Navegando por Assunto "School food"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola(2022) DIAS, Liliane de Nazaré Melo; FRAZÃO, Andrea das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; https://orcid.org/0000-0003-0746-9533Introdução: A pandemia de Covid-19 impactou a forma de execução da alimentação escolar em comunidades quilombolas. Objetivo: Descrever a distribuição e composição de kits da alimentação escolar no período pandêmico em uma comunidade quilombola no estado do Pará. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, com 26 famílias residentes em uma comunidade quilombola, localizada no município de Moju-PA, no período de novembro a dezembro/2021. Resultados: Participaram do estudo 26 famílias quilombolas que foram atendidas com 04 distribuições de kits no período estudado. Quanto a composição dos kits, de acordo com a classificação do Guia alimentar para a população brasileira, houve predomínio de alimentos in natura ou minimamente processados (64%), porém não contemplaram o hábito alimentar da comunidade. Em relação as características sociodemógraficas das famílias entrevistadas 84,6% informaram de 1 a 5 pessoas residindo na casa, com predomínio de homens (52%), maior frequência nas faixas etárias de 1 a 10 anos (28,9%) e de 11 a 20 anos (26,4%) e ensino fundamental completo (52,9%). Quanto a renda mensal familiar, 77% das famílias recebiam menos de um salário mínimo e 84,6% eram beneficiárias de programa de transferência de renda. Conclusão: As famílias quilombolas têm prevalência de pessoas do sexo masculino, com baixa escolaridade e baixa renda. Os kits distribuídos foram predominantemente compostos de alimentos in natura ou minimamente processados, com ausência de oferta de frutas, legumes e verduras, e não respeitou a cultura e os hábitos alimentares das famílias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância e os desafios da alimentação escolar: revisão de literatura(2022) SOUZA, Mayra Telles; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398Objetivo: Selecionar na literatura a importância e os desafios da alimentação para o desenvolvimento e potencialidade do indivíduo, relacionado ao crescimento e promoção da saúde. Método: Tratase de uma revisão da literatura, em que as bases de dados utilizadas foram SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Pubmed, total de 25 artigos encontrados com os descritores “alimentação escolar”, 134 artigos encontrados com os descritores “saúdeescolar” e 29 artigos com os descritores “alimentação saudável”, total de 188 artigos selecionados. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão definidos, somaramse 15 artigos. O assunto tratado é essencial, por ressaltar que crianças e adolescentestenham acesso a uma alimentação de qualidade, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como forma de analisar as intervenções e práticas aplicadas na educação alimentar e nutricional que abordam a alimentação escolar enquanto estratégia educativa na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente daescola, seja de qualidade, refletindo positivamente nos hábitos alimentares e também na permanência desses alunos nesse ambiente, a fim de favorecer o pleno exercício de assimilaçãode conhecimento. Conclusão: A conclusão de estudos foi de que há diversas escolas que não oferecem alimentação adequada aos seus usuários.