando que o momento não era favorável usar de um roteiro para gravar entrevistas, pois o contato com as famílias respeitou o distanciamento exigido pelo Ministério da Saúde. Os dados foram organizados e expressos em gráficos, interpretados de forma subjetiva fundamentada nas teorias. Os resultados sinalizaram que o conhecimento estatístico tem grande relevância e que as famílias que participaram da pesquisa desta investigação, tem percepção em relação ao conhecimento estatístico e a importância da retomada das aulas presenciais, desde que os protocolos de segurança sejam adotados pelas escolas no sentido de manter a segurança dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática(2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal - PA(2019-07-03) ALVES, Jefferson da Silva; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho tem como objetivo compreender a mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal, configura-se como de abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com: 02 professoras da escola São Raimundo, 03 ex-professores da comunidade, 05 moradores na faixa-etária de 25 a 80 anos. Além de conversas informais com alguns alunos da escola de São Raimundo. Utilizamos os autores: Loureiro (2001, 2005), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2009), Brandão (2002), Cruz (2013), Brasil (1988, 1996, 2010), Durand (2012), Bachelard (1988), Rocha (1996), Pinheiro (2018) dentre outros para oferecer embasamento teórico. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer melhor o perfil dos respondentes e sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O yoga enquanto conteúdo da educação física escolar: limites e possibilidades(2019-01-09) ARAÚJO, José Luis Nunes; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Foi com o chamado “Movimento Renovador”, nas décadas de 70 e 80, que se ampliou o debate em torno do papel da Educação Física nas escolas brasileiras, contestando sua base teórica, buscando sua relevância para a educação e também sua função social. Antes desse período havia certa aceitação de que a Educação Física era uma disciplina com fins de desenvolvimento da aptidão física dos alunos e de iniciá-los na prática esportiva. Hoje em dia, porém, avançou bastante a produção acadêmica em torno dessa área do conhecimento, com o surgimento de várias abordagens, um vasto número de livros e artigos, a consolidação de renomados autores, e também onde documentos importantes, como os PCNs, vem afirmar como função da Educação Física não apenas trato com os conteúdos da cultura corporal de movimento, mas de formar seus alunos para o exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. É neste sentido, onde o aluno não está isolado de outros aspectos da vida, que esta pesquisa traz a proposta do conteúdo Yoga, objetivando apresentá-lo como alternativa e possível conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter qualitativo e que foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do Yoga para a educação ética, social e corporal dos educandos? Organizado inicialmente pelo sábio indiano Patanjali, no século IV a. C., o Yoga é um sistema óctuplo que abrange desde cuidados com o corpo e a mente, até questões éticas e de educação, não se resumindo, portanto, apenas a posturas mecânicas e pré-determinadas. Assim, acreditamos que com este estudo se pode ampliar a concepção de educação, de Educação Física, de escola, de aluno, de professor, e muitas outras categorias, oferecendo aos professores novas propostas para (re)pensarem suas aulas, sendo o Yoga um valioso instrumento para uma educação inovadora, não fragmentada, emancipatória, autônoma e crítica.