Navegando por Assunto "School violence"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifestações de bullying em uma escola pública do ensino fundamental: uma análise pertinente(2023-12-14) MATOS, Rita de Cássia Santana de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas comportamentais de estudantes de uma escola pública municipal e se essas caracterizam-se ou não como bullying. Partindo dos seguintes questionamentos: quando as práticas comportamentais da adolescência tornam-se violência na forma de bullying? Quais são os impactos desse fenômeno na vida dos sujeitos envolvidos? A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir da pesquisa de campo e da utilização de questionários para obtenção dos dados. Para o desenvolvimento mais satisfatório, serviram de aportes teóricos os estudos de Silva (2010), Souza e Almeida (2011), Fante (2005), dentre outros. A pesquisa revelou que, as manifestações ocorrentes na escola pesquisada, classificamse como práticas do fenômeno bullying, revelou também, que no contexto educacional, existem poucas produções científicas sobre esse fenômeno, tendo vastas produções voltadas ao contexto clínico, pisicológico, e refrente a escola que é onde se propaga, o acervo é limitado. A prática do bullying é muito grave, e não deve jamais ser encarada como “brincadeira”, as consequências geradas por esse fenômeno são devastadoras e algumas, irreverssíveis, como o homicídio e suicídio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental(2019-07-01) CARDOSO, Suellem Macedo; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (1997; 2002), Debarbieux (1998), dentre outros. Os dados coletados são qualitativos oriundos do grupo focal de acordo com o modelo de Bernadete Gatti (2005) realizados com professores da escola situada no município de Abaetetuba. Após a coleta e transcrição, os dados foram agrupados segundo a elaboração de categorias de significados ancorada por Franco (2003), a partir de direções que o próprio discurso dos entrevistados apontou. As questões que conduziram este trabalho foram: o que os professores pensam sobre a violência; tipos de violência; formas de enfrentamento; interferências da violência no trabalho e na aprendizagem do aluno; adoecimento docente. Assim, foi possível detectar que os professores possuem pouca formação e apoio para atuarem em situações de violência, originando medo e indiferença em sua profissão, tornando necessário mais atitude, habilidade, orientação, práticas de conduta, mudanças de hábitos comportamentais e procedimentos adequados para a prevenção de atos de agressividade, estupidez e consequente violência que ocorrem na escola, para assim melhorar o relacionamento entre alunos, pais, professores.