Navegando por Assunto "School Coordination"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança(2022-11-24) SILVA, Naara de Paula Ferreira da; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443Este artigo tem como temática “Gestão e Coordenação Escolar: memória, estágio e aprendizagens''. Trata-se de um trabalho qualitativo com base na memória como recurso metodológico do estágio supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia, que foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus da cidade de Viseu-Pa no ano de 2017. O objetivo deste estudo é visibilizar minha experiência no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica na Educação Básica. O estágio nos mostrou o quanto a realidade do contexto escolar é totalmente diferente do que se estuda na faculdade, criamos expectativas de chegar em um ambiente escolar sem dificuldades. O gestor tem que se desdobrar para buscar melhorias para a escola e ainda se fazer presente no dia a dia, acompanhando de perto tudo o que acontece na escola. O coordenador pedagógico atribui a sua função na educação infantil com base na articulação da boa relação interpessoal entre os envolvidos no meio educacional. Na educação infantil deve-se criar meios que tornem o trabalho pedagógico dinâmico e acessível à realidade dos alunos. O estágio se constituiu como uma proveitosa experiência, imprescindível para a nossa formação. Através dele foi possível vivenciar a rotina da gestão e da coordenação escolar, como as duas funções são quase sempre confundidas pelas similitudes de atividades, mas foi necessário visibilizar no estágio como as duas funções se complementam e são fundamentais para o ensino e aprendizagem, especialmente na Educação Infantil.